Grêmio comemora retorno à Arena, mas com ressalvas: ‘Continuamos sendo prejudicados’
Depois de mais de quatro meses, Tricolor Gaúcho volta a jogar no estádio que leva seu nome no próximo domingo (1º), em confronto com o Atlético-MG
Depois de mais de quatro meses, o Grêmio voltará finalmente a jogar na Arena que leva seu nome no próximo domingo (1º), às 11h, em partida contra o Atlético-MG, válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O processo de reconstrução do estádio, afetado gravemente pela tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul, foi conturbado. Não apenas pelos estragos causados pelas enchentes, mas pela relação atribulada do clube com a gestora da Arena.
No dia 20 de junho, a Arena emitiu nota oficial em que informou que a diretoria gremista pediu a suspensão dos pagamentos do seguro da gestora do estádio. Com isso, o clube seria responsável por atrasar as reformas do local.
O presidente do Grêmio, Albertou Guerra, rebateu. Disse que o termo ‘suspensão' foi utilizado de maneira equivocada e proposital pela Arena, e que sua solicitação visava que o seguro fosse depositado em conta vinculada entre clube e gestora do estádio, a fim de fiscalizar e auxiliar a aplicação dos recursos.
Quase um mês depois, em entrevista coletiva no dia 19 de julho, foi a vez do técnico e maior ídolo do Grêmio, Renato Portaluppi, se manifestar sobre o tema e cobrar a Arena. Ele afirmou que o clube estava fazendo de tudo para retornar quanto antes ao estádio, e que a gestora precisava se mexer.
Para Renato, ausência da Arena foi decisiva para insucessos do Grêmio
Renato se queixou diversas vezes de não poder jogar na Arena do Grêmio nos últimos meses. De maio a agosto, o Tricolor Gaúcho mandou jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores no Couto Pereira, em Curitiba/PR, no Centenário e no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS, na Arena Condá, em Chapecó/SC, e no Kleber Andrade, em Cariacica/ES.
Jogos do Grêmio como mandante longe da Arena (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores)
- 14 jogos
- 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas
- 50% de aproveitamento
- 17 gols feitos e 14 gols sofridos
— [Se] Você não jogar em seu estádio essas competições, o adversário sempre vai ter esse favorecimento. Nós jogamos a Libertadores, por exemplo, contra o Fluminense, para 25, 30 mil pessoas. A gente vai no Maracanã e joga contra 50 mil pessoas. Não podemos esquecer que esse ano não foi tão bom para o Grêmio justamente por essas dificuldades, que as pessoas não vão entender — lamentou Renato.
Mesmo com retorno da Arena, Renato ainda vê o Grêmio prejudicado
Apesar do iminente retorno à Arena, o treinador ainda entende que o contexto é desfavorável ao Grêmio. As condições de gramado e energia do estádio ainda não são ideais, e o público para o jogo contra o Atlético-MG será restrito a 12 mil torcedores.
O retorno à nossa casa está sendo feito de forma gradual e segura. Neste primeiro jogo, receberemos cerca de 12 mil torcedores, uma medida necessária para garantir a segurança e o bem-estar de todos em meio aos desafios que ainda enfrentamos.
+ pic.twitter.com/MMvYX4VZCb— Arena do Grêmio (@todosnaarena) August 29, 2024
— A gente vai a jogar no nosso estádio no próximo domingo, 11h, contra o Atlético-MG, em um gramado que não sabemos como vamos encontrar. Tem que jogar 11h porque não tem os refletores, capacidade mínima no estádio… quer dizer, o Grêmio vai continuar sendo prejudicado — opinou Renato.
Gramado da Arena atrasou o retorno do estádio
Vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum falou sobre a situação do gramado da Arena em entrevista coletiva na última terça-feira (27). Essa foi a principal razão pela qual o retorno do estádio não aconteceu no jogo contra o Bahia, no dia 17 de agosto: mais de 80% dos pontos do campo avaliados sob protocolo da FIFA ainda não haviam atingido o limite mínimo de tração necessário para a prática segura do futebol.
— Essa volta até tinha que ter sido antes. O gramado foi um dos motivos pelos quais a gente segurou um pouquinho. Esperamos que esteja melhor agora. Foi um problema sempre o gramado da Arena, infelizmente — lamuriou Brum.
Nosso gramado está evoluindo para receber a nação tricolor com toda a energia que só vocês sabem proporcionar.
Estamos trabalhando para que possamos celebrar grandes momentos juntos de novo. Cada passo é para entregar o melhor para nossos torcedores. #JuntosSomosImortais 💙 pic.twitter.com/qlrV0EnDUE
— Arena do Grêmio (@todosnaarena) August 19, 2024
Ainda assim, o dirigente comemora naturalmente o retorno à Arena. E acredita que isso possa alavancar a campanha gremista no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa, atualmente, a 14ª colocação, com 27 pontos em 22 jogos.
— Gostaríamos Obviamente de voltar para a Arena com a casa cheia, com o gramado perfeito. Mas acho importante o Grêmio voltar para a casa, e isso vai impactar positivamente no desempenho do time. Assim a gente acredita — concluiu.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 14º colocado, com 27 pontos em 22 jogos
- 8 vitórias, 3 empates e 11 derrotas
- 21 gols feitos e 25 gols sofridos
- 40% de aproveitamento