Brasileirão Série A

Dorival faz grandes elogios ao elenco do São Paulo, mas evita falar de Pato

São Paulo vence o Bragantino e ganha muitos elogios de Dorival por sua postura em campo

Dorival Júnior é treinador de futebol há mais de duas décadas e foi no São Paulo de 2023 que ele encontrou o time mais guerreiro que já comandou. Essa foi a frase dita pelo próprio técnico na entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (8), na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O que disse Dorival:

  • disse que o São Paulo é o time mais valente que treinou
  • valorizou a postura da equipe após o título da Copa do Brasil
  • evitou responder sobre ausência de Pato
  • afirmou que São Paulo ainda tem pelo que brigar no Brasileirão

Time mais guerreiro que já treinou

Logo na abertura da entrevista coletiva, Dorival foi questionado se o São Paulo poderia brigar para ser campeão do Brasileirão se tivesse um elenco um pouco mais qualificado. Uma pergunta na esteira de uma vitória sobre um candidato ao título. Mas o treinador preferiu defender o grupo ao dizer que nunca comandou uma equipe tão valente quanto o Tricolor em 2023.

– Eu nunca peguei um time tão valente, tão vibrante quanto o São Paulo. Um time guerreiro, que deixa tudo de si dentro de campo. E hoje novamente. Com uma equipe que talvez seja uma das melhores quando visita.  Eu fiquei muito feliz com a maneira com que conquistamos o resultado. Enfrentamos uma das melhores equipes do campeonato. Que joga um futebol consistente, ao mesmo tempo, agressivo. Temos que enaltecer uma partida como essa. O esforço foi muito grande para sairmos hoje com o resultado. É uma satisfação poder estar vendo o São Paulo jogando da forma como está – disse o treinador.

Dorival ainda afirmou que um resultado desta quarta-feira até poderia credenciar o São Paulo ao título, não fosse o contexto da temporada do clube. Campeão da Copa do Brasil, o Tricolor teve por muito tempo três competições em disputa simultaneamente.

– Cria-se uma possibilidade? (de ser campeão) Talvez. Mas você estar em três frentes, e fomos a última equipe a sair dessas competições, é muito complicado. Eu fico satisfeito porque depois que finalizamos a Copa do Brasil, nos voltamos ao Brasileiro, e hoje acredito eu seja a quinta vitória, com dois empates e duas derrotas. A equipe está brigando, tentando fazer o melhor resultado possível, e isso é o mais importante – ressalta.

São Paulo ainda tem pelo que brigar no Brasileirão

Mesmo sem brigar pelo título, Dorival valoriza a resposta que a equipe deu após ser campeão da Copa do Brasil. E ele ainda mantém a corda esticada para que o São Paulo possa subir o máximo possível de posições até o final do Brasileirão.

– Eu fico muito feliz de mesmo com a perda de alguns jogadores importantes logo depois da Copa do Brasil. O time vem dando resposta muito positiva. Essa é a resposta de um elenco que acreditou na proposta e está encontrando um caminho dentro das dificuldades. Eu quero fazer a melhor campanha possível. Não vamos abrir mão do Campeonato Brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor – ressalta.

E o Pato?

Dorival Júnior ainda evitou explicar por que Alexandre Pato não atuou, nem vem atuando pelo São Paulo em 2023. O atacante está perto dos 50 dias sem sequer entrar em campo. Nesta quarta, ele voltou a ficar no banco de reservas depois de quatro jogos. Mas quem foi o escolhido para entrar no segundo tempo foi Erison, o autor do gol.

– Se eu for falar de todos os jogadores que não entraram, vou ficar aqui a noite toda. Prefiro falar daqueles que atuaram. Dentro da minha visão e do que estou observando, esses jogadores estão sendo colocados aos poucos, depois que voltaram de suas lesões. No momento oportuno, vai acontecer. O elenco é grande. Tem jogadores que tenho a exigência de uma ou outra característica, foi o que tentei usar hoje. Era um jogo de muita pegada, de muita disputa, de muito choque. São jogadores com esse perfil – explicou Dorival.

Com a vitória, o São Paulo chega a 45 pontos e sobe para a nona colocação na tabela do Brasileirão. Na próxima partida, a equipe volta à Vila Belmiro, desta vez na condição de visitante. No domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Santos fora de casa, em clássico válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Será a última partida antes da pausa no calendário para a Data Fifa.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo