Erros de Rodrigo Caio e Reinaldo no Grêmio também são culpa de Renato e sua comissão
Rodrigo Caio e Reinaldo comprometeram no empate do Tricolor Gaúcho com o RB Bragantino
Assim como na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, no dia 1º de setembro, erros individuais voltaram a ser determinantes para que o Grêmio deixasse escapar a vitória diante do RB Bragantino, no último domingo (15), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Se Gustavo Martins, expulso com 20 minutos de jogo, e João Pedro, que cometeu dois pênaltis, foram os vilões diante do Galo, Rodrigo Caio e Reinaldo comprometeram no jogo contra o Massa Bruta.
Escolhido de última hora, Rodrigo Caio cometeu pênalti
Escalado de última hora, depois de Rodrigo Ely, que retornava de lesão muscular, sentir desconforto no aquecimento, Rodrigo Caio fez sua primeira partida como titular do Grêmio. Até então, o zagueiro de 31 anos tinha apenas 16 minutos em campo pelo time principal do Tricolor Gaúcho.
Logo aos dois minutos de jogo em Bragança Paulista, Rodrigo Caio tocou com o braço esquerdo na bola após cruzamento à meia-altura. Apesar da reclamação dos jogadores do RB Bragantino, o árbitro Bruno Arleu de Araújo nada assinalou.
Porém, aos 38 minutos do primeiro tempo, John John invadiu a grande área pelo lado esquerdo, tomou a frente de Rodrigo Caio e recebeu um pisão, no calcanhar, do zagueiro do Grêmio. Chamado pelo VAR, desta vez Bruno Arleu de Araújo marcou o pênalti. Eduardo Sasha converteu para, àquela altura, empatar em 1 a 1 para o RB Bragantino.
A escolha de Renato Portaluppi e de sua comissão técnica por Rodrigo Caio entre os titulares foi muito contestada pela falta de ritmo de jogo do zagueiro de 31 anos, ainda que ele tenha atuado em duas partidas recentes do time B do Grêmio na Copa FGF.
Natã, que esteve cotado para começar entre os titulares na semana que antecedeu ao jogo, sequer ficaria no banco de reservas, onde figurou por conta da ausência de última hora de Rodrigo Ely. Entretanto, quando Jemerson precisou ser substituído, no segundo tempo, Geromel foi o escolhido.
Treinador interino do Grêmio na ausência de Renato, que cumpriu o primeiro de dois jogos de suspensão, o auxiliar técnico Alexandre Mendes explicou a decisão de escalar Rodrigo Caio, e elogiou a atuação do zagueiro.
— Eu acho que ele foi bem. Tivemos a perda do Ely no aquecimento, inesperada para a gente. A opção pelo Rodrigo foi para ter uma saída de bola qualificada. Várias situações ofensivas saíram dos pés dele. Em função disso acho que ele teve uma postura muito boa dentro do jogo — contemporizou.
Contestado pela torcida, Reinaldo falhou gravemente
Já Reinaldo, que apesar de muito contestado pela torcida é titular absoluto desde que chegou ao Grêmio, no início de 2023, falhou gravemente no segundo gol de empate do Bragantino.
Aos 17 minutos do segundo tempo, com a bola dominada tranquilamente no campo de defesa do Grêmio, Reinaldo foi desarmado por Vinicinho, que driblou com facilidade o lateral esquerdo gremista e chutou rasteiro, no canto direito de Marchesín, para empatar.
— Às vezes é uma situação de falta de atenção. São erros individuais, de tomada de decisão. Estamos sempre trabalhando a parte psicológica para suportar a pressão, principalmente no campo do adversário. Quando se perde por falha individual, perde todo mundo. Não adianta culpar um ou outro — afirmou Alexandre Mendes.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 14º colocado, com 28 pontos em 24 jogos
- 8 vitórias, 4 empates e 12 derrotas
- 38% de aproveitamento
- 25 gols feitos e 30 gols sofridos