Brasileirão Série A

O importante retorno que o Grêmio pode ter para o último jogo da temporada

Recuperado de lesão muscular, João Pedro pode retornar ao time do Grêmio contra o Fluminense, resolvendo o problema que foi ter Fábio na lateral direita nos últimos três jogos

O Grêmio pode ter um importante retorno para o último jogo da temporada, nesta quarta-feira (6), às 21h30min, contra o Fluminense, no Maracanã, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral direito João Pedro está recuperado de lesão muscular e voltou a treinar normalmente com bola.

João Pedro sentiu fisgada na parte posterior da coxa direita e precisou ser substituído por Fábio logo aos 11 minutos da derrota para o Corinthians, no dia 12 de novembro. Dois dias depois, o Grêmio confirmou lesão muscular de grau 2 do lateral titular. Na época, a Trivela informou que a previsão de recuperação era de 20 dias. Ou seja: o retorno poderia acontecer na última rodada do Brasileirão, o que deve se confirmar.

João Pedro vive melhor temporada da carreira no Grêmio

Essa volta de João Pedro é importante tanto pelo bom desempenho apresentado por ele nesta temporada, quanto pela debilidade de Fábio. Lateral de força, João Pedro se destacou pelas conduções, arrancadas e chegadas ao ataque. Tanto é que marcou três gols no Campeonato Brasileiro — os das vitórias sobre Santos e Palmeiras, e na derrota no clássico Gre-Nal do Beira-Rio.

Além disso, João Pedro conseguiu atuar com regularidade, o que raramente aconteceu em carreira prejudicada pelas lesões. Por mais que tenha sofrido dois problemas musculares, 2023 foi o ano em que o lateral mais atuou na carreira. As 43 aparições nesta temporada superam com folga as 29 de 2017, pela Chapecoense.

João Pedro pelo Grêmio

  • 43 jogos
  • 3 gols
  • 2 assistências

Fábio apresenta fragilidades físicas e defensivas

Fábio também sofre problemas clínicos com frequência. Somente no primeiro semestre deste ano, foram quatro lesões. Nos dois últimos jogos, nas vitórias sobre Goiás e Vasco, precisou ser substituído precocemente por conta de pancadas. O zagueiro Gustavo Martins entrou improvisado no intervalo da partida contra os goianos, e aos 29 minutos do primeiro tempo diante dos cariocas.

Fábio em ação durante o jogo entre Grêmio e Vasco. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

Mas o agravante, no caso de Fábio, é técnico. Além de apresentar muitas dificuldades defensivas, ele tem baixo aproveitamento nos cruzamentos, considerando que é um lateral que se posta mais aberto do que João Pedro, que envereda mais por dentro.

Fábio pelo Grêmio

  • 26 jogos
  • Nenhum gol
  • 3 assistências

Dúvida para enfrentar o Fluminense

Apesar disso, o técnico Renato Portaluppi revezou os dois durante boa parte da temporada, alegando preservação de João Pedro, e por se tratarem de laterais de nível próximo, de acordo com o treinador. Dessa forma, a dúvida persiste para o jogo contra o Fluminense. A condição física dos dois será determinante para a escolha.

Gustavo Martins fica como a terceira alternativa. O zagueiro, campeão dos jogos Pan-Americanos com a Seleção Brasileira, vem se caracterizando pela versatilidade nesta temporada, já que também atuou como primeiro volante em algumas oportunidades. Enquanto lateral, fica mais posicionado no campo defensivo, quase como um terceiro zagueiro, liberando mais Reinaldo pelo lado esquerdo.

À excessão da lateral direita, escalação do Grêmio não tem muito mistério

A lateral direita é praticamente a única dúvida na escalação do Grêmio para enfrentar o Fluminense. Kannemann retorna após ficar de fora do jogo contra o Vasco devido ao desgaste físico. Ele formará dupla de zaga com Rodrigo Ely, já que Bruno Alves está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

No meio-campo, Carballo volta de suspensão, mas Pepê, preferido de Renato, deve seguir formando dupla de volantes com Villasanti. A provável escalação do Grêmio tem Caíque; João Pedro (Fábio), Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Nathan Fernandes, Cristaldo e Ferreira; Luis Suárez.

Do que o Grêmio precisa para terminar no G-4?

Já classificado para a Libertadores, o Grêmio busca garantir a vaga direta para a fase de grupos nesta última rodada do Brasileirão. Se vencer o Fluminense, classifica sem depender de outros resultados. Se empatar, precisará contar com derrota ou empate do Botafogo, derrota do Flamengo ou derrota do Atlético-MG. Se perder, necessitará de tropeço do Botafogo.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 4ª colocação com 65 pontos
  • 37 jogos, 20 vitórias, 5 empates e 12 derrotas
  • 58% de aproveitamento
  • 60 gols feitos e 54 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo