São Paulo enfim sai de férias e pode transformar Brasileirão em laboratório para 2024
São Paulo alcança número mágico de Dorival e pode se dar ao luxo de entrar de verdade de férias, como já parecia que tinha feito em alguns jogos
Um multidão de são-paulinos descia uma estreita escada para deixar a Vila Belmiro minutos após a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira (8), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clima era de festa pelo gol de pênalti marcado por Erison já nos acréscimos, quando um dos torcedores solta aos ares:
– Agora, é férias! É só secar o Palmeiras.
O repórter que presenciou esta frase omitiu um ou outro palavrão. Mas ela diz muito sobre o que será o final de ano do São Paulo a partir de agora. Campeão da Copa do Brasil e com vaga já garantida na Libertadores de 2024, o Tricolor se permite ser apenas um espectador da reta final do Campeonato Brasileiro e das brigas pelo título, por vagas e para evitar o rebaixamento. E claro, os torcedores terão um mês de jogos pela frente para secar os rivais.
Tudo isso, porque a vitória sobre o Bragantino fez o São Paulo chegar aos 45 pontos. Um número mágico para Dorival Júnior. O treinador estipulou essa pontuação como meta para evitar o rebaixamento e colocar o Tricolor em uma condição mais tranquila para as últimas rodadas da competição.
O técnico, aliás, evita pensar em férias, ou qualquer termo do tipo. Dorival garante que evitar o rebaixamento nunca foi a meta do São Paulo no Brasileirão e repete o discurso de que a corda segue esticada para somar o máximo de pontos possível até o fim da competição. Subir na tabela e assegurar uma premiação maior na competição passa a ser o objetivo do momento.
– Eu quero fazer a melhor campanha possível. Não vamos abrir mão do Campeonato Brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor – disse o treinador na entrevista coletiva após a partida.
Brasileirão vira laboratório para 2024
Mas a partir de agora, o Campeonato Brasileiro servirá ainda mais para o treinador fazer testes e observações de olho na próxima temporada. Dorival pretende intensificar algo que ele já vinha colocando em prática desde a final da Copa do Brasil. O técnico usou nove escalações diferentes em nove jogos até agora. Ora por lesões, ora por suspensões. Mas também para poder dar minutos em campo a jogadores que pouco atuaram ao longo do ano.
É possível dizer que o 2024 do São Paulo começa oficialmente a partir desta quinta-feira (9), já sem amarras com a temporada atual. Mesmo que Dorival insista em dizer que quer somar o máximo de pontos possível no Brasileirão, o treinador admite que passará a dar espaço aos jogadores “esquecidos” ao longo do ano.
A reta final do São Paulo
- 34ª rodada – Santos x São Paulo – sábado (12), às 18h30
- 32ª rodada – Fluminense x São Paulo – quarta-feira (22), às 21h30
- 35ª rodada – São Paulo x Cuiabá – data e horário a definir
- 36ª rodada – Bahia x São Paulo – data e horário a definir
- 37ª rodada – Atlético-MG x São Paulo – data e horário a definir
- 38ª rodada – São Paulo x Flaengo – data e horário a definir
O caso mais emblemático é o de Jhegson Méndez, que era titular com Rogério Ceni e mal entrou em campo com Dorival. Mas Erison, autor do gol na Vila Belmiro, e David já vêm neste processo há algum tempo.
– Dentro de uma possibilidade, é natural que possa acontecer. Tem alguns jogadores que vieram de lesões muito sérias em uma longa recuperação. Caso do Erison, que hoje tomou a frente e fez o gol de pênalti com muita personalidade. O David, que teve poucas oportunidades comigo. Méndez, é uma verdade, um dos jogadores que eu menos dei oportunidades, muito pela nossa formação de meio-campo. Mas é um profissional muito sério, muito dedicado. Temos que reconhecer isso em algum momento também – afirmou.
Erison, em cobrança de pênalti, abriu o placar na Vila Belmiro!
São Paulo 1️⃣ x 0️⃣ Red Bull Bragantino #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/a3lpbtW4R9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 9, 2023
Data Fifa irá “acelerar” 2024
O técnico pretende fazer todas as observações com calma. Para os garotos da base, por exemplo, as chances devem vir apenas nas últimas rodadas do campeonato. Mas antes disso, Dorival já pretende adiantar alguns pontos da próxima temporada. O treinador quer usar a pausa na Data Fifa para discutir mais profundamente com a diretoria os planos para o elenco no ano que vem.
Dorival prepara uma pequena reformulação no plantel para 2024. Mesmo que ele queira manter a maioria dos jogadores, alguns devem deixar o clube para enxugar o elenco, hoje com mais de 40 nomes. Chegadas e saídas também são debatidas. O São Paulo está perto de um acordo com o volante Luiz Gustavo e já tem um pré-contrato assinado com Erick, atacante do Ceará.
– Tudo isso vamos ter que sentar. Estamos avaliando superficialmente tudo isso. Não entramos em detalhes. O mercado é muito dinâmico. De repente, possam acontecer saídas ou chegadas. Dentro dessa parada da Data Fifa, a gente pode começar a falar um pouco mais de elenco, grupo, de possíveis contratações para que possa ter ideia mais clara do que teremos.
Com a vitória, o São Paulo chega a 45 pontos e sobe para a nona colocação na tabela do Brasileirão. Na próxima partida, a equipe volta à Vila Belmiro, desta vez na condição de visitante. No domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Santos fora de casa, em clássico válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Será a última partida antes da pausa no calendário para a Data Fifa.