Febre de lesões da Data Fifa chega ao Santos e pode tirar Rincón de reta final do Brasileirão
Capitão do Santos, Rincón é mais uma 'vítima' da Data Fifa e desfalca o clube na próxima rodada do Brasileirão; volante pode perder a reta final do campeonato
A febre de lesões na Data Fifa também chegou ao elenco do Santos. Nesta segunda-feira, o volante Tomás Rincón passou por exames no departamento médico da seleção venezuelana, que constatou uma lesão muscular na região posterior da coxa direita. O jogador já iniciou o tratamento na Venezuela e retorna ao CT Rei Pelé na terça-feira (21), onde será reavaliado.
Segundo apurou a Trivela, a distensão muscular do jogador não foi tão grave, mas ainda assim deve tirá-lo da partida contra o Botafogo, próximo adversário do Peixe, no dia 26, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, ainda o tempo exato de recuperação do volante ainda é incerto, uma vez que ele passará por novos exames. Ou seja, não está descartada a possibilidade de que ele perca mais jogos da reta final do Brasileirão.
No pior dos cenários, Rincón só retornaria em duas ou três semanas. A rodada final será no dia 6 de dezembro, de acordo com o calendário divulgado pela CBF.
A notícia é preocupante para o técnico Marcelo Fernandes, que tem em Rincón uma peça fundamental na luta contra o rebaixamento para a Série B. Por sua experiência e espírito de liderança, o venezuelano de 35 anos, contratado na janela de julho, tem sido titular absoluto no elenco e usado a braçadeira de capitão.
Pela frente, o time alvinegro tem o Botafogo e outros três adversários difíceis até a última rodada: Fluminense, Athletico-PR e Fortaleza. No momento, a equipe santista tem 42 pontos na tabela, apenas quatro à frente do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Bahia (38). Ou seja, precisa vencer para deixar para trás de vez as chances de queda.
Outro ponto que também vale o destaque é a busca pela vaga na Copa do Brasil, uma vez superado o “fantasma da Série B”. Se vencer os próximos compromissos, o Alvinegro ainda pode sonhar com essa classificação, apesar das chances serem remotas matematicamente falando.
Rincón é mais uma “vítima” da Data Fifa
Rincón sentiu dores durante o empate sem gols entre Venezuela Equador, na última quinta-feira, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida foi muito física e de pouco futebol, o que propiciou um festival de cartões amarelos. O volante venezuelano não escapou das truculentas disputas de bola e acabou lesionado. Ele nem viajou com a seleção venezuelana para a próxima partida contra o Peru, último colocado da tabela das Eliminatórias, nesta terça-feira (21), às 23h (horário de Brasília).
Aliás, o volante é só mais uma “vítima” da Data Fifa. Isso porque a pausa de seleções já rendeu muitos contundidos e inúmeras dores de cabeça aos clubes ao redor do mundo. Erling Haaland, Vinícius Júnior, Gavi, entre outros, vão voltar para suas equipes para se recuperar.
Gavi é o caso mais grave da pausa Fifa até o momento. O meio-campista do Barcelona, de apenas 19 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito em partida pela seleção espanhola nas Eliminatórias da Eurocopa. O jogador vai perder o restante da temporada da La Liga. Caso a recuperação demore mais do que seis meses, algo que pode acontecer neste tipo de lesão, ele será desfalque para a própria Espanha na Eurocopa e nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.