Brasileirão Série A

Grêmio define saída do polêmico Adriel; destino será na Série A

Goleiro Adriel, que colecionou polêmicas em 2023, será emprestado pelo Grêmio com valor de compra fixado

O futuro do goleiro Adriel está definido. O Grêmio encaminhou nesta quarta-feira (19) o empréstimo do goleiro de 22 anos ao Bahia, com valor de passe fixado. O jogador também interessava ao Estoril, de Portugal, que chegou a fazer uma proposta ao Tricolor gaúcho.

O Grêmio vê a negociação como positiva. Adriel ganhou a titularidade no início desta temporada ao aproveitar oportunidades no Gauchão, mas perdeu espaço no começo do Brasileirão por atos de disciplina. O goleiro teria desrespeitado a cartilha interna da equipe e chegado atrasado em treinos. O técnico Renato Portaluppi chegou a mencionar uma troca de empresários ao ser perguntado sobre a situação em entrevista coletiva. O jogador também deseja mais minutos em campo e está de acordo com uma transferência, enquanto o clube não quer contar com atletas insatisfeitos.

Propostas para Adriel

O Bahia foi o primeiro clube a sinalizar interesse em Adriel. Inicialmente, o clube baiano entrou em contato com o Tricolor e fez uma proposta de empréstimo, sem pagamento imediato, mas com valor fixado em contrato. A oferta não agradou a direção gremista.

Decididos a contar com o goleiro, o Bahia fez uma nova investida na semana passada. A segunda proposta foi novamente por empréstimo e com valor fixado, mas com pagamento imediato pelo período. Os valores são mantidos em sigilo.

Já o Estoril foi o segundo time interessado no jogador e também sinalizou uma proposta de empréstimo. Em um primeiro momento, os portugueses estavam na frente na disputa. A Trivela ouviu fontes próximas ao jogador, que afirmam que o goleiro e seu representante têm preferência de transferência para a Europa, mas não descartavam o Bahia por ser um clube pertencente ao Grupo City.

Se efetivar a saída de Adriel, podendo confirmar posteriormente uma venda, o Grêmio colocará em contrato uma cláusula de lucro em uma venda futura do goleiro para qualquer outra equipe.

Grêmio não tem boa relação com empresário de Adriel

Grêmio e Pablo Bueno, empresário de Adriel, não se relacionam bem. A atual diretoria gremista teve atrito com o representa do goleiro em uma negociação envolvendo outro jogador, o atacante Ferreira.

No início da temporada, quando o Vasco manifestou interesse em contratar Ferreira, as conversas entre Grêmio e o clube carioca desagradaram Pablo Bueno, que não foi colocado totalmente a par do assunto. A decisão do empresário na época foi por vetar a possível saída do camisa 10.

A relação ficou ainda mais desgastada quando Renato Portaluppi foi a público em uma entrevista coletiva no fim de abril e expôs a situação de indisciplina e punição de Adriel, fazendo referência a uma má influência do empresário nas decisões do goleiro, mas sem citar nomes.

Adriel se destacou com boas atuações pelo Grêmio no início da temporada antes de caso de indisciplina (Foto: Icon sport)

Adriel teve início promissor e destaque em Grenal

Adriel chegou no time sub-17 do Grêmio em 2018, um ano depois de passar pelas categorias de base do Náutico e disputar a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Sparta, de Tocantins. Com passagens pela Seleção Brasileira sub-20, teve sua primeira oportunidade profissional no Tricolor no início de 2021, na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz-RS que valeu o título da Recopa Gaúcha.

No ano seguinte, voltou a atuar em novo triunfo por 3 a 0, dessa vez sobre o Brusque pela última rodada da Série B do Brasileirão. Nesta temporada, recebeu chance no Campeonato Gaúcho e caiu nas graças da torcida com boas atuações. Seus principais momentos foram na disputa do clássico Grenal e na disputa por pênaltis contra o Ypiranga na semifinal do estadual, quando defendeu duas cobranças.

Em 2023, Adriel disputou 13 partidas, não sendo vazado em sete delas. Ao todo, foram dez vitórias, dois empates, uma derrota e sete gols sofridos. Sua última atuação foi no triunfo gremista por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, fora de casa, em maio, pelo Brasileirão.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo