Brasileirão Série A

São Paulo poderia sonhar com Brasileirão se campanha fora de casa fosse só um pouquinho melhor

São Paulo tem segunda melhor campanha como mandante e a segunda pior como visitante no Campeonato Brasileiro

Desde que ergueu o título inédito da Copa do Brasil e esvaziou o seu calendário de outras competições, o São Paulo parece que “estreou” de fato no Brasileirão. A equipe teve um aproveitamento muito semelhante à campanha do Botafogo, atual líder, nos nove jogos que disputou desde a conquista. Um retrospecto que faz o torcedor se perguntar se o Tricolor não poderia estar na briga pelo título se tivesse “entrado” no Campeonato Brasileiro um pouco mais cedo.

De fato, Dorival Júnior sempre deixou claro que era impossível dar atenção máxima ao Brasileirão enquanto tinha outras duas competições para disputar. A estratégia foi focar nos caminhos mais curtos para um título e, como sabemos, deu muito certo.

– É uma satisfação poder estar vendo o São Paulo jogando da forma como está. Cria-se uma possibilidade? (de que o São Paulo poderia estar na briga pelo título) Talvez. Mas você estar em três frentes, e fomos a última equipe a sair dessas competições, é muito complicado. Eu fico satisfeito porque depois que finalizamos a Copa do Brasil, nos voltamos ao Brasileiro, e hoje acredito eu seja a quinta vitória, com dois empates e duas derrotas. A equipe está brigando, tentando fazer o melhor resultado possível, e isso é o mais importante – disse o treinador após a vitória sobre o Bragantino.

Esse gostinho de quero mais ficou ainda mais presente depois que o Tricolor venceu o Red Bull Bragantino, um candidato forte ao título, por 1 a 0 na última quarta-feira (8), na Vila Belmiro. Mas o que pesa na campanha do Tricolor não é tanto a divisão de foco com outras competições ao longo do ano, mas sim o desempenho pífio nas partidas como visitante.

Segundo melhor mandante, segundo pior visitante

O São Paulo vai tão mal, mas tão mal fora de casa, que a equipe poderia estar brigando por coisas maiores na competição – quem sabe até o título – se fosse só um pouquinho melhor nos jogos como visitante. E aqui não falamos de uma melhora absurda ou fantasiosa. Não. Bastava ser só um pouquinho melhor (mesmo).

O Tricolor hoje tem a segunda pior campanha como visitante na competição, à frente do América-MG apenas no aproveitamento. As duas equipes somaram apenas sete pontos, mas o Coelho, primeiro time já rebaixado e atual lanterna, tem um jogo a mais fora de casa.

Como falamos, o São Paulo não precisaria fazer a melhor campanha longe do Morumbi para entrar na briga pelo topo da tabela. Pelo contrário. Bem longe disso. Bastaria equiparar o desempenho do Goiás como visitante. O Esmeraldino é um dos times do Z4 e tem o 11º melhor aproveitamento fora de casa. Mesmo com tão pouco, tem mais do que o dobro de pontos que o Tricolor.

São Paulo no Brasileirão

  • Em casa: 17 jogos
    12 vitórias
    2 empates
    3 derrotas
    38 pontos somados
    74,51% de aproveitamento – 2ª melhor campanha
  • Fora de casa: 15 jogos
    0 vitória
    7 empates
    8 derrotas
    7 pontos somados
    15,56% de aproveitamento – 2ª pior campanha

Com 33,3% de aproveitamento, o Goiás somou 16 pontos, nove a mais que o São Paulo. Se o Tricolor tivesse esta campanha como visitante, estaria com 54 pontos. Poderia acirrar a briga na parte de cima da tabela.

Mas claro, como sabemos, o “se” não existe, nunca existiu e nem existirá no futebol. E o São Paulo somou apenas sete pontos como visitante até agora, sem vencer uma partida sequer fora de casa. A equipe tem sete empates, oito derrotas e um total de 15,56% de aproveitamento longe do Morumbi.

Nem Dorival sabe explicar por que São Paulo vai tão mal fora de casa no Brasileirão

– Agora, é muito difícil explicar uma situação. Você vê que em todos os jogos no Morumbi, a nossa postura é diferente. Às vezes, foge até ao nosso entendimento o que acontece quando saímos do Morumbi. A equipe precisa ser regular. Do contrário, passaremos sempre aperto. Queremos ter uma equipe que nos dê uma resposta positiva dentro e fora de casa – afirma Dorival Júnior, em entrevista após a goleada para o Palmeiras no Allianz Parque.

Até agora, a resposta positiva veio apenas em casa. O São Paulo soma 74,51% de aproveitamento como mandante no Brasileirão. Tem a segunda melhor campanha, atrás apenas do Grêmio. São 17 jogos, com 12 vitórias, dois empates e três derrotas.

O Tricolor tenta a primeira vitória como visitante neste domingo (12), às 20h30, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro, pela 34ª rodada. A equipe ocupa a nona colocação na tabela, com 45 pontos.

Os próximos jogos do São Paulo

  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília)*
  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada do Brasileirão – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília)
    *Jogo atrasado devido à final da Libertadores
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo