Brasileirão Série A

Grêmio define prioridades e identifica alvos: ponta do United e sombra para Suárez

Grêmio tem pouco tempo para se mexer no mercado de transferências, mas já tem seus alvos definidos

O Grêmio tem poucos dias para anunciar reforços para o elenco. A janela de transferências permanece aberta somente até o dia 2 de agosto e a direção gremista intensifica suas buscas no mercado para concretizar e regularizar novas contratações. Duas posições são prioridades e possíveis nomes são admitidos nos bastidores.

O Tricolor busca fazer pelo menos duas aquisições para fortalecer o grupo de jogadores. Atacante de lado e um centroavante são as posições procuradas. Lateral esquerdo e volante somente podem chegar em caso de negócio de ocasião. Interesse em Luan diminuiu.

Grêmio busca contratar atacante de lado

Facundo Pellistri, do Manchester United, e Lucas Besozzi, do Lanús, são atacantes que entraram na mira do Grêmio. Os dois atletas foram analisados pelo Centro de Análise Digital (CDD) do clube. A direção realizou sondagens e sinalizou com possibilidade de propostas, mas recebeu negativas dos respectivos clubes e não avançou.

O Tricolor contratou apenas Iturbe até o momento nesta metade de temporada. O jogador chega para ser, assim como Ferreira, justamente mais uma opção para as beiradas do ataque.

Iturbe deve estrear pelo Grêmio diante do Atlético-MG, na Arena, pelo Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Michael, principal sonho do clube, ficou inviável por causa dos valores exigidos para uma venda e a negativa do Al-Hilal sobre um possível empréstimo. O jogador manifestou para o clube árabe o desejo de atuar no Grêmio, mas não obteve liberação e ganhou aumento salarial nos últimos dias.

O objetivo da diretoria é contratar ainda mais um atacante com características de drible e velocidade, porém a contratação do paraguaio somada ao retorno com bom desempenho do camisa 10, fazem com que o Grêmio, também por outros motivos, priorize um centroavante.

+Leia mais: Grêmio define saída do polêmico Adriel; destino será a Série A

Grêmio procura reposição para Suárez

A diretoria intensifica e coloca como prioridade a contratação de um centroavante. O objetivo é não depender apenas de Suárez para a posição, principalmente após as saídas de Vina e Diego Souza. André Henrique é considerado jovem e ainda em processo de lapidação.

O Tricolor tem interesse e fez sondagem por Diego Valencia, centroavante chileno de 23 anos, que pertence a Salernitana, da Itália. Mais uma indicação do Centro de Análise Digital (CDD) do clube. A direção deve avançar para uma proposta oficial de empréstimo até a metade da próxima temporada.

A busca por um centroavante está relacionada também ao interesse do Inter Miami em Suárez, embora o Grêmio não tenha receio de perder o jogador neste momento. A direção sabe que o atleta vê com bons olhos uma saída por causa do acúmulo de jogos do calendário brasileiro e, justamente para que o uruguaio atue menos vezes, busca um novo reforço.

Suárez deve atuar menos no segundo semestre (Foto: Iconsport)

Grêmio vai contratar Luan?

A contratação de Luan ainda não está descartada completamente pelo Grêmio. O jogador passou a ser um plano B para outras investidas que a diretoria busca fazer no mercado. Não tendo êxito, o meia-atacante pode voltar para a pauta.

O Tricolor havia chegado a consenso interno de que poderia valer a pena apostar no retorno de Luan. A direção chegou a acertar as bases salariais com o jogador por um contrato até o final da temporada e possibilidade de renovação automática por mais um ano através de metas que poderiam ser alcançadas pelo atleta.

Apesar disso, nos últimos dias, o cenário mudou. Uma avaliação minuciosa da atual situação física de Luan pesou para o Grêmio recuar no interesse. O entendimento no clube é que o meia-atacante, que ainda não entrou em campo em 2023, precisaria de um tempo considerável para aprimorar a parte física e ficar à disposição.

Luan deve permanecer no Corinthians (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Volante e lateral serão contratados pelo Grêmio?

As duas posições não são alvos preferenciais da diretoria no mercado de transferências. O Tricolor liberou nesta janela os volantes Lucas Silva e Darlan. As opções de Renato para a posição são Villasanti, Carballo, Pepê e Mila. Bitello, originalmente volante, tem atuado mais avançado.

Na lateral esquerda, Diogo Barbosa deixou o clube rumo ao Fluminense. Renato ficou com o titular Reinaldo e com Cuiabano, mas tem utilizado o jovem mais vezes como meia-atacante. O entendimento da comissão técnica é que o reserva precisa aprimorar suas qualidades defensivas.

A direção entende que seria interessante ter pelo menos mais um jogador para as duas posições, porém dificilmente deve contratar. O primeiro motivo é o foco em outras posições, o segundo é o tempo apertado e o terceiro é a falta de dinheiro nos cofres do clube. Há possibilidade existe apenas através de algum possível negócio de ocasião.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo