Libertadores

Após minutos entre ‘vida e morte’, zagueiro do Nacional está em CTI de hospital em São Paulo

Juan Izquierdo foi encaminhado a hospital na região do estádio e após sofrer arritmia cardíaca durante São Paulo x Nacional

Em uma noite de festa no MorumBIS com a classificação do São Paulo, uma cena assustadora chocou os presentes. Sozinho, o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, foi cambaleando até cair desmaiado no chão aos 38 do segundo tempo.

Os jogadores ao redor rapidamente solicitaram o atendimento da ambulância, que entrou no gramado e o uruguaio de 27 anos recebeu o atendimento. Após imobilizá-lo, o veículo o levou para o Hospital Albert Einstein na região do Morumbi.

Segundo apurou a Trivela, o jogador chegou a ser reanimado ainda na ambulância e ficou brevemente consciente, mas voltou a desmaiar. O Nacional confirmou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e neste momento está estável e em observação no Centro de Terapia Intensivo (CTI).

A Trivela apurou com uma fonte do Nacional que Izquierdo ficou alguns minutos entre a vida e a morte antes de estabilizar seu quadro. No vestiário de visitantes do MorumBIS, foram minutos de desespero até receber a notícia de que o jogador apresentava melhoras.

Os jogadores do time uruguaio só deixaram o vestiário perto das 23h30, quando o clube já sabia da situação do colega no hospital e preparava o comunicado oficial.

— Desejamos uma pronta recuperação ao atleta Juan Izquierdo, do Nacional. Que tudo fique bem o mais brevemente possível. — escreveu o São Paulo, no X (ex-Twitter).

O jogo ficou paralisado por volta de 7 minutos. Quando voltou, mesmo tendo feita as 5 alterações, a equipe uruguaia foi liberada pelo árbitro para substituir o jogador que passou mal por Emiliano Velázquez.

Após 15 de acréscimo, o São Paulo confirmou a vitória por 2 a 0 e avançou às quartas de final, onde enfrentará o Botafogo.

Nascido em Montevideo, capital uruguaia, Izquerdo defende o Nacional desde 2022.

No primeiro ano sofreu grave lesão na tíbia que só o permitiu jogar duas vezes e fez parte do elenco campeão uruguaio. Em 2023, emprestado ao LiverpoolURU, conquistou o bi nacional.

Voltou ao Tricolor uruguaio em 2024 e, até aqui, tem 24 partidas e um gol.

Ele iniciou a carreira no Club Atlético Cerro e passou também por Peñarol e Montevideo Wanderers. Na única experiência internacional, atuou pelo Atlético San Luiz, do México, por poucos meses em 2021.

O atleta é casado e teve com a esposa dois filhos.

As equipes que Juan defendeu publicaram mensagens nas redes sociais desejando força ao zagueiro.

Juan Izquierdo quase desistiu do futebol aos 16 anos e ajudou a reformar banheiros

Na base do Liverpool, o zagueiro se cansou de ser reserva aos 16 anos e passou dois meses sem ir ao centro de treinamento. No período, junto do pai, trabalhou reformando banheiros e realizando entrega de materiais, além de cuidar das tarefas de casa.

— Ele não me deixava trabalhar, mas se eu quisesse ir ele me fazia levantar de manhã e tentava me ensinar que as coisas custam. Era mais do que tudo fazer-lhe companhia e conversar sobre a vida. Esses pequenos gestos me deixaram uma lição que quero incutir na minha filha amanhã. Tudo, mesmo que pareça fácil, tem custo. Isso me marcou. Meu pai é meu ídolo. — disse ao jornal uruguaio Ovación.

Eis que um amigo o convidou a treinar no Cerro e o resto é história: rapidamente se firmou e chegou ao time principal aos 20 anos.

O drama pela grave lesão na tíbia

O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional
O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional (Foto: Divulgação)

A ida de Izquierdo ao Nacional, após ter poucas chances no Peñarol, era a oportunidade para se agarrar e firmar no gigante clube do Uruguai. Inclusive, a filha dele tinha nascido justamente nesse momento e ele estava em plena felicidade.

Veio a estreia pelo Tricolor, outra partida e a grave fratura na tíbia. Drama. Foi um período de tristeza a Juan, conforme relatou ao Ovación, contando com o apoio do psicólogo do clube para se manter firme.

— Não conseguia fazer o que me deixava mais feliz. Eu não conseguia nem correr ou chutar uma bola porque doía. Chorava quando os treinos terminaram e isso me partia o coração. Além disso, sabia que estava num bom nível e que iria me sair bem, mas a lesão me impediu de fazer. Houve dias em que cheguei em casa triste, mas, felizmente, tenho uma mulher que vale ouro e me fez ver o lado positivo das coisas. O apoio dela foi essencial. […] Foi um momento de tristeza, mas também de aprendizado e de muito crescimento pessoal que me permitiu ver a vida de uma forma diferente. — disse.

A recompensa não viria no Nacional inicialmente. Emprestado ao Liverpool, brilhou no time que era reserva na base e quase o fez desistir do futebol, conquistando o título nacional e a Supercopa Uruguaia. No período, fez 37 jogos e marcou 3 gols.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo