Santos tenta recuperar lesionados na data Fifa para encarar reta final do Brasileirão
Santos quer aproveitar o período de Data Fifa para agilizar a recuperação dos lesionados para o final do Brasileirão
Com a chegada de mais uma data Fifa para a realização de duas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Santos, que irá se reapresentar na próxima quinta-feira (16), terá exatamente dez dias de trabalho no CT Rei Pelé antes de entrar em campo para encarar o Botafogo, que acertou a contratação do técnico Tiago Nunes, no estádio Nilton Santos. A partida será disputada no próximo dia 26, às 16 horas (horário de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, o torcedor vive a expectativa para o retorno de alguns dos jogadores lesionados.
A vitória no clássico não veio, mas a nação santista segue fazendo história. ?? pic.twitter.com/0l3V5wz91C
— Santos FC (@SantosFC) November 13, 2023
Principalmente dos titulares Dodô e João Basso, além do colombiano Morelos, que foi contratado para ser uma boa opção no elenco.
Deste trio, a tendência é que apenas o lateral-esquerdo Dodô fique à disposição do técnico Marcelo Fernandes diante do Alvinegro carioca.
Em fase final de recuperação de um desconforto no joelho esquerdo, o jogador, que tem sido improvisado como zagueiro, será avaliado nos dias seguintes à reapresentação do elenco. Caso não se queixe de dores, será a principal novidade na equipe para a próxima rodada.
Diante do possível retorno de Dodô, o treinador poderá voltar a usar o 3-5-2 com a linha defensiva composta por Messias, Joaquim e Dodô. Esse, de acordo com o próprio Marcelo Fernandes, foi o esquema ao qual os seus jogadores melhor se encaixaram nessa reta final de Brasileirão.
João Basso pode voltar após a data Fifa?
Com uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda, sofrida no início do clássico com o Corinthians, na Neo Química Arena, em 29 de outubro, o zagueiro João Basso ainda não tem uma data definida para voltar a jogar pelo Santos.
Em tratamento, o defensor tem chances de atuar em algum dos jogos restantes do campeonato, mas essa possibilidade é analisada com cautela para que ele não prejudique o time e agrave ainda mais a lesão.
Qual é a situação de Morelos?
O atacante Alfredo Morelos vive situação parecida com a de Basso. O colombiano sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita em um treinamento há pouco mais de um mês, mas, assim como o zagueiro, ainda não tem uma data para voltar às atividades.
A situação de Morelos, no entanto, é um pouco mais grave e a chance de ele não atuar mais nesta temporada é real.
Contratado em setembro deste ano sob grande expectativa após uma passagem de sucesso pelo Rangers, da Escócia, o colombiano não conseguiu emendar uma sequência de jogos pelo Santos. Até o momento, foram apenas duas partidas com a camisa alvinegra, diante de Cruzeiro e Palmeiras, e somente 81 minutos em campo.
Concorrentes de ataque têm correspondido
A ausência de Morelos, contudo, tem sido pouco sentida, porque Marcos Leonardo e Julio César Furch têm dado conta do recado. O Menino da Vila, que entrou no radar do Bayern de Munique, da Alemanha, é o quarto principal artilheiro do Brasileirão, com 13 gols marcados, enquanto o experiente centroavante argentino virou uma espécie de talismã alvinegro.
Furch tem três gols marcados pelo Santos e todos eles garantiram vitórias apertadas para o Peixe sobre Grêmio, Bahia e Goiás.
E os gols da dupla são aguardados com ansiedade pelo torcedor santista. Com 42 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, o Peixe ocupa a 14ª colocação na tabela e precisa de mais uma vitória nos quatro compromissos que ainda restam para espantar definitivamente o fantasma da Série B.