Copa do Brasil

Lágrimas em campo, fogos azuis e aplausos: MorumBIS se emociona em homenagens para Izquierdo

São Paulo e torcida prestam homenagens a zagueiro do Uruguai morto na última terça-feira (27)

Entre a angústia e as orações, o São Paulo viveu dias de mobilização total por Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional do Uruguai morto na última terça-feira (27), após passar mal em um jogo no MorumBIS.

Toda essa corrente se cristalizou em uma noite histórica no estádio nesta quinta-feira (28), em que o Tricolor recebe o Atlético-MG em casa, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Uma noite para homenagear e eternizar a memória de Juan Izquierdo.

Uma noite para eternizar Izquierdo

As homenagens preparadas pelo São Paulo e por sua torcida foram do tamanho da comoção e do abalo pela morte do zagueiro uruguaio.

A começar pela recepção ao ônibus da delegação na chegada ao MorumBIS. A torcida acrescentou o azul ao vermelho, branco e preto costumeiros na festa com fogos e fumaça. 

Bandeiras do Uruguai se multiplicavam entre os são-paulinos.

Dentro do estádio, o minuto de silêncio foi respeitado por todos — menos por parte da torcida do Atlético-MG. Ao final, aplausos para Izquierdo.

Os jogadores fizeram uma roda no centro do gramado em homenagem a Izquierdo.

O telão do MorumBIS exibia uma imagem do atleta, com as datas de nascimento e morte.

O momento deixou Michel Araújo emocionado. Imagens da transmissão da TV Globo mostraram o uruguaio às lágrimas à beira do campo no banco de reservas.

Além disso, os jogadores do São Paulo entraram em campo com o nome de Izquierdo nas camisetas.

A morte de Izquierdo

Izquierdo teve a morte decretada pelo Hospital Albert Einstein na noite da última terça-feira (27), em “decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.

O jogador estava internado em estado grave desde a última quinta-feira (22) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.

O jogador caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.

O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca e ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela ainda na última quinta-feira.

Ele precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação”, de acordo com comunicado do hospital. Ele ficou internado em estado grave desde então.

No último domingo (25), o Hospital Albert Einstein emitiu comunicado em que informou que Izquierdo apresentava “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Ele não resistiu e teve a morte anunciada pelo Nacional às 22h33 da terça-feira.

> Próximos jogos do São Paulo

  • Fluminense x São Paulo — Brasileirão — domingo (1º de setembro), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo — Copa do Brasil — quarta-feira (4 de agosto), às 21h45 (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x São Paulo — Brasileirão — sábado (14 de setembro), às 19h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo