Por que Izquierdo teve arritmia detectada em 2014 e pôde seguir jogando futebol?
O secretário nacional de Esporte do Uruguai confirmou que Izquierdo já havia sido diagnosticado com arritmia há uma década
Nesta segunda-feira (26), o secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, afirmou que Juan Manuel Izquierdo teve detectada uma arritmia há 10 anos, quando ainda estava no Atlético Cerro.
O zagueiro do Nacional está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na Unidade de Tratamento Intensivo, após se sentir mal durante o jogo contra o São Paulo na última quinta-feira (22), no MorumBIS, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.
Em entrevista no programa “Minuto 1”, da rádio Carve Deportiva, Bauzá explicou que Izquierdo passou por exames há uma década e foi informado de uma pequena arritmia:
— Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado.
O secretário nacional de Esporte do Uruguai explica que o diagnóstico do zagueiro, agora de 27 anos, foi feito através do programa de governo “Gol para o Futuro”, que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país desde 2009.
Mas afinal, por que Izquierdo teve uma arritmia detectada em 2014 e continuou jogando futebol?
A Trivela entrevistou o Dr. Alexsandro Fagundes, cardiologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas para entender a situação.
Quem tem arritmia pode jogar futebol profissionalmente?
A arritmia cardíaca é uma condição médica que ocorre quando o ritmo dos batimentos cardíacos se torna irregular. As batidas podem ser muito rápidas ou muito lentas, ou percorrer o coração por vias anormais de condução elétrica.
Sebastián Bauzá disse que a arritmia em Juan Manuel Izquierdo era “pequena”, o que dá a entender que era uma condição leve. O Dr. Alexsandro Fagundes explica que existem casos que um jogador pode jogar futebol profissionalmente apesar do diagnóstico:
Entretanto, o cardiologista revela que, mesmo em arritmias leves, certos transtornos podem apresentar condições de risco. Síndrome de Wolf-Parkinson-White, Síndrome de Brugada, arritmias ventriculares, cardiomiopatia hipertrófica e cardiomiopatia arritmogênica são alguns exemplos.
Nesses casos, o esforço físico coloca o atleta em um risco inaceitável, necessitando tratamento específico como suspensão da atividade física competitiva para resolução do problema de base:
Apesar da análise do especialista, seria necessário acesso detalhes, laudos e a exames para uma avaliação mais precisa e real da situação.
Qual o estado de saúde de Izquierdo?
O boletim médico publicado pelo Hospital Israelita Albert Einstein nesta segunda-feira (26) trouxe notícias ruins sobre o estado de Juan Manuel Izquierdo. De acordo com o documento, o zagueiro tem quadro neurológico crítico e depende de ventilador para respirar.
No último domingo (25), exames realizados em Izquierdo indicaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”. No dia anterior, o hospital comunicou que o zagueiro do Nacional teve uma parada cardíaca depois de deixar o estádio.
Foi necessária a realização de manobras de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea”.