Zé Ricardo muda Cruzeiro para jogo de desesperados contra o Coritiba
Ocupando a zona de rebaixamento, Cruzeiro e Coritiba possuem o mesmo objetivo, mas terão que trilhar caminhos diferentes para alcançá-lo
O Cruzeiro segue seu caminho de confrontos diretos contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e o adversário da vez será o Coritiba, que vive situação ainda pior que a Raposa no Brasileirão. A partida acontece neste sábado (11), às 16h, na Vila Capanema, estádio do Paraná Clube, em Curitiba, e vale pela 34ª rodada do Brasileirão.
Tanto Cruzeiro quanto Coritiba ocupam a zona de rebaixamento, mas o time celeste vive situação mais tranquila que o Coxa. Atualmente, a Raposa ocupa a 17ª posição, com 37 pontos em 31 confrontos disputados. Mas é preciso apontar que a equipe de Zé Ricardo tem dois jogos a menos que a maioria dos times do Brasileirão, por causa de adiamentos de partidas. Se vencer e Bahia e Vasco tropeçarem, o clube estrelado deixa o Z4, mas em caso de tropeço, a pressão aumentaria muito para os jogos atrasados, contra o Fortaleza e o próprio cruz-maltino.
O Coritiba, por outro lado, está na vice-lanterna, com 26 pontos em 33 jogos. Com apenas 15 pontos em disputa, a equipe paranaense está muito próxima de ser rebaixada matematicamente e teria que contar com um milagre para não cair. Se vencer todos os seus jogos daqui para frente, o Coxa chegaria aos 41 pontos. Santos e Corinthians têm os 41 pontos em questão e se montarem em qualquer um dos jogos que faltam, já serão ultrapassados. Cruzeiro, Vasco e Bahia têm 37 cada e, por isso, vencer o time celeste é primordial nas aspirações do alviverde.
Zé Ricardo deve mudar a equipe
Em diversas ocasiões, o treinador Zé Ricardo deixou claro que gosta de atuar com um centroavante. Ao chegar ao Cruzeiro, tentou utilizar Gilberto, mas a péssima fase do atacante o fez perder espaço no elenco. Rafael Elias, o Papagaio, contratado na janela de meio do ano para a posição, se lesionou e ficou indisponível. Quando voltou, foi introduzido aos poucos no time, entrando no segundo tempo dos jogos.
Papagaio estava cotado para começar jogando contra o Internacional, na rodada passada, mas recebeu um cartão por reclamação na partida contra o São Paulo e ficou suspenso do confronto. Agora, já recuperado, e disponível para o confronto, a tendência é que o camisa 40 comece como titular.
O restante da equipe não deve sofrer grandes alterações. Se Rafael Elias realmente for relacionado, deve ganhar a vaga de Arthur Gomes, que vem em mau momento pelo Cruzeiro. Assim, Bruno Rodrigues, grande nome da Raposa na temporada, deve voltar atuar pela ponta esquerda, sua posição favorita. Nos jogos em que Zé Ricardo não teve um centroavante, Bruno atuou centralizado, trocando de lugar com Arthur em alguns momentos. Matheus Pereira completa o trio ofensivo.
A escalação oficial do Cruzeiro sai uma hora antes da partida, mas se Zé Ricardo não surpreender, a equipe celeste deve ir a campo assim: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Rafael Elias.
Relacionados do Cruzeiro
A lista de relacionados do Cruzeiro, divulgada nessa quinta-feira (9), causou descontentamento entre parte da torcida, que cobrou a presença dos jovens destaques Japa e Fernando, que não foram chamados para a partida. O volante Fernando Henrique, que sofreu um trauma no joelho direito durante um treinamento, foi a baixa celeste para o jogo. Confira quem foi convocado por Zé Ricardo:
- Goleiros: Anderson, Rafael Cabral e Gabriel Mesquita
- Defensores: João Marcelo, Kaiki, Helibelton Palacios, Lucas Oliveira, Luciano Castán, Marlon, Neris, Wesley Gasolina e William
- Meio-campistas: Filipe Machado, Ian Luccas, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Jussa, Matheus Pereira e Nikão
- Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Rafael Elias, Robert e Wesley
O meio-campista Fernando Henrique sofreu um trauma no joelho direito, no treinamento dessa quarta-feira, e não está disponível para a partida contra o Coritiba.
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 9, 2023
Quais são os próximos jogos do Cruzeiro?
O Cruzeiro terá a seguinte sequência de jogos após o duelo contra o Coritiba pelo Brasileirão:
- Fortaleza x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – 18 de novembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Cruzeiro x Vasco – Campeonato Brasileiro – 22 de novembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Goiás x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – 27 de novembro (segunda-feira), às 20h (horário de Brasília); Transmissão: SporTV e Premiere (pay-per-view).