Brasileirão Série A

Vasco tem jogo ‘inegociável’ com o rebaixado América-MG para tentar abrir vantagem sobre o Z-4 do Brasileiro

Fora da zona de rebaixamento, o Vasco tem oportunidade de ouro contra o América-MG, neste domingo, para poder respirar e diminuir a pressão no Campeonato Brasileiro

O Vasco, enfim, pode conseguir abrir uma vantagem na luta contra o rebaixamento. Neste domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), o Cruz-Maltino recebe o já rebaixado América-MG, em São Januário, e deve encarar a partida como um dos jogos “inegociáveis” para buscar a salvação nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Com uma campanha irregular, o Vasco já conseguiu deixar o Z-4 em outros momentos, mas ainda sempre ficou perto e, duas vezes, acabou voltando para os quatro últimos. Agora, isso pode mudar.

Desde quando Ramón Diaz assumiu o time do Vasco, em julho, na reta final de um péssimo primeiro turno, o Cruz-Maltino conseguiu terminar três rodadas fora da zona do rebaixamento, como está neste momento. Mas, duas vezes, pela própria irregularidade, acabou voltando para o Z-4 já na rodada seguinte. Neste momento, o Vasco é o 16º colocado. Assim, pela primeira vez, pode ficar duas rodadas seguidas fora da zona do rebaixamento. E, mais do que isso, pode abrir uma importante vantagem na luta para não cair.

Atualmente, o Vasco tem 37 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, que é o primeiro time dentro da zona do rebaixamento. Por isso, a vitória sobre o rebaixado América-MG, neste domingo, em São Januário, é inegociável. Pelo contexto desta rodada, os três pontos são “obrigatórios” para o Cruz-Maltino poder respirar um pouco mais na luta para escapar do Z-4.

E a vitória neste domingo se torna ainda mais importante de olho na tabela do Campeonato Brasileiro. Depois do América-MG, o Vasco encara o Cruzeiro, no Mineirão, no dia 22 de novembro, após a Data Fifa de novembro. Em um confronto direto na luta contra o rebaixamento, se o Vasco tiver a vantagem no número de pontos, o time de Ramón Diaz pode até ficar satisfeito com um empate em Belo Horizonte, que manteria a Raposa afastada.

Com muitos times na briga contra o rebaixamento, também é importante para o Vasco tentar uma vitória por um bom número de gols contra o América-MG. Dos times que lutam para não cair, o Cruz-Maltino tem o terceiro pior saldo (-8). Só o Goiás (-14) e o Santos (-18) tem números piores. O Cruzeiro, por exemplo, tem saldo positivo de 1, enquanto o Bahia tem -8 e o Corinthians -1.

Mas, mesmo com América-MG rebaixado e com a pior defesa do Brasileirão, o Vasco vai precisar se superar para conseguir um bom saldo neste domingo. O Cruz-Maltino tem o segundo pior ataque da competição, com apenas 33 gols marcados. Só o Cruzeiro, com 29, fez menos gols. Mas, vale lembrar que contra o Coritiba, que também vive situação delicada, o Vasco conseguiu a sua maior goleada neste Brasileirão, por 5 a 1.

Ramón Diaz comanda o Vasco em campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Como foram os últimos jogos quando o Vasco estava fora do Z-4

Sob o comando de Ramón Diaz, o Vasco chegou a deixar a zona de rebaixamento no fim de setembro, quando venceu justamente o América-MG, no Independência, em jogo atrasado da 15ª rodada. Naquele momento, pela combinação de resultados, o Cruz-Maltino subiu até para a 15ª colocação, mas apenas um ponto na frente do Bahia, que era o primeiro time dentro do Z-4. Mas, já na semana seguinte, o time acabou voltando para a 17ª colocação ao ser goleada pelo Santos por 4 a 1, na Vila Belmiro.

Depois, na 26ª rodada, o Vasco voltou a deixar a zona de rebaixamento quando bateu o Fortaleza, em São Januário, no jogo em que Payet marcou o seu primeiro gol com a camisa vascaína. Mas o Cruz-Maltino ficou com os mesmos 30 pontos do Santos, 17º colocado e, na sequência da competição, mais uma vez, o Cruz-Maltino acabou voltando para o Z-4 na rodada seguinte, ao perder o clássico com o Flamengo, no Maracanã.

Na última segunda-feira, pela terceira vez, o Vasco conseguiu deixar a zona de rebaixamento. Com a vitória sobre o Botafogo, o Cruz-Maltino chegou aos 37 pontos e subiu para a 16ª colocação. Mesmo sem atuar no meio de semana, pelo adiamento da partida contra o Cruzeiro, o Vasco se manteve fora da zona de rebaixamento. Agora, neste domingo, o time de Ramón Diaz pode se manter fora do Z-4 e, além disso, pode abrir até três pontos de vantagem sobre os rivais na luta contra o rebaixamento, aumentando ainda mais a importância do duelo com o América-MG.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo