Atlético-MG: as 5 opções de Milito para substituir Bernard contra o Vasco
Sem Bernard, com grave lesão, e Deyverson, impedido de jogar, Milito ainda tem muitas opções para montar o Atlético
Gabriel Milito tem uma pequena dor de cabeça (das boas) para resolver antes de Atlético-MG x Vasco nesta quarta-feira (2), na Arena MRV. Sem Bernard, que sofreu grave lesão, o treinador precisará definir um substituto, e opções não faltam.
Bernard sofreu a grave lesão no joelho há uma semana, na classificação do Atlético contra o Fluminense, na Libertadores. Na ocasião, Deyverson entrou na vaga do meia — e decidiu o jogo. No entanto, o atacante não pode atuar na Copa do Brasil por já ter atuado na competição pelo Cuiabá.
Dessa forma, cinco jogadores aparecem como opção para substituir Bernard. Um só mantém a mesma formação do time. Os outros vão causar alteração no esquema ofensivo — e até defensivo.
Rubens: o mais pedido
Se a torcida do Atlético pudesse escalar, certamente o jovem Rubens herdaria a vaga de Bernard. Inclusive, já era um pedido desde a última semana, mesmo quando o meia estava à disposição.
Rubens entraria como ala-esquerdo, fazendo uma dobradinha (que já funcionou muito bem) com Arana. Nesse caso, seria mais comum vermos Arana com mais liberdade para atacar, inclusive aparecendo pelo meia.
O lateral da Seleção fez essa função mais por dentro contra o Fluminense, depois que Bernard saiu, e já tinha feito isso muitas vezes em 2020, com Sampaoli.
Apesar de não ter ido bem na derrota para o Palmeiras no último jogo, cometendo um pênalti infantil, Rubens ainda é o preferido da torcida e tem boa chance de começar jogando.
Igor Gomes: a menor mudança
Uma opção que traria menos impacto de mudança no time seria a entrada de Igor Gomes. O meia tem características mais semelhantes a de Bernard, e já fez funções tanto mais aberto quanto mais centralizado, como o cria atleticano vinha fazendo.
No entanto, Igor parece não ser prioridade de Milito, que não o utilizou por um longo tempo há alguns meses. Nos últimos jogos, tem sido titular do time no Brasileirão, quando o Galo opta pelo time reserva ou misto.
Vargas ou Cadu: um Galo mais ofensivo
Outra opção para a vaga de Bernard é incluir um atacante a mais no time. Jogando em casa o primeiro jogo, o Atlético precisa vencer e tentar construir uma boa vantagem para a volta, o que pode fazer Milito optar por um time mais ofensivo.
Nesse caso, Vargas e Cadu disputam essa vaga. O experiente atacante chileno sai na frente, mas o jovem da base atleticana tem muito prestígio com Milito e ganha chances recorrentemente.
Essa mudança colocaria o Atlético com três atacantes de ofício. Paulinho ou o atacante que entrar teria que ser deslocado para a ala-esquerda, com um deles aparecendo pelo meia mais próximo de Hulk. O ideal é, sempre, deixando Hulk e Paulinho mais próximos.
Palacios: mudança mais brusca no esquema
A última opção de Milito também deixaria o Atlético com três atacantes, mas causaria uma mudança mais brusca no esquema. Isso porque Palacios é um ponta direita. Se ele entrasse no time, Scarpa teria que ser deslocado para o meio ou para a esquerda.
No entanto, há duas questões pensando nessa mudança. Scarpa na esquerda faz mais sentido quando há Deyverson no time, que pode aproveitar melhor seus cruzamentos — como foi contra o Fluminense. Sem o atacante, talvez a efetividade do cruzamento do meia seja menor.
Já se ele aparecer pelo meio, Paulinho teria que ser deslocado para a esquerda, o que o afastaria de Hulk, algo já citado como não ideal. Mas Scarpa poderia contribuir muito aparecendo mais centralizado e com liberdade para flutuar no campo ofensivo.