Brasileirão Série A

Não é só o Flamengo: Grêmio também precisará superar desfalques importantes no Maracanã

Tricolor Gaúcho não contará com quatro jogadores considerados titulares para a partida desta quinta-feira (13), pelo Campeonato Brasileiro

Se, no Flamengo, Tite quebra a cabeça para escalar seu time diante de tantos desfalques, no Grêmio as ausências, embora não tão numerosas, também são expressivas.

Renato não poderá com quatro jogadores considerados titulares na partida desta quinta-feira (13), às 20h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

À Geromel, que está de fora desde 23 de abril, quando fraturou o antebraço na vitória por 1 a 0 sobre o Estudiantes, em La Plata, pela Libertadores, se somam Villasanti, Soteldo e Diego Costa.

O volante paraguaio e o ponta venezuelano se preparam, com suas seleções, para a Copa América, enquanto o centroavante inicia o longo processo de recuperação de lesão muscular.

As opções de Renato para suprir as ausências

Como não foi liberado pelo Paraguai dos amistosos contra Peru e Chile, Villasanti já desfalcou o Grêmio nos duelos contra Huachipato e Estudiantes, na semana passada, pela Libertadores.

Embora se trate do principal jogador do Tricolor Gaúcho, o camisa 20 tem sido bem substituído por Dodi, dono de boas atuações na competição continental.

Para a vaga de Soteldo, que atuou normalmente na vitória sobre os chilenos e no empate com os argentinos, há uma disputa aberta. Galdino e Nathan Fernandes são as principais alternativas, já que Gustavo Nunes está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Pela hierarquia, o primeiro estaria à frente, mas o fato de ser pelo lado esquerdo pode favorecer o garoto.

No caso de Diego Costa, o contestado João Pedro Galvão é o único centroavante de ofício à disposição de Renato, já que André Henrique e Jardiel — este segundo, do Sub-20 — também estão machucados.

Jogadores de lado, Galdino e Nathan Fernandes já atuaram centralizados em outros momentos e podem ser opção, mas provavelmente para o decorrer da partida.

Diego Costa sentiu a lesão no músculo adutor da coxa esquerda no empate com o Estudiantes. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

Renato deve manter o 4-2-3-1 para enfrentar o Flamengo. A provável escalação gremista tem Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Pepê; Pavón, Cristaldo e Galdino (Nathan Fernandes); João Pedro Galvão.

Villasanti e Soteldo podem desfalcar o Grêmio por até um mês — Diego Costa, por dois

A busca de Renato por soluções não passa apenas pelo jogo contra o Flamengo, mas também para a sequência do Grêmio.

Villasanti disputará a Copa América pelo menos até 2 de julho, e Soteldo pelo menos até 30 de junho. A final da competição nos Estados Unidos está marcada para 14 de julho.

Por sua vez, Diego Costa tem previsão de dois meses para se recuperar da lesão de grau três no músculo adutor da coxa esquerda.

Isso obrigará o Grêmio a ir ao mercado, até porque João Pedro Galvão tem contrato apenas até 30 de junho, e não deve ter o vínculo estendido. Sem espaço no Corinthians, Pedro Raul é um nome especulado.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo