Brasileirão Série A

Reabilitação no Morumbi, capítulo 3: Atlético-MG busca nova volta por cima contra o São Paulo

Atlético repete cenário de 2023 e quer mesmo final feliz no Morumbi em 2024

Atlético-MG em uma sequência longa e ruim de resultados, precisando de uma vitória a qualquer custo e encarando o São Paulo no Morumbis. Esse roteiro foi visto em 2023 e se repete agora em 2024, com o Galo buscando alcançar o mesmo final.

Em 2023, o Atlético somava 10 partidas sem vitórias. A perspectiva não era nada boa sob o comando de Felipão, e o duelo no Morumbi era visto como muito complicado para o Galo retomar o caminho das vitórias.

Mas, um golaço de falta de Hulk nos minutos iniciais e um pênalti convertido por Pavón, além de uma grande atuação do goleiro reserva Matheus Mendes, garantiram o fim do jejum atleticano e a primeira vitória de Scolari no comando do time.

Agora, o roteiro é bem parecido. São oito jogos do Galo sem vencer, sendo que nos cinco últimos o time sequer marcou gol. Neste sábado, às 21h30, o Atlético terá a oportunidade de acabar com esses problemas no mesmo Morumbi.

No último jogo, contra o Botafogo, o Galo parece ter retomado um pouco da confiança, que claramente estava em baixa anteriormente. Apesar do empate, o Alvinegro segurou o líder do campeonato mesmo com um a menos desde o fim do primeiro tempo.

Para este sábado, Milito só não terá Guilherme Arana dos considerados titulares. O argentino deve mandar a campo o máximo de titulares possíveis, já que todos devem ficar de fora do jogo contra o Juventude na próxima terça (26), que antecede a final da Libertadores.

Capítulo 2 aconteceu em 2024

Não será a primeira vez no ano que o Atlético vai ao Morumbi em baixa. Em agosto, os times se encontraram nas quartas da Copa do Brasil, com o Galo levando a melhor.

O primeiro jogo foi na casa do Tricolor e ocorreu justamente depois do, até então, pior jogo do Atlético no ano, a derrota por 2 a 0 para o Fluminense, no Mineirão. Na ocasião, Milito se mostrou muito abatido e disse que o time tinha que dar um reinício na temporada.

Assim ele fez, e no jogo do Morumbis o Galo abriu mão de suas características ofensivas e focou em se defender, sendo recompensado no fim com o gol da vitória, que acabou sendo também o da classificação.

Atlético mantém longa invencibilidade contra o São Paulo

A classificação na Copa do Brasil com uma vitória e um empate manteve um retrospecto excelente do Atlético contra o São Paulo.

O Galo venceu cinco e empatou quatro dos últimos nove jogos contra o Tricolor, mantendo essa ótima sequência invicta. A última derrota foi no Brasileiro de 2020.

O São Paulo só não é o atual maior freguês do Atlético porque, 10 dias depois, o Galo venceu o Bragantino e ampliou sua invencibilidade para 10 jogos (5V e 5E) contra o time de Bragança Paulista.

Para focar de vez na final da Libertadores

Se retomar o caminho das vitórias, o Atlético afasta qualquer possibilidade de rebaixamento e ainda cola no G7. Os três pontos são importantes visando uma classificação para a Libertadores via Brasileiro.

Além disso, essas questões também ajudam o Galo a voltar seu foco quase total para a final da Libertadores no próximo dia 30, pois acabariam com qualquer tipo de preocupação no Brasileirão.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo