Última vitória do São Paulo fora de casa pelo Brasileirão faz aniversário de um ano
São Paulo e lanterna América-MG são as únicas equipes que não venceram como visitantes no Brasileirão em 2023
O São Paulo inicia a Data FIFA com um aniversário que não lhe dá motivo algum para comemorações. A segunda-feira (13) que será de folga para o elenco marca também um ano exato da última vitória do clube como visitante pelo Campeonato Brasileiro.
A data é ainda mais cruel pelo que ocorreu na véspera. O aniversário vem justamente um dia após o empate em 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro, no ultimo domingo (12), pela 34 rodada do Brasileirão. Um clássico em que o Tricolor foi superior do início ao fim, botou duas bolas na trave e teve até gol anulado após revisão no VAR. Só faltou, de fato, vencer.
Trata-se, aliás, de uma rotina para o São Paulo no Brasileirão. O Tricolor e o lanterna e já rebaixado América-MG são os únicos times que ainda não conseguiram uma vitória sequer como visitantes na competição. Em 16 jogos, a equipe soma oito empates e oito derrotas, com aproveitamento de 16,6%.
A última vitória fora de casa pelo Campeonato Brasileiro foi na última rodada de 2022. O São Paulo goleou o Goiás por 4 a 0 em 13 de novembro do ano passado. E não voltou a vencer como visitante desde então.
💪 Terceiro jogo seguido sem sofrer gol. Aplicação desde o ataque até a defesa!
Rafael: 29 jogos sem ser vazado no ano. 🚫#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/8WWY18K7dz
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 13, 2023
Mas vale dizer que o Tricolor tem uma vitória como visitante bem recente da qual se orgulhar. Em 17 de setembro, o São Paulo venceu o Flamengo no Maracanã por 1 a 0 no duelo de ida da final da Copa do Brasil. Foi a última vitória fora de casa da equipe – a vitória que encaminhou o título inédito.
– Não foi só a partida de hoje (domingo). O São Paulo tem feito partidas muito boas fora de casa. Foram assim até em algumas partidas que perdemos, inclusive, em que deixamos pontos ao longo da temporada. É estranho, porque o comportamento não muda. Talvez seja uma das equipes com mais posse de bola, que mais busca fundo de campo, mais ataca a linha adversária. Passamos muitos jogos sem sofrer gols. Depois daquele momento da Copa do Brasil, é a segunda equipe que mais pontos fez na competição. Estamos tentando de todas as formas – diz o técnico Dorival Júnior.
A tão esperada vitória só não veio contra o Santos por conta da ineficiência do ataque. O São Paulo teve 70% de posse de bola e um total de 12 finalizações ao longo dos 90 minutos. Botou duas bolas na trave, com Michel Araújo e David, e ainda teve um gol anulado. Juan marcou, mas Wellington Rato estava impedido na origem da jogada.
– Tivemos uma equipe novamente muito bem organizada em campo, trabalhando a bola, envolvendo o adversário, mudando de lado as jogadas. Tivemos bolas atravessadas, infiltrações, todos os ingredientes para que pudéssemos ter um resultado melhor. Infelizmente, não aconteceu. O principal é o volume de jogo que temos colocado em todas as partidas – completa o treinador.
Retrospecto fora de casa “trava” campanha.
Após o empate com o Santos, Dorival revelou não estar satisfeito com a campanha da equipe no Brasileirão. O São Paulo é o décimo colocado, com 46 pontos. E toda esta insatisfação se deve quase que exclusivamente ao retrospecto fora de casa.
Segundo pior visitante, o São Paulo tem a melhor campanha como mandante no Campeonato Brasileiro ao lado do Grêmio. Em 17 jogos, são 12 vitórias, dois empates e três derrotas, com 74,5% de aproveitamento. O Tricolor somou 38 de seus 46 pontos na competição em jogos em casa.
São Paulo como visitante no Brasileirão
- 16 jogos
- 8 empates
- 8 derrotas
- 16,6% de aproveitamento
– Eu vou manter a equipe principal atuando. Os que estiverem em melhor condição vão jogar. Esperamos que eles possam jogar. Não estou contente com essa posição. Acho que podemos fazer mais – analisa o técnico Dorival Júnior.
Com o empate, o São Paulo perde uma posição na tabela: é décimo colocado, com 46 pontos. O Tricolor só volta a campo agora daqui a dez dias, após a Data Fifa. E terá logo de cara (mais) uma chance de vencer fora de casa pela primeira vez. O adversário será o Fluminense, em 22 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida atrasada pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o jogo da troca das faixas entre o campeão da Copa do Brasil e o campeão da Libertadores.