Brasileirão Série A

Iturbe comenta características, projeta estreia pelo Grêmio e cutuca Inter

Iturbe chega ao Grêmio para ajudar a suprir uma carência no elenco: jogadores de velocidade pelas pontas

O Grêmio apresentou o seu novo reforço para o restante da temporada. O atacante Iturbe, de 30 anos, que havia ficado livre no mercado após deixar o Aris, da Grécia, falou pela primeira vez como atleta gremista, comentando suas características, sua carreira, projetando estreia e a adaptação ao calendário do futebol brasileiro. O jogador também relatou já conhecer o clube e cutucou o Inter.

Iturbe chega ao Grêmio para ajudar a suprir uma carência no elenco. O técnico Renato Portaluppi solicitou insistentemente e publicamente a chegada de jogadores de velocidade para o ataque. Além do paraguaio e de Ferreira, que já está no elenco, pelo menos mais um atleta com essa característica deve ser contratado pela diretoria.

Velocidade

O novo reforço do Grêmio, que assinou vínculo até dezembro, com possibilidade de renovação automática até o final de 2024 através de metas, iniciou sua primeira entrevista respondendo sobre a possibilidade de entregar velocidade mesmo não sendo mais um jovem jogador.

– Tenho 30 anos, mas me sinto com 20. Claro que a preparação sempre é muito importante para um atleta. Ano passado joguei vários jogos, não estou com nenhum problema e creio que preciso sempre me preparar para render ao máximo e é isso que estou fazendo. Tenho essas características. – garantiu.

‘Novo Messi’

Iturbe era conhecido como ‘novo Messi’ no início da carreira. Com vasta experiência durante a carreira, tendo passagens pelo futebol europeu, mexicano e argentino, o jogador comentou sua oscilação ao longo da trajetória.

– Um jogador sempre quer se sentir bem e jogar bem nos clubes. Quando fui pra Itália, tive um rendimento muito bom, depois fui pra Roma, mas são tudo circunstâncias do futebol. Temos que lutar pelos nossos objetivos e agora estou em um grande clube como o Grêmio e querendo aproveitar essa oportunidade. – projetou o atacante.

Posicionamento

O paraguaio é considero pelo Grêmio um meia-atacante, ainda sem a certeza se será utilizado exclusivamente pelas beiradas ou poderá receber oportunidades também pela zona central do campo. O atleta respondeu, destacando uma posição que não pretende atuar.

– Teremos a semana para conversar sobre a função que ele [Renato] vai querer me utilizar. De 9 é uma posição um pouco complicado para mim, pois não sou um jogador mais vertical e acho que não me sentiria tão bem, mas tudo vai depender do técnico.

Já conhecia o Grêmio

O Grêmio não é novidade para Iturbe. O atacante relatou na entrevista que já esteve em Porto Alegre, tanto no antigo estádio Olímpico, quanto na Arena, em outras oportunidades.

– Estive aqui com 14 anos. Uma oportunidade de jogar no Grêmio, mas por uma situação familiar, não fiquei. Faz 15 anos que conheço a torcida do Grêmio, ainda lá no estádio Olímpico. Depois, na Copa América, joguei contra o Brasil e conheci a Arena. Agora, rever essa torcida foi uma sensação muito boa. – lembrou o jogador.

Calendário do futebol brasileiro

A passagem pelo Grêmio será a primeira experiência de Iturbe pelo futebol brasileiro. O atleta mostrou estar ciente sobre as dificuldades de calendário, com acumulo de jogos e de viagens.

– A única diferença para o futebol brasileiro é que aqui se corre bastante. Creio que um jogador precisa se preparar de uma maneira incrível. Não é fácil jogar quarta e domingo. Mas estou muito feliz. Sei que o nível do futebol brasileiro é bom. Chegar ao Grêmio me traz uma sensação muito boa. – avaliou.

Futebol brasileiro tem um nível muito grande, pois todos os jogos são intensos, há pouco tempo de recuperação e muitas viagens. Tenho que me dedicar a me preparar e jogar. Tenho me adaptar a intensidade de cada jogo. – concluiu.

‘Maior do Sul’

Iturbe aproveitou a entrevista coletiva de apresentação para também valorizar o Grêmio e alimentar a rivalidade Grenal ao contar os motivos por ter escolhido o clube.

Porque Grêmio é o maior do Sul. Por tudo que significar jogar aqui. Já tinha na minha cabeça muitas coisas e essa foi a decisão que eu quis desde a primeira vez que me falaram do Grêmio. Já não queria escutar nada, apesar das outras ofertas, eu queria o Grêmio. – contou.

Quando será a estreia?

Iturbe já treina com o grupo de jogadores do Grêmio desde a última semana e se prepara para fazer a sua estreia pelo clube, algo que não ocorrerá ainda neste meio de semana, contra o Bahia, pela Copa do Brasil. O jogador depende, também, de regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

– Estou bem, trabalhando a parte física e seguindo a programação que eu tenho. Creio que contra o Atlético-MG possa ser, mas vamos passo a passo. – projetou.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo