Brasil

Dorival dá trégua, e Flamengo só deve ter desfalques de estrangeiros na Copa América

Nenhum nome do Flamengo apareceu na lista de convocados de Dorival Júnior para a Copa América 2024

O Flamengo amanheceu com protestos no Ninho, mas, no início da tarde desta sexta-feira (10), teve uma boa notícia. Ao divulgar a lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa América, Dorival Júnior confirmou que nenhum jogador do clube estará na competição. Dessa forma, Tite e companhia não trabalharão com desfalques brasileiros no período.

Isso não significa que o Flamengo está totalmente livre de desfalques. As convocações de Uruguai e Chile devem tirar titulares por até nove rodadas do Campeonato Brasileiro, e o clube precisará se virar. A trégua foi boa para aliviar.

Dorival não chama ninguém do Flamengo

Dos 23 convocados da Seleção Brasileira para a Copa América, apenas três atuam no futebol brasileiro: o goleiro Bento, do Athletico Paranaense, o lateral esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG e o centroavante Endrick, do Palmeiras. De resto, todos os atletas estão na Europa, e grandes nomes estiveram na lista, como Vinicius Júnior, Rodrygo e Lucas Paquetá.

Alguns nomes do Flamengo chegaram a ser cotados, como no caso de Léo Pereira e Pedro, assim como Fabrício Bruno e Ayrton Lucas, presentes na lista para os amistosos contra Espanha e Inglaterra. Fora da lista final, eles não desfalcarão o Rubro-Negro.

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
  • Meias: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa) João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid)

Estrangeiros presentes na pré-lista

Apesar da trégua, o Flamengo deve ter cinco titulares afastados por conta da Copa América. São quatro uruguaios — Varela, Viña, Arrascaeta e De La Cruz —, além do chileno Erick Pulgar. Todos figuraram nas listas prévias de suas respectivas seleções. Marcelo Bielsa e Ricardo Gareca ainda não divulgaram as convocações oficiais.

Por quanto tempo eles ficarão afastados?

Diante da decisão imposta pela CBF de não paralisar o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América, o Flamengo vai ter que se virar com desfalques por uma parte grande da competição. Se Uruguai e Chile chegarem à final, por exemplo, o Rubro-Negro não poderá contar com os cinco titulares por nove rodadas. Isso corresponde a quase 25% da liga nacional.

Os jogos afetados são contra Bahia (casa), Fluminense (neutro), Juventude (fora), Cruzeiro (casa), Atlético-MG (fora), Cuiabá (casa), Fortaleza (casa), Internacional (fora), Criciúma (casa).

Os quatro uruguaios do Flamengo com a bandeira do seu país (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

A Copa América será disputada a partir entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. As listas de convocação também englobam amistosos preparatórios para o torneio de seleções. No caso do Brasil, Dorival e companhia enfrentarão México e os anfitriões às vésperas do início da competição.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo