Brasileirão Série A

Ao entrar na roda para o Fluminense, Santos atinge a marca de 10 derrotas vexatórias no ano

Santos empilha derrotas sofrendo três ou mais gols desde o Campeonato Paulista deste ano

Além de manter o Santos ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, na noite desta quarta-feira (29), na Vila Belmiro, fez aumentar o número de vexames do Peixe nesta temporada. Considerando todas as competições do ano, o Alvinegro atingiu a marca de dez jogos em que perdeu sofrendo três ou mais gols. O estádio alvinegro, que antes era um trunfo para a equipe, foi palco para três dessas partidas, que não podem, mas parecem estar sendo normalizadas.

Com 43 pontos conquistados, o Santos é o 15º colocado e tem dois de vantagem para o Bahia, que é o 17º e abre o temido Z4. A competição tem mais duas rodadas para ser disputada e o Peixe, para depender apenas de si, precisa vencer um dos dois compromissos que serão diante do Athletico-PR, na Ligga Arena, e Fortaleza, na Vila Belmiro.

Derrotas vexatórias começaram no Paulistão

As atuações decepcionantes que resultaram em derrotas com placares a serem considerados vexatórios começaram ainda no Campeonato Paulista. Depois de ser facilmente derrotado por Palmeiras e São Paulo, ambos no Morumbi, por 3 a 1, em partidas da primeira fase em que a diferença técnica para os rivais saltou aos olhos, o Santos, sob comando de Odair Hellmann, chegou na última rodada do Estadual com chances de classificação aos mata-matas.

Para isso, bastava vencer o Ituano, no Novelli Júnior em Itu. Porém, o que se viu em campo foi um passeio dos donos da casa, que venceram o Peixe por 3 a 0 e desperdiçaram oportunidades de aumentar esse placar.

Santos sofre no Campeonato Brasileiro

Eliminado no Paulistão, o Santos viu no Campeonato Brasileiro situações semelhantes se repetirem. A primeira delas, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 13ª rodada, quando, já com Paulo Turra no comando, foi superado pelo Cuiabá por 3 a 0. Foi a primeira vez na história que o Dourado venceu um jogo de Série A por três de diferença.

Mais tarde, na 15ª rodada, foi a vez do São Paulo golear o Peixe por 4 a 1, no Morumbi, em um confronto que ficou marcado pelo primeiro gol de Alexandre Pato na atual temporada pelo Tricolor paulista. Atualmente ele tem dois.

Em seguida, o Fortaleza, no fechamento do 1º turno, aproveitou toda instabilidade alvinegra para também golear o Santos, na Arena Castelão, por 4 a 0. O duelo representou a estreia de Diego Aguirre como técnico do Peixe.

As amargas derrotas dentro da Vila Belmiro

Como se não bastasse toda a fragilidade apresentada como visitante, o Santos passou a envergonhar o seu torcedor dentro da Vila Belmiro. E o Cruzeiro, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, se divertiu no mítico estádio alvinegro vencendo os comandados de Marcelo Fernandes, na 23ª rodada, por 3 a 0.

Uma das sensações do Brasileirão, o Red Bull Bragantino, na 27ª rodada, também deixou a sua marca na Vila Belmiro. Com uma atuação leve e envolvente, o time do técnico Pedro Caixinha colocou o Santos na roda e, aos 2 minutos do segundo tempo, vencia a partida por 3 a 0, em um confronto que terminou com o placar de 3 a 1.

Santos é humilhado pelo Internacional

O pior ainda estava por vir. E veio no dia 22 de outubro, no Beira-Rio, diante do Internacional, na 28ª rodada. Completamente apático, o Santos foi humilhado pelo Colorado, que venceu por 7 a 1 e construiu a maior goleada desta edição do Brasileirão.

Depois do atropelamento em Porto Alegre, o Santos encontrou uma estabilidade e sustentou uma sequência de sete jogos sem derrotas. Essa série, porém, foi quebrada nesta quarta-feira (29) pelo Fluminense, que, assim como já havia feito o Red Bull Bragantino, colocou o Peixe na roda dentro da Vila Belmiro.

As 10 derrotas vexatórias do Santos em 2023

  • Palmeiras 3 x 1 Santos – Morumbi – Campeonato Paulista
  • São Paulo 3 x 1 Santos – Morumbi – Campeonato Paulista
  • Ituano 3 x 0 Santos – Novelli Júnior – Campeonato Paulista
  • Cuiabá 3 x 0 Santos – Arena Pantanal – Campeonato Brasileiro
  • São Paulo 4 x 1 Santos – Morumbi – Campeonato Brasileiro
  • Fortaleza 4 x 0 Santos – Arena Castelão – Campeonato Brasileiro
  • Santos 0 x 3 Cruzeiro – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro
  • Santos 1 x 3 Red Bull Bragantino – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro
  • Internacional 7 x 1 Santos – Beira-Rio – Campeonato Brasileiro
  • Santos 0 x 3 Fluminense – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro

Santos sofreu 36 gols em 10 jogos

Se colocarmos os 10 jogos vexatórios do Santos no ano na ponta do lápis, vamos ver que a equipe tomou 36 gols. Isso representa uma média de 3,6 gols sofridos por partida. Nesse mesmo recorte, foram feitos somente cinco gols.

Com mais dois compromissos na atual temporada, o torcedor espera que nenhum outro resultado do gênero engrosse essa vergonhosa lista de 2023.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna
Botão Voltar ao topo