Excesso de estrangeiros no elenco trava investidas do São Paulo por reforços
À espera do retorno de Galoppo, São Paulo conta com nove jogadores nascidos fora do Brasil em seu elenco
O São Paulo aproveita a Data Fifa para acelerar o planejamento e a montagem do elenco para 2024. Nos dez dias de paus ano calendário, o clube conseguiu antecipar as avaliações médicas de pré-temporada e também fechar a contratação do volante Luiz Gustavo, segundo reforço para o ano que vem. Mas ao mesmo tempo em que avança em alguns pontos, a diretoria também “emperra” na busca de contratações para a próxima temporada devido ao número de estrangeiros no elenco.
Atualmente, o São Paulo conta com nove jogadores nascidos fora do país no grupo comandado pelo técnico Dorival Júnior. Desde o início do Brasileirão de 2023, a CBF permite que cada equipe relacione no máximo sete gringos a cada partida. Antes disso, o limite era apenas cinco.
O Tricolor conta hoje com dois estrangeiros além do número permitido para competições no país. Mas isso não chegou a ser problema para o técnico Dorival Júnior porque Ferraresi e Galoppo foram desfalque durante quase todo o ano, devido a lesões de ligamento no joelho. Só o zagueiro voltou a atuar, mas apenas por nove minutos até agora. Como ambos estarão 100% para a próxima temporada, o treinador terá de adotar um rodízio de opções a cada partida.
As informações do treino deste domingo estão na #SPFCplay!
📺 Assista: https://t.co/WDQp7Ec56y#VamosSãoPaulo 🇾🇪
🎥 Gutierre Filmes pic.twitter.com/ws1kkRlEmN
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 19, 2023
Número de estrangeiros trava investidas
Mas o São Paulo teve, sim, um “problema” por conta do excesso de atletas nascidos fora do país. O clube já deixou de avançar por ao menos dois jogadores monitorados pelo departamento de futebol para a próxima temporada. Um deles é Mastriani, artilheiro da Copa Sul-Americana, com nove gols, pelo América-MG.
Outro alvo no radar do São Paulo é Mateo Gamarra, zagueiro paraguaio titular do Olimpia. O departamento de análise de mercado do clube tem o defensor em sua lista de observações. Mas o São Paulo sequer cogitou fazer uma investida por ele justamente porque conta com três zagueiros estrangeiros no elenco – Alan Franco, Arboleda e Ferraresi.
Os estrangeiros do elenco do São Paulo
- Alan Franco – zagueiro (argentino)
- Arboleda – zagueiro (equatoriano)
- Ferraresi – zagueiro (venezuelano)
- Gabriel Neves – volante (uruguaio)
- Jhegson Méndez – volante (equatoriano)
- Galoppo – meia (argentino)
- James Rodríguez – meia (colombiano)
- Michel Araújo – meia (uruguaio)
- Calleri – atacante (argentino)
Méndez deve deixar o clube
Não bastasse o excesso de estrangeiros, o São Paulo conta com a maioria deles para 2024. A exceção fica por conta de Jhegson Méndez, que deve deixar o clube. O volante cercado de expectativa no início do ano, após defender a seleção do Equador na Copa do Mundo do Catar, em 2022. E até teve bom momento sob o comando de Rogério Ceni. Mas perdeu totalmente espaço com a chegada de Dorival Júnior.
Do Mundial ao ostracismo, Méndez soma apenas cinco jogos com o atual treinador. Ele atuou pela última vez na goleada por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque. Dorival disse em entrevista recente que pretende dar chances ao equatoriano e o elogiou por sua conduta e profissionalismo no dia a dia de trabalhos. Mas isso não significa que ele terá espaço, de fato, em 2024. O São Paulo terá de negociá-lo, já que o contrato vai até o fim de 2025.
– Méndez, é uma verdade, um dos jogadores que eu menos dei oportunidades, muito pela nossa formação de meio-campo. Mas é um profissional muito sério, muito dedicado. Temos que reconhecer isso em algum momento também – afirma Dorival.
São Paulo já tem dois reforços para 2024
Por enquanto, o São Paulo “fugiu” de alvos estrangeiros no mercado e já acertou duas contratações para 2024. A última delas é Luiz Gustavo. Ainda resta a oficialização, mas o volante de 36 anos tem um acordo alinhado com o clube e deve fazer exames médicos nos próximos dias para a assinatura do contrato até dezembro do próximo ano. O jogador estava sem clube desde julho desse ano, quando terminou o vínculo com o Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Além dele, o São Paulo tem um reforço que, este sim, já assinou contrato com o clube. A primeira contratação para 2024 foi feita ainda no mês de julho, quando o clube firmou um pré-contrato com o atacante Erick, do Ceará, por três temporadas, até o final de 2027. Velho conhecido de Dorival, o atacante foi o grande destaque do Vozão em 2023. São 18 gols e 13 assistências em 52 jogos. O jogador já foi liberado pelo clube cearense e se apresentará ao São Paulo a partir do início da pré-temporada de 2024.
Próximos jogos do São Paulo:
- Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
- São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view).