‘Merecem ganhar a Libertadores’: como uruguaios reagiram à homenagem do São Paulo a Izquierdo
Zagueiro do Nacional está internado em São Paulo e apresenta "progressão do comprometimento cerebral"
O São Paulo entrou em campo para enfrentar o Vitória neste domingo (25), no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro, com uma homenagem a Juan Izquierdo.
O zagueiro uruguaio do Nacional está internado em estado grave no Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira (25) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.
Izquierdo sofreu uma parada cardíaca e teve de ser reanimado com desfibriladores no hospital. O jogador apresenta comprometimento das atividades cerebrais e depende de ventilação mecânica.
Homenagens do São Paulo repercutem no Uruguai
Neste domingo (25), o São Paulo entrou em campo com uma camisa azul com a mensagem “Fuerza Izquierdo” — “Força, Izquierdo”, na tradução livre.
Trata-se de mais uma das tantas homenagens feitas pelo clube desde a última quinta-feira (22). Ainda no gramado, Lucas tocou o pé de Izquierdo e fez uma oração pelo defensor.
Também no MorumBIS após a partida, Calleri decidiu não dar entrevista e apenas fez um comunicado em apoio a Izquierdo.
No dia seguinte, os jogadores fizeram uma oração em campo antes do treinamento no CT da Barra Funda. O clube também decidiu não publicar o vídeo de bastidores da vitória em respeito a Izquierdo.
As ações do clube repercutiram na imprensa uruguaia. O caderno de esportes do jornal El Pais mencionou as “amostras de afeto e compaixão que a equipe paulista manifestou desde o primeiro momento”.
O jornalista Juan Pablo Romero, enviado do El Pais a São Paulo, disse que as ações do clube são “exemplares”. Nas redes sociais, muitos torcedores uruguaios derramaram elogios ao Tricolor.
Um torcedor, por exemplo, escreveu que o São Paulo merece ser campeão da Libertadores. Outro disse que “tira o chapéu” para o clube que “demonstra sua grandeza” com os gestos.
Boletim médico cita “progressão de comprometimento cerebral”
O último Boletim médico publicado pelo Hospital Albert Einstein neste domingo (25) informa que Izquierdo “demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.
O zagueiro está “sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”.
Izquierdo caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.
O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca após deixar o MorumBIS.
O jogador ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela. E precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfribrilação”, de acordo com comunicado do hospital.
Na chegada ao Albert Einstein, Izquierdo estava inconsciente e foi sedado e estabilizado. Ele está internado em estado grave desde então.
O boletim médico do Albert Einstein
“Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”.