Brasileirão Série A

São Paulo tenta primeira vitória longe do Morumbi para poder apenas brincar no Brasileirão

São Paulo obviamente levará Brasileirão a sério até o fim, mas pode se ver livre de obrigações se vencer o Bragantino

Esta reportagem evoca uma folclórica frase de Renato Gaúcho pelo Fluminense em 2008 para falar do São Paulo de 2023. Às vésperas da final da Libertadores 15 anos atrás, o treinador disse que sua equipe iria “brincar” no Brasileirão caso conquistasse o título no duelo com a LDU. A história o fez pagar pela boca: o Flu amargou o vice e só foi liberar o grito de campeão da América no último sábado (4), sob o comando de Fernando Diniz.

O Tricolor paulista, por sua vez, pode enfim transformar a declaração de Renato em realidade no Campeonato Brasileiro. Após conquistar o título inédito da Copa do Brasil, o São Paulo está a apenas uma vitória de chegar aos 45 pontos, número estipulado por Dorival Júnior como meta para não correr riscos de rebaixamento.

São apenas três pontos que separam a equipe de se ver livre de obrigações em 2023. Obviamente o “brincar no Brasileirão” é apenas uma alusão folclórica à tranquilidade que o Tricolor irá alcançar com apenas mais uma vitória na competição. Até porque Dorival mantém a corda esticada e garante que a meta é brigar por posições até o fim do campeonato.

– O São Paulo não tem que olhar por esse prisma. Tem que olhar para ter a melhor posição possível em um campeonato que tivemos por necessidade em muitos momentos, de darmos uma atenção especial a essas duas competições e comprometemos nossa participação no Brasileirão. Vamos fazer nesses jogos finais, o nosso máximo. Temos por obrigação levarmos o São Paulo a uma posição muito melhor. Em momento nenhum falamos em briga por rebaixamento. Respeito pela nossa posição. Acima de tudo, é lutarmos para que possamos estar em uma posição muito melhor – disse Dorival, após a vitória sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira (2).

São Paulo tenta feito inédito contra o Bragantino

Para chegar aos 45 pontos nesta quarta-feira (8), o São Paulo terá de fazer algo inédito em 2023: vencer fora do Morumbi no Brasileirão. O Tricolor tem a segunda pior campanha fora de casa no Brasileirão, à frente apenas do lanterna América-MG. Em 15 jogos, são sete empates, oito derrotas e nenhuma vitória, com aproveitamento de 15,56%.

E o pior é que até mesmo um triunfo sobre o Bragantino será capaz de mudar este retrospecto como visitante no Campeonato Brasileiro. O São Paulo atuará na Vila Belmiro, mas será o mandante da partida

Vila Belmiro às escuras
São Paulo x Bragantino será na Vila Belmiro (16) (Foto: Flickr/Santos)

Por que o jogo será na Vila?

A partida será na Vila Belmiro por conta dos shows do Red Hot Chili Peppers e do RBD. O Tricolor optou por não fazer uso de uma parceria firmada com o Palmeiras para utilizar o Allianz Parque por conta do gramado sintético. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Cruzeiro, Dorival Júnior revelou que as opções que foram apresentadas à comissão técnica foram a Arena Barueri e o estádio na Baixada Santista.

– Nos apresentaram a Arena Barueri e a Vila Belmiro. A opção foi pela Vila. É um campo rápido, se encaixa ao nosso trabalho. E jogaremos com o Santos. Tudo isso teve um peso para que definíssemos. A Arena do Palmeiras, talvez tenha algum problema que nos impeça. Temos alguma coisa que talvez tenha tido para não termos essa terceira opção – disse o treinador.

São Paulo quer usar Brasileirão para planejar 2024

A situação mais tranquila no Brasileirão não servirá para o São Paulo “brincar” até o fim do ano. Mas sim, para Dorival Júnior fazer mais observações em seu elenco de olho em 2024. Após o título da Copa do Brasil, o treinador já tem utilizado a competição para dar minutos a jogadores pouco utilizados ao longo do ano e entender se eles terão papel em seu plantel na próxima temporada.

– Mudanças, elas acontecem. É um fato natural. Eu quero aproveitar o máximo possível desse elenco que já me deu uma ótima resposta. Eu tenho convicção do que posso tirar de cada um deles. Boa parte do grupo do ano que vem, espero eu que possamos manter a maioria – garante o treinador.

Substituto de Nestor

Nesta quarta-feira, Dorival Júnior não poderá contar com Rodrigo Nestor. O meia sofreu uma lesão de ligamento e também no menisco do joelho esquerdo durante o treino do último domingo (5). Ele passará por cirurgia e não atua mais pelo São Paulo em 2023. Michel Araújo deve ser seu substituto. Você confere todas as informações sobre a escalação do Tricolor clicando neste link.

Os próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília)*
    *Jogo atrasado devido à final da Libertadores
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo