Brasil

Mesmo abalado por morte de Izquierdo, São Paulo mantém preparação para Copa do Brasil

Tricolor segue preparação para duelo com o Atlético-MG nesta quarta-feira (28)

O São Paulo tenta manter a normalidade, mesmo com o abalo de todos no clube — desde jogadores a funcionários — com a morte de Juan Izquierdo, na última terça-feira (27).

Sem possibilidade de adiamento do duelo com o Atlético-MG nesta quarta-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), no MorumBIS, pela Copa do Brasil, o clube segue sua rotina em dias de jogos na capital paulista.

Mesmo muito abalados, os jogadores se apresentaram no CT da Barra Funda pela manhã para cumprir a rotina habitual de preparação para a partida.

O foco total, claro, está na partida decisiva pela ida das quartas de final. Mas é impossível que atletas, comissão técnica e estafe se esqueçam do que ocorreu com o zagueiro do Nacional.

O Tricolor prepara uma série de homenagens a Izquierdo nesta noite.

Os jogadores também foram liberados pela diretoria para ir ao velório de Izquierdo em Montevidéu, caso consigam fretar um voo para isso.

São Paulo se mobilizou por Izquierdo

Todos no São Paulo estão totalmente mobilizados e sensibilizados pela situação de Juan Izquierdo desde a última quinta-feira (22).

A corrente de apoio ao uruguaio iniciou ainda em campo, quando Lucas tocou o pé do jogador para fazer uma oração por sua recuperação.

Também no MorumBIS após a partida, Calleri decidiu não dar entrevista e apenas fez um comunicado em apoio a Izquierdo.

No dia seguinte à partida, na sexta-feira (23), os jogadores fizeram uma oração em campo antes do treinamento no CT da Barra Funda. O clube também decidiu não publicar o tradicional vídeo de bastidores da vitória em respeito a Izquierdo.

Além disso, Calleri e Michel Araújo fizeram questão de visitar a família e os empresários de Juan Izquierdo no hotel em que estão hospedados em São Paulo.

Os dois estiveram no hospital na última terça-feira (27), ao lado de Rafinha.

Desde a última quinta-feira, o São Paulo manteve linha direta com o Nacional e com os familiares do atleta para auxiliar no que for possível. O clube auxiliou em questões de logística, seja ao fazer contatos com o hospital, ou para resolver questões de hospedagem.

No último domingo (25), o São Paulo também entrou em campo com uma camisa azul com a mensagem “Fuerza Izquierdo” — “Força, Izquierdo”, na tradução livre. Michel Araújo deixou o gramado às lágrimas depois da partida.

A corrente de homenagens e apoio ao jogador repercutiu na imprensa uruguaia e entre torcedores do Nacional.

A morte de Izquierdo

Izquierdo teve a morte decretada pelo Hospital Albert Einstein na noite da última terça-feira (27), em “decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.

O jogador estava internado em estado grave desde a última quinta-feira (22) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.

O jogador caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.

O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca e ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela ainda na última quinta-feira.

Ele precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação”, de acordo com comunicado do hospital. Ele ficou internado em estado grave desde então.

No último domingo (25), o Hospital Albert Einstein emitiu comunicado em que informou que Izquierdo apresentava “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.

> Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Atlético-MG — Copa do Brasil — quarta-feira (28 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Fluminense x São Paulo — Brasileirão — domingo (1º de setembro), às 18h30 (horário de Brasília).
  • Atlético-MG x São Paulo — Copa do Brasil — quarta-feira (4 de agosto), às 21h45 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo