Brasileirão Série A

Como foi o trabalho de Tiago Nunes, novo técnico do Botafogo, no Sporting Cristal, do Peru

Futuro técnico do Botafogo, Tiago Nunes viveu bons momentos no Sporting Cristal, mas teve final de temporada frustrante no Peru

Futuro técnico do Botafogo, Tiago Nunes viveu um 2023 diferente. Perto de assinar o contrato para comandar o Glorioso nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o treinador estava no Sporting Cristal, do Peru, desde o começo da temporada. Lá, o profissional viveu bons momentos, mas terminou a passagem pelo clube peruano de maneira frustrante – justamente o que ele vai tentar evitar nos últimos cinco jogos do Botafogo, que acabou de perder a liderança do Brasileirão, mas ainda briga pelo título.

Contratado ainda no fim de 2022, Tiago Nunes já começou o ano passando tendo que encarar a difícil missão de passar por duas fases prévias da Copa Libertadores para chegar na fase de grupos. E teve sucesso. Primeiro, eliminou o Nacional, do Paraguai. Depois de levar 2 a 0 no jogo de ida, aplicou uma goleada por 5 a 1, em Lima.

Na terceira fase, encarou o tradicional Huracán, da Argentina. No primeiro jogo, fora de casa, ficou no empate em 0 a 0. Na volta, no Peru, venceu por 1 a 0, com um gol no fim, em uma partida emocionante. O sorteio da fase de grupos acabou sendo um pouco ingrato e o time de Tiago Nunes caiu no mesmo grupo de Fluminense, River Plate e The Strongest. Ainda assim, os peruanos conseguiram fazer um fase de grupos digna, terminando com 8 pontos, na terceira colocação.

Aí, começaram a vir as decepções. Nos playoffs da Copa Sul-Americana, o Sporting Cristal foi eliminado pelo Emelec, do Equador. No Peru, o Sporting perdeu por 1 a 0 e, na volta, em Guayaquil, ficou no empate em 0 a 0. No Apertura peruano, o time de Tiago Nunes fez boa campanha, mas ficou na segunda colocação, atrás do Alianza Lima.

No segundo semestre, no Clausura, o time do técnico brasileiro começou bem e liderou em boa parte da competição. Mas deixou a primeira colocação a poucas rodadas do fim e terminou apenas na quarta colocação, três pontos atrás do Universitário, que acabou campeão ao bater o Alianza Lima na final. Mas, pelo desempenho geral, Tiago Nunes conseguiu classificar o Sporting Cristal mais uma vez para as fases prévias da próxima Copa Libertadores.

– Se o torcedor vai sentir saudade? Acho que é dividido, 50%, 50%. Não creio que todos vão sentir saudade pela maneira como terminou o Campeonato – afirmou o jornalista Anderson Lopez, da Rádio Ovación, de Lima.

Números de Tiago Nunes no Sporting Cristal

  • Jogos: 47
  • Vitórias: 22
  • Empates: 18
  • Derrotas: 7
  • Gols marcados: 78 (1,6 por jogo)
  • Gols sofridos: 45 (0,9 por jogo)
Tiago Nunes decepcionou na Copa Sul-Americana e no Campeonato Peruano (Foto: Divulgação/Sporting Cristal)

Tiago Nunes deixou boa impressão, mas sentimento de frustração

Pelos títulos conquistados com o Athletico-PR e por ter passado por clubes como Grêmio e Corinthians, Tiago Nunes chegou com boas expectativas no Peru. Mas os resultados e o desempenho do time acabaram decepcionando a torcida. Ainda assim, a ideia do Sporting Crital era manter o treinador para o próximo ano. Para a imprensa, a avaliação foi positiva.

– O Tiago Nunes foi um dos melhores técnicos que chegou aqui ao Peru, sinceramente, porque implementou uma ideia, mas não com todos os jogadores. Mas deixou uma boa impressão na forma de trabalhar. Recuperou bastante os jogadores. Não foi bem na Copa, mas não é culpa dele, teve lesões. Mas deixou uma boa impressão – afirmou o jornalista Anderson Lopez, da Rádio Ovación, de Lima.

Tiago Nunes também teve problemas com o próprio elenco do Sporting Cristal logo no começo da sua passagem. Em abril, ele chegou a deixar a cargo à disposição da diretoria, mas foi mantido no cargo. De acordo com o próprio treinador, os atletas “não entendiam tanto essa cobrança precoce”, e ele acabou discutindo com algumas lideranças do clube, como o lateral Yotún, da seleção peruana e que já passou pelo Vasco.

– Também teve o caso de indisciplina de alguns jogadores, por temas pessoais. Ele tentou cuidar do tema. Mas os jogadores não queriam ninguém. Tentou mostrar um nível “top” na Libertadores, mas terminou sendo um fracasso porque alguns jogadores não o entenderam – disse o jornalista.

Além disso, a falta de contundência do time também incomodou parte da torcida. De acordo com o jornalista peruano, a equipe de Tiago Nunes costumava ter dificuldade nos jogos em casa. E, pela tradição da equipe, os torcedores cobravam melhores resultados.

– Até nos partidos que jogava de local, o Cristal era sempre superior, mas não terminava se consolidando. Salvo quando era uma equipe pequeno e goleava, aí, sim, o torcedor aplaudia. Mas quando era um resultado de 1 a 0, ou de 2 a 0, 2 a 1, marcadores ajustados, não gostavam. Mas Cristal agarrou um costume, que sempre tem que ganhar todas as partidas por goleada, por 3 ou 4 gols – completou o Anderson Lopez.

Como jogava o Sporting Cristal de Tiago Nunes

No Sporting Cristal, Tiago Nunes tinha um time que tentava controlar os jogos com posse de bola, mas com um ataque objetivo, usando principalmente os lados do campo. Além disso, se notabilizou por usar uma linha de três zagueiros na defesa.

– Ele sempre tentou jogar com três na zaga e dois laterais, Lora pela direita e pela esquerda costumava jogar com um zagueiro. Era uma equipe que controlava, tinha a bola, mas na parte final não consolidava e não convencia o torcedor. Teve o reforço do Brenner Marlos, que um dia ajudava, outro não, e a lesão o freou. Tinha o (zagueiro) Ignacio que ajudou muito e foi um dos melhores do Campeonato – afirmou o jornalista peruano.

Tiago Nunes começa a trabalhar na quarta-feira

Tiago Nunes já era um técnico observado pelo Botafogo de olho na próxima temporada. Mas, com a sequência de resultados ruins com Lúcio Flávio, o clube adiantou as conversas e acertou a contratação do treinador na última sexta-feira. Ele já estava no Brasil desde o fim da temporada peruana. Gaúcho, ele estava com a família no Rio Grande do Sul e desembarcou no Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira.

Agora no Rio de Janeiro, ele vai assinar o contrato e deve ser anunciado nesta terça-feira. Mas Tiago Nunes só deve começar a trabalhar, de fato, na quarta-feira, quando os jogadores se reapresentam depois de dois dias de folga. O primeiro compromisso do treinador será contra o Fortaleza, no dia 23 de novembro, no Castelão.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo