América do Sul

Morre Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional, aos 27 anos

Defensor estava internado em São Paulo desde a última quinta-feira (22), após passar mal no MorumBIS

O futebol sul-americano está em luto. O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, teve a morte anunciada pelo clube e pelo Hospital Albert Einstein nesta terça-feira (27).

De acordo com o comunicado divulgado pelo hospital, Izquierdo faleceu em “decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.

O comunicado do Nacional

 

Com a profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento de nosso querido jogador Juan Izquierdo.

Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas.

Todo Nacional está de luto por sua perda irreparável.

Que descanse em paz. Juan, sempre estará conosco.

De acordo com a imprensa uruguaia, familiares e a delegação do Nacional estiveram no hospital na noite desta terça para se despedir do zagueiro.

Antes, durante a tarde, os capitães do São Paulo Rafinha e Jonathan Calleri, além do uruguaio Michel Araújo, foram ao hotel onde a família de Izquierdo e a delegação do Nacional no país estão hospedados. Michel foi visto conversando com os pais e a irmã do zagueiro.

A morte de Izquierdo

Izquierdo estava internado em estado grave no Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira (22) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.

O jogador caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.

O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca e ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela ainda na última quinta-feira.

Ambulância foi necessária para retirar Izquierdo de campo (Foto: Luccas Souza/MyPhoto Press/Gazeta Pres)

Ele precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação”, de acordo com comunicado do hospital.

Na chegada ao Albert Einstein, Izquierdo estava inconsciente e foi sedado e estabilizado. Ele está internado em estado grave desde então.

No último domingo (25), o Hospital Albert Einstein emitiu comunicado em que informou que Izquierdo apresentava “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.

Na segunda-feira (26), o hospital atualizou o quadro de saúde do jogador. O boletim médico dizia que o jogador seguia “dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico”.

Izquierdo teve arritmia detectada em 2014

Em entrevista à Rádio Carve Deportiva nesta segunda-feira (26), o secretário nacional do esporte do Uruguai, Sevastián Bauzá, revelou que Izqueirdo teve uma arritmia detectada em exames realizados em 2014.

À época, o jogador defendia o Cerro, do Uruguai. Os exames foram feitos por meio do programa governamental Gol para o Futuro, que trabalha com categorias de base no Uruguai.

Conforme Bauzá, a detecção de arritmia não impedia que Izquierdo jogasse futebol.

O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional
O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional (Foto: Divulgação)

A carreira de Izquierdo

Izquierdo iniciou a carreira no Cerro, do Uruguai, clube pelo qual estreou como profissional em 2018. O zagueiro teve uma breve passagem pelo Peñarol e depois pelo Montevideo Wanderers.

Em 2021, ele defendeu o Atlético San Luis do México. Naquele mesmo ano, ele retornou ao Wanderers. Depois, passou por Nacional, Liverpool-URU e voltou ao Nacional na atual temporada, em que atuou por 25 jogos.

Izquierdo quase desistiu do futebol aos 16 anos e ajudou a reformar banheiros

Na base do Liverpool, o zagueiro se cansou de ser reserva aos 16 anos e passou dois meses sem ir ao centro de treinamento. No período, junto do pai, trabalhou reformando banheiros e realizando entrega de materiais, além de cuidar das tarefas de casa.

— Ele não me deixava trabalhar, mas se eu quisesse ir ele me fazia levantar de manhã e tentava me ensinar que as coisas custam. Era mais do que tudo fazer-lhe companhia e conversar sobre a vida. Esses pequenos gestos me deixaram uma lição que quero incutir na minha filha amanhã. Tudo, mesmo que pareça fácil, tem custo. Isso me marcou. Meu pai é meu ídolo. — disse ao jornal uruguaio Ovación.

Eis que um amigo o convidou a treinar no Cerro e o resto é história: rapidamente se firmou e chegou ao time principal aos 20 anos.

O drama pela grave lesão na tíbia

A ida de Izquierdo ao Nacional em 2022, após ter poucas chances no Peñarol, era a oportunidade para se agarrar e firmar no gigante clube do Uruguai. Inclusive, a filha dele tinha nascido justamente nesse momento e ele estava em plena felicidade.

Veio a estreia pelo Tricolor, outra partida e a grave fratura na tíbia. Drama. Foi um período de tristeza a Juan, conforme relatou ao Ovación, contando com o apoio do psicólogo do clube para se manter firme.

— Não conseguia fazer o que me deixava mais feliz. Eu não conseguia nem correr ou chutar uma bola porque doía. Chorava quando os treinos terminaram e isso me partia o coração. Além disso, sabia que estava num bom nível e que iria me sair bem, mas a lesão me impediu de fazer. Houve dias em que cheguei em casa triste, mas, felizmente, tenho uma mulher que vale ouro e me fez ver o lado positivo das coisas. O apoio dela foi essencial. […] Foi um momento de tristeza, mas também de aprendizado e de muito crescimento pessoal que me permitiu ver a vida de uma forma diferente. — disse.

A recompensa não viria no Nacional inicialmente. Emprestado ao Liverpool, brilhou no time que era reserva na base e quase o fez desistir do futebol, conquistando o título nacional e a Supercopa Uruguaia. No período, fez 37 jogos e marcou 3 gols.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo