Brasileirão Série A

Santos inicia preparação para acabar com risco de queda e afundar o Botafogo de vez

Santos começa a sua preparação de dez dias para encarar o Botafogo daqui a dez dias

Após três dias de descanso, o Santos se reapresenta nesta quinta-feira (16), no CT Rei Pelé, e inicia a sua preparação para o confronto do próximo dia 26, diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos. Desta forma, Marcelo Fernandes terá exatamente dez dias para estudar e surpreender o técnico Tiago Nunes, que fará a sua estreia no comando da equipe carioca diante do Peixe. De volta ao Brasil depois de comandar o Sporting Cristal, do Peru, o treinador é a última cartada botafoguense para se manter na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Sabedor do momento delicado do adversário, a comissão técnica do Santos quer aproveitar a pausa na competição por conta da data Fifa para fazer os ajustes necessários e praticamente colocar fim nos planos do Botafogo dentro do campeonato. Líder do Brasileirão por exatamente 30 rodadas, a equipe carioca não vence há seis partidas, amargou duas viradas inacreditáveis para Palmeiras e Grêmio, e acabou ultrapassado pelo Alviverde.

Nesta quinta-feira o técnico Marcelo Fernandes terá um posicionamento do departamento médico do Santos sobre as condições médicas do lateral-esquerdo Dodô, que não atuou nos últimos compromissos em razão de dores no joelho esquerdo. O retorno do atleta é aguardado sob grande expectativa, pois permitirá ao Peixe voltar a atuar no 3-5-2.

Santos sonha com os 45 pontos no Rio

Se vencer, o Santos, além de aumentar a crise no Botafogo, poderá respirar aliviado em relação ao risco de rebaixamento. Com 42 pontos, o triunfo na Cidade Maravilhosa irá significar a conquista dos tão sonhados 45 pontos, que darão ao torcedor santista o direito de aproveitar as últimas três rodadas para sonhar com a classificação à próxima edição da Copa Sul-Americana.

Peixe precisa conter o fato novo do Botafogo

Pressionado pela própria torcida, que começa a perder as esperanças na conquista do título, o Botafogo chegará para o confronto com o Santos motivado pela chegada do novo treinador. Apesar disso, é fato que nesses período livre para treinamentos, o técnico Tiago Nunes não conseguirá mudar drasticamente as ideias de jogo dos seus novos comandados.

Ainda assim, para evitar surpresas, é importante Marcelo Fernandes e seus auxiliares analisarem alguns jogos do Sporting Cristal para saber quais armas o Botafogo pode tentar usar sob o comando do novo treinador.

Por lá, ele, que não é um revolucionário do futebol, costumava alternar o 4-3-3 com 3-4-3, e isso o fez viver bons momentos. Porém, a experiência terminou de maneira frustrante perdendo a liderança do campeonato nacional a poucas rodadas do fim e terminando a competição em quarto lugar.

No Sporting Cristal, Tiago Nunes tinha um time que tentava controlar os jogos com posse de bola, mas com um ataque objetivo, usando principalmente os lados do campo. Além disso, se notabilizou por usar uma linha de três zagueiros na defesa.

Histórico de Tiago Nunes em clubes brasileiros

Com uma boa passagem pelo Athletico-PR, onde conquistou a Copa Sul-Americana de 2018 e a Copa do Brasil de 2019, Tiago Nunes deixou o Brasil em baixa após trabalhos sem brilho no Corinthians, Grêmio e Ceará, que foram todos interrompidos antes do término do vínculo.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna
Botão Voltar ao topo