Brasileirão Série A

Abel tem quatro opções para manter esquema vencedor do Palmeiras após amarelos contra Botafogo

O técnico do Palmeiras vai fatalmente ter de improvisar se quiser seguir com o esquema que vem dando certo no Brasileiro

Há quatro rodadas, o Palmeiras joga com três zagueiros. E, há quatro rodadas, vence seus jogos atuando bem. Para manter tal esquema contra o Athletico-PR no sábado (4), entretanto, o técnico Abel Ferreira vai ter que quebrar a cabeça.

Na partida que será jogada na Arena Barueri, o Palmeiras não terá Gustavo Gómez e Murilo. Ambos receberam cartões amarelos na vitória épica sobre o Botafogo da última quarta-feira – Murilo, inclusive, ao comemorar o gol da virada por 4 a 3, de sua autoria.

No enxuto elenco do Palmeiras, de ofício, sobraram apenas Luan e Naves para atuar no setor. Abel terá que testar algo diferente, fazer alguma adaptação, para manter o esquema.

O que se sabe de antemão é que o Palmeiras vai entrar enfraquecido em especial no jogo aéreo e até mesmo no ataque. Embora some apenas cinco gols na temporada 2023, contra 11 de 2022, Murilo é sempre preocupante para a defesa adversário nas bolas cruzadas.

É o mesmo caso do capitão Gustavo Gómez. Com seis gols e quatro assistências na temporada, Gómez, além de todo o esforço defensivo e de ataque nas bolas altas, tem também aparecido como uma espécie de segundo lateral pela direita.

À medida que as defesa adversárias se atrapalham com os cinco homens de meio e os dois atacantes do Palmeiras subindo ao ataque ao mesmo tempo, como tem sido, o paraguaio tem aparecido como surpresa para engrossar as fileiras ofensivas.

Brazil Serie A 03/12/23

V

Fluminense

0

Palmeiras

1

Brazil Serie A 30/11/23

V

America MG

0

Palmeiras

4

Brazil Serie A 26/11/23

E

Fortaleza EC

2

Palmeiras

2

Brazil Serie A 12/11/23

V

Internacional

0

Palmeiras

3

Brazil Serie A 09/11/23

D

Flamengo

3

Palmeiras

0

Veja abaixo as quatro opções de Abel:

Marcos Rocha é candidato

Homem de extrema confiança de Abel e segundo capitão na hierarquia, o camisa 2 está acostumado a jogar como zagueiro na fase de construção do Palmeiras – quando o time sai jogando com a bola.

Mas seu posicionamento em outros momentos não é exatamente o de um defensor de área – até mesmo por sua estatura.

Em cruzamentos originados de escanteio, mesmo quando aproveitado como beque, é comum que Rocha se posicione como um lateral, na primeira trave, deixando Mayke, mais alto, atuar como zagueiro, caçando os atacantes adversários.

Jailson ganhou a diretoria por também ser zagueiro

Quando chegou por empréstimo ao Palmeiras em 2022, o volante Jaílson teve como um dos grande argumentos a seu favor o fato de também saber jogar como zagueiro.

Quando começava a mostrar futebol, o camisa 30 acabou se lesionando, em abril do ano passado. Mesmo assim, e também por essa versatilidade, teve seu contrato renovado para este ano, em que pouco foi usado.

Apesar de não ter o carinho e a confiança da torcida, ele tem a credencial para atuar no setor.

Piquerez jogou como zagueiro uma final de Libertadores

Um dos pulos do gato de Abel na final da Libertadores de 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu, foi justamente utilizar Piquerez como um terceiro zagueiro, recuando Gustavo Scarpa para a ala.

A ideia ali era ampliar a linha o que, comportamento do time atual à parte, é o mesmo que o português quer com o novo esquema quando o time é atacado. No caso da escalação de Piquerez  na zaga, Vanderlan seria promovido para o time titular.

Joga a favor do uruguaio o fato de ele ser mais alto que Rocha e Jailson. E também a constatação de que o seu reserva talvez seja denttre todos os suplentes aquele que mais mereceria a titularidade – não fosse Piquerez, o dono da posição.

Michel já atuou no time de cima, mas está no Pan

Um dos capitães do sub-20, Michel já teve chances com Abel Ferreira, mas já faz um bom tempo.

No campo, sua última aparição aconteceu em dezembro de 2021,  na vitória do sub-20 do Palmeiras, com técnico e tudo, sobre o Ceará, na última rodada do Brasileiro daquele ano – os profissionais estavam em férias, se preparando para o Mundial de fevereiro.

No banco, o defensor esteve na delegação que foi para a Bolívia estrear na Libertadores – derrota por 3 a 1 para o Bolívar – neste ano. Mas não entrou.

Contudo, ele não poderá ser opção para enfrentar o Furacão. Quando o Palmeiras entrar em campo em Barueri, Michel estará perto de receber ouro ou prata pela seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O Brasil ennfrenta o time da casa às 20h.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023
Botão Voltar ao topo