Brasileirão Série A

Lesões e convocações deixam Tite em situação complicada para Flamengo x Grêmio

Treinador não poderá contar com meio time titular, e os substitutos naturais estão entregues ao departamento médico

O Flamengo só enfrenta o Grêmio na próxima quinta-feira (13), mas Tite já começa a perceber que terá problemas para escalar o time titular. Mesmo de folga, o treinador acompanhou as notícias que chegam com preocupação. Nesse momento, o número de desfalques é altíssimo.

Além dos convocados para a Copa América, o Rubro-Negro também vê o seu departamento médico encher um pouco mais antes da Data Fifa. Ao todo, Tite pode ter oito baixas para o duelo válido pela oitava rodada do Brasileirão, a primeira afetada pela competição de seleções.

Uruguai e Chile não liberam atletas

A equipe rubro-negra recebeu a má notícia na noite desta segunda-feira (03). Pulgar já teria que se apresentar à Seleção Chilena para o amistoso contra o Paraguai, que antecede a Copa América, então o Flamengo focou todos os esforços na liberação dos uruguaios. Arrascaeta, Viña, Varela e De La Cruz, contudo, se apresentaram em Montevidéu.

A diretoria do Flamengo, que tem boa relação com a Seleção Uruguaia, tentava a liberação dos atletas para o jogo contra o Grêmio, mas recebeu um não. O quarteto rubro-negro não participará do amistoso contra o México e permanecerá na capital para sessões de treinamentos antes da Copa América.

Departamento médico movimentado

Fora os cinco convocados, o Flamengo também tem três atletas lesionados: Allan, Léo Pereira e Ayrton Lucas. Curiosamente, o trio teve a mesma lesão muscular na posterior da coxa e, dessa forma, tem o mesmo tempo estimado de recuperação de duas semanas.

O zagueiro, contudo, é o mais próximo de retornar aos gramados, já que está fora desde o jogo contra o Bolívar, em meados de abril. A Trivela confirmou que Léo Pereira tem tudo para estar à disposição diante do Grêmio. Ayrton Lucas vive situação mais nebulosa e vai depender do aval do departamento médico durante a preparação.

Ayrton Lucas pode ser desfalque importante em Flamengo x Grêmio (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF (Photo by Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

Quem não deve estar em campo é o volante Allan, que deixou a goleada por 6 a 1 sobre o Vasco ainda no primeiro tempo. O tempo até o jogo contra o Grêmio é menor do que o estimado para a recuperação, e o departamento médico costuma adotar cautela com lesões musculares.

Como Tite pode escalar o Flamengo?

O maior problema será mesmo entre os volantes. Sem Pulgar, e muito provavelmente Allan, Tite terá que recorrer ao jovem Igor Jesus, que deu conta do recado no Carioca, mas perdeu confiança durante a oscilação do time em abril. O meio-campo, inclusive, terá que ser remodelado com as ausências de Arrascaeta e De La Cruz. O jovem Lorran deve voltar a receber oportunidades.

Se Ayrton Lucas não se recuperar a tempo, o Flamengo não contará com nenhum lateral esquerdo de origem, e Tite pode improvisar Léo Pereira no setor. Wesley assume a vaga de Varela, para completar as mudanças. Tudo isso será trabalho durante a semana de treinos do Rubro-Negro.

Por enquanto, o elenco segue de folga e retorna aos trabalhos na tarde de quinta (06), no Ninho do Urubu. Tite terá uma semana para organizar o melhor Flamengo, a fim de manter a liderança do Campeonato Brasileiro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo