Vasco goleia o Coritiba e tem noite perfeita em reencontro com a torcida em São Januário
Depois de 91 dias, Vasco voltou a jogar com público em São Januário e goleou o Coritiba por 5 a 1, aumentando a esperança em escapar do Z-4
O Vasco teve uma noite perfeita em São Januário para seguir acreditando, cada vez mais, que o clube pode escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No jogo que marcou o reencontro com a torcida na Colina, depois de 91 dias, o Cruz-Maltino goleou o Coritiba por 5 a 1, em partida válida pela 24ª rodada da competição. Com grande festa da torcida e grande atuação do time – a melhor da equipe neste Brasileirão -, o Vasco deu mais mostras de que pode conseguir sair do Z-4 com certa tranquilidade.
Parte importante da noite mágica vascaína começou muito antes da bola rolar. Depois de praticamente três meses sem receber a torcida em São Januário, por punição esportiva e pela interdição do público por parte do Tribunal de Justiça, os vascaínos, enfim, voltaram para a casa. E fizeram uma grande festa na Colina.
Desde cedo, os torcedores lotaram as ruas ao redor de São Januário, que contaram uma nova operação para melhorar a logística e deslocamento do público. E, dentro do estádio, não foi diferente. Com direito a mosaico 3D, exaltando a resistência do clube e da Barreira do Vasco, a torcida fez um grande recebimento no momento da entrada dos times em campo.
Como foi a vitória do Vasco sobre o Coritiba
Em campo, o Vasco fez jus a festa e a empolgação da torcida. Desde os primeiros minutos, o time de Ramón Diaz, que surpreendeu ao escalar Payet como titular, pressionou o Coritiba. Com menos de cinco minutos, em boa jogada pela direita, Rossi cruzou para Puma Rodríguez, que infiltrou bem na área e tentou duas vezes de cabeça, mas parou no goleiro Gabriel nas duas tentativas. Mas não demorou para o Cruz-Maltino abrir o placar. Aos 8′, Rossi recebeu pela direita e cruzou para Zé Gabriel mandar, de cabeça, para as redes, fazendo 1 a 0.
Foi a terceira assistência de Rossi neste começo da sua segunda passagem pelo clube. E esta foi só a primeira vez em que o atacante, que fez apenas o seu segundo jogo como titular, brilho nesta noite. Aos 34′, Rossi recebeu um ótimo lançamento de Paulinho, Rossi recebeu no meio do área e tocou para Payet. O francês devolveu para o camisa 31, que só empurrou para as redes, marcando o seu primeiro gol na temporada, confirmando o ótimo começo de passagem pelo clube e justificando a opção de Ramón Diaz por ter o escalado como titular. O Vasco teve um momento de desatenção no fim do primeiro tempo, mas, nem assim o Coritiba conseguiu assustar o gol de Léo Jardim.
Na segunda etapa, como tem acontecido com Ramón Diaz, o Vasco voltou com o mesmo ímpeto e, novamente, não demorou para marcar. E, é claro, Vegetti não iria passar em branco. Logo aos 5′, após ótimo cruzamento de Paulinho, o atacante argentino dominou no peito e finalizou com força, sem chances para o goleiro Gabriel. E, aos 18′, em novo cruzamento, dessa vez pela esquerda, de Lucas Piton, Vegetti voltou a mostrar porque foi a melhor contratação do clube neste meio de temporada. O centroavante mostrou ótima noção de posicionamento, se livrou da marcação e mandou, de cabeça, para as redes, marcando o seu sexto gol em sete partidas com a camisa do Vasco.
Mesmo vencendo, Ramón Diaz fez alterações que mantiveram o time ofensivo. Gabriel Pec e Marlon Gomes, por exemplo, entraram muito bem. E Pec, que antes era criticado, chegou a ser aplaudido quando foi chamado pelo técnico argentino.
Ainda assim, o Coritiba conseguiu descontar aos 35′, com Sebastian Gomes aproveitando um bom passe perto da pequena área e finalizando sem chances para Léo Jardim. Mas o Coxa não teve nem sequer tempo para comemorar ou esboçar alguma reação. Um minuto depois, em ótima jogada de Marlon Gomes na linha de fundo, o meia cruzou rasteiro e Gabriel Pec finalizou para as redes, fechando o placar da goleada do Vasco.
Vasco se aproxima dos times fora do Z-4
Com a ótima vitória sobre o Coritiba, o Vasco segue em 18o, mas chegou aos 23 pontos e, agora, está apenas dois pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na próxima segunda-feira (25), o Cruz-Maltino visita o América-MG, em jogo atrasado, e pode deixar o Z-4.
Coritiba segue afundado na lanterna
Já o Coritiba segue em situação complicada no Brasileiro. O Coxa parou nos 14 pontos e segue na lanterna da competição. Na próxima rodada, o time paranaense visita o São Paulo, no Morumbi.