Representantes de Marcos Leonardo, do Santos, se reúnem com Bayern de Munique em evento em Lisboa
Enviados do Bayern de Munique aproveitaram o TransferRoom Summit de Lisboa para conversar sobre Marcos Leonardo
Reunido com a Seleção Brasileira pré-olímpica para um período de treinamentos em São Paulo, o centroavante Marcos Leonardo parece viver as últimas semanas como jogador do Santos. Presente no primeiro dia do TransferRoom Summit de Lisboa, em Portugal, onde estão mais de 280 convidados, entre agentes e representantes de clubes de 40 países, inclusive do Brasil, a Trivela apurou que o nome do Menino da Vila esteve em pauta nas mesas de negociação.
Conforme as informações obtidas pelo site, mais de 10 clubes da Premier League já fizeram algum tipo de contato com o staff de Marcos Leonardo, que também se sentou com representantes do Bayern de Munique nesta segunda-feira. O nível de avanço da conversa entre brasileiros e alemães é incerto.
The best photos as a record-breaking number of football decision makers kickstart their winter transfer business. 📸#TransferRoomSummit pic.twitter.com/RG0cBwLZpp
— TransferRoom (@transferroom) November 13, 2023
Ao longo do encontro em Portugal, dirigentes do Gatalasaray, da Turquia, também solicitaram contato com os responsáveis pela carreira do atacante do Santos. O pedido foi aceito sem grande entusiasmo, percebeu a reportagem da Trivela.
Marcos Leonardo ainda pode ir para a Roma?
Na última janela de transferências, a Roma, da Itália, enviou uma proposta oficial ao Santos para comprar Marcos Leonardo. A oferta não foi aceita pelo presidente do Peixe, Andres Rueda, que não concordou em perder dois centroavantes simultaneamente, uma vez que o jovem Deivid Washington foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra, por 15 milhões de euros.
A recusa por parte do Santos irritou o jogador, que ficou uma semana sem participar dos treinamentos no CT Rei Pelé. A justificativa de Marcos Leonardo, à época, foi a de que Rueda havia prometido lhe vender para a Europa no meio de 2023. Com o Santos na zona de rebaixamento e sem a diretoria ceder, o centroavante aceitou voltar aos trabalhos mesmo incomodado com a postura do mandatário alvinegro.
Diante da situação, a Roma foi ao mercado e contratou o belga Romelu Lukaku por empréstimo do Chelsea. Além disso, o clube italiano vive a expectativa de contar com o retorno do inglês Tammy Abraham, que se recupera de uma grave lesão no joelho direito.
Com a Roma bem servida no ataque, é possível que Marcos Leonardo e seus empresários nem retomem as conversas com o clube italiano, em janeiro, quando abre a próxima janela de transferência, mesmo o jogador seguindo na lista de desejos do técnico José Mourinho. A justificativa para isso seria a de que Marcos Leonardo poderia não ter muito espaço para jogar com frequência, ainda que como opção no banco de reservas num primeiro momento, também apurou a Trivela ao longo do encontro.
Ingleses sonham com Marcos Leonardo
Durante o TransferRoom Summit é possível notar o interesse dos clubes ingleses em Marcos Leonardo. Considerando todo o período em que o centroavante despontou na equipe profissional do Santos, mais de dez clubes da Premier League já realizaram algum tipo de contato com o estafe do atleta. Entre eles aparecem Brighton, Nottingham Forest, Brentford, Chelsea, West Ham, Newcastle e Southampton, que tentou comprá-lo em dezembro do ano passado.
Segundo o apurado no evento, o Peixe se mostrou interessado em vendê-lo ao Southampton, mas o jogador, a família e os seus empresários entenderam que não seria um projeto interessante para o desenvolvimento da sua carreira.
Algum clube fez proposta recentemente?
Desde o imbróglio envolvendo a Roma, Marcos Leonardo não recebeu novas propostas oficiais. Após o fechamento da última janela de transferência para o mercado europeu, em setembro, o que realmente ocorreu foram diversas conversas e telefonemas.
O valor pedido para o clube que quiser tirar Marcos Leonardo da Vila Belmiro é de 18 milhões de euros (R$ 94,5 milhões na cotação do dia). Depois de não cumprir a palavra para o jogador, Rueda assinou uma obrigação de venda para a próxima janela. Os detalhes dessa obrigação de venda, como forma de pagamento e percentual a ser negociado, são mantidos em sigilo por ambas as partes.
À procura do melhor destino para Marcos Leonardo
Na mira de diferentes clubes europeus, Marcos Leonardo vive um bom momento individual no Campeonato Brasileiro. Com 13 gols marcados, ele é o quarto principal artilheiro da competição, atrás de Paulinho, do Atlético-MG, com 17, Tiquinho Soares, do Botafogo, com 16, e Luis Suárez, com 14.
Enquanto tenta subir no ranking de artilheiros do campeonato para ajudar o Santos a acabar com qualquer risco de rebaixamento, Marcos Leonardo, por meio dos seus empresários, aguarda o melhor projeto para decidir o seu futuro a partir da próxima temporada.
O que é o TransferRoom?
Trata-se de uma espécie de “Tinder” do Mercado da Bola, em que empresários, clubes e agentes de jogadores do mundo todo fazem negócios. O TransferRoom Summit, encontro da plataforma, coloca os usuários frente a frente em uma espécie de “encontro às cegas”.