Brasileirão Série A

Virada do Atlético-MG nos acréscimos coloca água no chope do Grêmio no retorno à Arena

Mesmo com um a menos, Tricolor Gaúcho vencia até os acréscimos do segundo tempo, quando levou a virada

O jogo que marcou o retorno da Arena do Grêmio após a tragédia climática no Rio Grande do Sul foi recheado de incidentes. Teve expulsão, dois pênaltis, e gols nos acréscimos. No final, quem sorriu foi o Atlético-MG, que venceu por 3 a 2, na manhã deste domingo (1º), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o Grêmio estaciona nos 27 pontos e fica na 14ª colocação. O Tricolor Gaúcho volta a campo após a Data FIFA, no dia 15 de setembro, às 16h, contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista (SP).

Pré-jogo é marcado por homenagens

O pré-jogo de Grêmio e Atlético-MG foi marcado por muitas homenagens. Na zona mista, o presidente do Tricolor Gaúcho, Alberto Guerra, entregou uma placa a Victor, diretor de futebol do Galo e ex-goleiro gremista, em agradecimento às doações que o clube mineiro arrecadou e encaminhou ao Rio Grande do Sul.

Victor recebe placa de Alberto Guerra com a presença dos mascotes de Grêmio e Atlético-MG.
Victor recebe placa de Alberto Guerra com a presença dos mascotes de Grêmio e Atlético-MG. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na arquibancada sul da Arena, foi estendido o bandeirão com os dizeres #ForçaRS, que já havia marcado presença nos jogos no Couto Pereira, em Curitiba. Na entrada das equipes em campo, dois homens balançaram bandeiras do Grêmio e do Rio Grande do Sul.

Mas as homenagens não foram somente as relativas à tragédia climática. Atletas das duas equipes posaram para foto com faixa em lembrança de Izquierdo, ex-jogador do Nacional, que faleceu nesta semana em decorrência de mal súbito no jogo contra o São Paulo, no Morumbi. Antes da bola rolar, também houve um minuto de aplausos, a Cacalo, histórico dirigente do Grêmio, que morreu no dia 24 de agosto.

 

Jogadores de Grêmio e Atlético-MG com faixa em homenagem a Izquierdo
Jogadores de Grêmio e Atlético-MG com faixa em homenagem a Izquierdo. Foto: Nícolas Wagner/Trivela
Minuto que antecedeu ao início do jogo entre Grêmio e Atlético-MG foi marcado por homenagem com aplausos a Cacalo
Minuto que antecedeu ao início do jogo foi marcado por homenagem com aplausos a Cacalo. Foto: Nícolas Wagner/Trivela

Gustavo Martins é expulso logo aos 20 minutos de jogo

O Grêmio teve um início de jogo frenético, com duas oportunidades cara a cara, em jogadas individuais de Braithwaite e Monsalve, mas viu o Atlético-MG responder com bola na trave de Bernard.

Aos 20 minutos, a situação se complicou com a expulsão de Gustavo Martins.

Após Kannemann recuar, Gustavo pegou mal na bola, que caiu nos pés de Deyverson. Mesmo que pudesse se recuperar na corrida, por ainda estar longe do gol, o jovem zagueiro resolveu puxar o centroavante atleticano, e, por ser o último homem, recebeu cartão vermelho direto do árbitro Rafael Claus.

Mesmo com um a menos, Grêmio abre 2 a 0 no primeiro tempo

Renato Portaluppi optou por não colocar um zagueiro em campo. Ao invés disso, redistribuiu as peças que já estavam no gramado. Villasanti foi recuado para a zaga, Cristaldo para volante, e Monsalve se posicionou aberto no 4-4-1 gremista.

Com um a jogador menos, o Grêmio teve que se superar. E conseguiu no primeiro tempo. Além de muita entrega na marcação, contou com a inspiração de suas peças ofensivas para, de forma surpreendente, ir para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Braithwaite, em grande atuação, abriu o placar aos 31 minutos após cobrança de escanteio de Cristaldo. Kannemann desviou na primeira trave, e o dinamarquês, na segunda, concluiu para marcar o primeiro gol do retorno da Arena do Grêmio e, por consequência, seu primeiro no estádio.

Aos 40, Soteldo fez jogada pela esquerda e cruzou. Cristaldo apareceu na grande área para cabecear na trave e, no rebote, concluir para o gol vazio para ampliar.

Tudo ia muito bem até o começo do segundo tempo, em que o Grêmio quase marcou o terceiro. Monsalve mandou por cima, após cruzamento de Soteldo, e Braithwaite cabeceou na trave após cobrança de escanteio do venezuelano.

Grêmio piora com substituições de Renato

A vitória do Grêmio começou a ruir a partir das substituições de Renato. Aos 13 minutos do segundo tempo, Braithwaite e Monsalve saíram para as entradas de Natã e Edenílson.

Mais tarde, Nathan Fernandes entrou no lugar de Cristaldo. Após errar tudo, e ser muito vaiado pela torcida, o jovem atacante deixou o campo para a entrada de Ronaldo, na reta final do jogo, quando o Grêmio tentava segurar o resultado.

João Pedro comete dois pênaltis, e Atlético-MG vira nos acréscimos

O Grêmio tentou se defender como pôde de um Atlético-MG em que Gustavo Scarpa foi que mais tentou. O camisa 6 teve oportunidade cara a cara com Marchesín, que abafou. Também assustou em chute de fora da área, que desviou e passou perto do travessão.

O próprio Scarpa foi o responsável por diminuir para o Galo em cobrança de pênalti, aos 27 minutos, após Palacios ser derrubado por João Pedro dentro da grande área.

O lateral direito do Grêmio cometeu novo pênalti nos acréscimos do segundo tempo, ao tocar com o braço na bola. Como Scarpa já não estava mais em campo, Palacios foi quem converteu.

Dois minutos depois, aos 50, o Atlético-MG chegou ao gol da virada com a ‘Lei do Ex'. Após Marchesín fazer grande defesa, Vargas conferiu no rebote para dar a vitória, de virada, do Galo.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo