Palmeiras pega Athletico-PR para alcançar ponta do Brasileirão e mexer com psicológico do Botafogo
Franco-atirador pelo título, Palmeiras pode igualar a pontuação do Botafogo, que lidera o Brasileirão desde as primeiras rodadas
O que parecia impossível pode acontecer na noite deste sábado (4), em Barueri. Se vencer o Athletico Paranaense, o Palmeiras vai empatar em número de pontos conquistados com o Botafogo, que chegou a abrir 11 do Alviverde.
O empate, vale ponderar, caso venha, terá contado com uma ajuda da tabela. O Alvinegro, que já tem um jogo a menos que o Palmeiras, por conta do adiamento de seu compromisso contra o Fortaleza, da rodada 29, vai ficar com dois a menos após o apito final no estádio localizado na Grande São Paulo.
Isso porque o jogo do Glorioso na rodada 32 vai acontecer apenas na segunda-feira. O time do presidente John Textor vai a São Januário enfrentar o Vasco, que luta contra o rebaixamento – é atualmente o 17º, com 34 pontos.
Hoje, o Palmeiras tem 56 pontos, contra 59 do clube da Estrela Solitária. Em caso de vitória do Palmeiras, apesar da mesma pontuação, os cariocas ainda serão líderes do torneio. Mesmo com dois jogos a menos, o Botafogo ainda terá uma vitória a mais que o time de Abel Ferreira: 18 a 17.
O peso da aproximação
Para o Palmeiras, sonhar em disputar o título, a essa altura, já é lucro. Depois da eliminação na semifinal da Copa Libertadores, em 5 de outubro, contra o Boca Juniors, o Palmeiras despencou na tabela, tendo perdido quatro jogos em sequência.
A classificação direta para a Libertadores chegou a correr riscos após a derrota do time para o Atlético-MG, obrigando o Palmeiras a fazer uma campanha muito superior ao que vinha entregando para seguir no rumo da vaga. E assim tem sido:
Ao bater o Botafogo, o Palmeiras chegou à sua quarta vitória consecutiva – Coritiba, São Paulo e Bahia vieram antes – mesmo tendo desafios como um Choque-Rei e o confronto com o líder na sua agenda.
Por isso, o Palmeiras joga solto seus compromissos até o fim do Brasileirão. Segundo cálculos da UFMG, a chance de o Palmeiras se garantir entre os seis primeiros do campeonato e se classificar para o torneio sul-americano é de 98,4%. E esse é o grande objetivo do Alviverde.
Já o Botafogo, que vem em queda livre no segundo turno, se vê em uma situação inversa. Considerado por muitos irreversivelmente campeão após a campanha do 1º turno, o Alvinegro vai ter que administrar o baque de ter mais de um time em seu encalço – já que o Red Bull Bragantino chegou aos 55 com o mesmo número de jogos, ao bater o Goiás na quinta-feira (2).
Manter o esquema e improvisar?
O técnico Abel Ferreira vive um dilema para escalar o time contra o Athletico. Sem Murilo e Gómez, suspensos, o ttreinador não tem à disposição jogadores de ofício suficientes para manter o esquema com três zagueiros.
Para o setor, o português tem apenas Luan e Naves, que pouco jogou na temporada. O Cria da Academia fez apenas nove jogos no ano, sendo cinco no Brasileirão – três deles como titular. O último foi na derrota por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, no dia 1º de outubro.
Para manter o trio, Abel terá de decidir entre improvisar Marcos Rocha ou Piquerez, escalar Jailson, que também joga no setor como uma habilidade secundária, ou puxar Michel da base.
Neste ano, Michel tem apenas uma convocação para a equipe profissional: ficou no banco na derrota por 3 a 1 ante o Bolívar, em La Paz, pela estreia da equipe na Libertadores.