Santos esquece 7 a 1 e embala para se distanciar do Z4 com marca impressionante
Com cinco pontos de vantagem para o Z4, Santos é o time há mais tempo sem perder neste momento do Brasileirão
O empate por 0 a 0 com o São Paulo, neste domingo (12), na Vila Belmiro, frustrou parte da torcida do Santos que queria a vitória para afugentar o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Agora com 42 pontos, o Peixe é o 14º colocado na tabela e tem cinco pontos de vantagem para o Cruzeiro, que é o primeiro time do Z4. Apesar de decepcionante, o resultado contra o Tricolor paulista serviu para o Alvinegro manter a maior invencibilidade do momento na competição.
Já foram 34 e olha como a briga tá boa… chegou ela: A TABELAAAA! pic.twitter.com/UZw6wpzEBg
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) November 13, 2023
Assim como o Atlético-MG, o Santos se encontra há seis rodadas sem derrotas. Os comandados de Marcelo Fernandes vêm de três empates e três vitórias. O Peixe não sabe o que é perder desde o fatídico 7 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio.
O desempenho do Galo nessa sequência de seis partidas é um pouco melhor. Os mineiros desfrutam de quatro vitórias e dois empates neste período de invencibilidade.
Com uma campanha ruim desde o início do Brasileirão, onde a 7ª posição, na 6ª rodada, foi a colocação mais relevante que alcançou, o Santos vive atualmente o seu melhor momento na competição.
Qual é a sequência invicta do Santos?
- Santos 2×1 Coritiba – Vila Belmiro
- Corinthians 1×1 Santos – Neo Química Arena
- Flamengo 1×2 Santos – Mané Garrincha
- Santos 0x0 Cuiabá – Vila Belmiro
- Goiás 0x1 Santos – Hailé Pinheiro
- Santos 0x0 São Paulo – Vila Belmiro
O Santos ainda corre risco de rebaixamento?
Essa sequência de invencibilidade contribuiu consideravelmente para que o Santos, a quatro jogos do fim do Brasileirão, esteja muito perto de zerar qualquer risco de queda para a Série B. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a atual possibilidade de o Peixe cair é de apenas 3,3%.
Para colocar fim em qualquer ameaça, o Santos precisa conquistar mais três ou quatro pontos nos seguintes jogos:
- Botafogo x Santos – Nilton Santos
- Santos x Fluminense – Vila Belmiro
- Athletico-PR x Santos – Arena da Baixada
- Santos x Fortaleza – Vila Belmiro
Santos encontra equilíbrio defensivo
Além da sequência de seis jogos sem derrotas, o Santos pode finalmente comemorar um equilíbrio defensivo. Depois de sofrer gols em 21 partidas seguidas, o Peixe parece ter encontrado uma organização e não é vazado há três rodadas. E isso, além de determinante para a invencibilidade, é significativo para a equipe que tem a terceira pior defesa do Brasileirão, com 55 gols sofridos.
O Santos só não sofreu mais gols do que o América-MG, já rebaixado, com 71 gols sofridos, e o Coritiba, penúltimo colocado, que viu os adversários balançarem as suas redes em 67 oportunidades.
Descanso de três dias no CT Rei Pelé
Em razão da recente maratona de jogos, com três partidas em seis dias, o elenco do Santos terá três dias de folga antes de começar a trabalhar pensando no confronto contra o Botafogo, às 16 horas (horário de Brasília), do próximo dia 26 de novembro, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Esse período de folga será possível por conta da data Fifa, em que a Seleção Brasileira fará dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Colômbia, em Barranquilla, nesta quinta-feira (16), e Argentina, no Maracanã, no próximo dia 21.