O choro de Michel Araújo é o símbolo de um São Paulo abalado e mobilizado por Izquierdo
Tricolor dá suporte ao Nacional e à família de zagueiro internado em estado grave na capital paulista
As arquibancadas do MorumBIS ainda festejavam o triunfo por 2 a 1 do São Paulo sobre o Vitória, neste domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro, quando Michel Araújo deixou o gramado às lágrimas.
Naquele momento, Michel recém havia recebido a notícia do último boletim médico sobre a situação do zagueiro do Nacional, internado em estado grave no Hospital Albert Einstein. O informe foi publicado já com o jogo em andamento e dizia que Iziquerdo “demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.
Ao saber da notícia sobre o conterrâneo, Michel não conteve as lágrimas.
— Nosso grupo é muito sensível a essas situações. Isso te golpeia, a sensibilidade, porque esse jogador é muito jovem. É um de nós. Qualquer um de nós poderia passar por isso. Aconteceu muito perto da gente. E esse grupo com a sensibilidade que tem, são seres humanos, com certeza ficou golpeado — disse Luis Zubeldía.
A situação de Izquierdo
Izquierdo está internado em estado grave no Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira (25) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.
O jogador caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.
O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca e ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela.
Ele precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfribrilação”, de acordo com comunicado do hospital.
Na chegada ao Albert Einstein, Izquierdo estava inconsciente e foi sedado e estabilizado. Ele está internado em estado grave desde então.
O boletim médico do Albert Einstein
“Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”.
São Paulo se mobiliza por Izquierdo
Todos no São Paulo estão totalmente mobilizados e sensibilizados pela situação de Juan Izquierdo desde a última quinta-feira (22).
A corrente de apoio ao uruguaio iniciou ainda em campo, quando Lucas tocou o pé do jogador para fazer uma oração por sua recuperação.
Também no MorumBIS após a partida, Calleri decidiu não dar entrevista e apenas fez um comunicado em apoio a Izquierdo.
No dia seguinte à partida, na sexta-feira (23), os jogadores fizeram uma oração em campo antes do treinamento no CT da Barra Funda. O clube também decidiu não publicar o tradicional vídeo de bastidores da vitória em respeito a Izquierdo.
Além disso, Calleri e Michel Araújo fizeram questão de visitar a família e os empresários de Juan Izquierdo no hotel em que estão hospedados em São Paulo.
Desde a última quinta-feira, o São Paulo mantém linha direta com o Nacional e com os familiares do atleta para auxiliar no que for possível. O clube auxilia em questões de logística, seja ao fazer contatos com o hospital, ou para resolver questões de hospedagem.
Neste domingo (25), o São Paulo também entrou em campo com uma camisa azul com a mensagem “Fuerza Izquierdo” — “Força, Izquierdo”, na tradução livre. A corrente de homenagens e apoio ao jogador repercutiu na imprensa uruguaia e entre torcedores do Nacional.
> Os próximos três jogos do São Paulo:
- São Paulo x Atlético-MG — Copa do Brasil — quarta-feira (28 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília);
- Fluminense x São Paulo — Brasileirão — domingo (1º de setembro), às 18h30 (horário de Brasília).
- Atlético-MG x São Paulo — Copa do Brasil — quarta-feira (4 de setembro), às 21h45 (horário de Brasília)