Ex-colorado e falhas de experientes estragam aniversário do Grêmio e mantêm tabu
Imortal fica duas vezes na frente, mas vacilos de Rodrigo Caio e Reinaldo minam vitória tricolor no interior paulista
Mesmo no dia em que fez aniversário de 112 anos, o Grêmio tem pouco a comemorar.
No estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a equipe gaúcha esteve duas vezes à frente do placar contra o Red Bull Bragantino, mas sofreu o empate e não conseguiu quebrar um tabu de 22 anos sem vencer o Massa Bruta no interior de São Paulo.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Em nove jogos, são cinco derrotas e quatro empates.
O primeiro confronto entre as equipes no estádio da equipe paulista foi em 1992, pela extinta Copa Conmebol. Os seguintes, foram pelo Brasileirão.
Ainda assim, o placar deste fim de semana foi o primeiro em que o Grêmio não acabou atrás no Nabi Abi Chedid desde setembro de 1997. O Braga havia vencido os últimos quatro confrontos, pelos Brasileiros de 1998, 2021, 2022 e 2023.
Dupla estrangeira tentam dar presente para o Grêmio
O jogo estava equilibrado, com as duas equipes chegando ao ataque, ainda que poucas oportunidades claras de gols tivessem sido criadas.
Porém, a dupla Braithwaite e Monsalve tratou de resolver rapidamente o problema.
Contratados pelo Grêmio na janela de transferências do meio do ano, dinamarquês e colombiano foram os responsáveis pelo primeiro gol da partida,
O atacante Braithwaite saiu da área e deu uma de garçom, servindo Monsalve que teve sangue-frio ao invadir a área e dar uma cavadinha encobrindo o goleiro Cleiton.
Titular no “susto”, Rodrigo Caio comete pênalti
Escalado como titular, o zagueiro Rodrigo Ely sentiu um desconforto muscular ainda no aquecimento realizado no gramado no Nabi Abi Chedid e foi substituído por Rodrigo Caio, que também foi contratado pelo clube gaúcho no meio da temporada.
O defensor, no entanto, foi mal na disputa com John John perto do fim do primeiro tempo e cometeu uma penalidade, que inicialmente não foi marcado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, que mudou de ideia após revisar o lance no VAR.
Eduardo Sasha converteu a cobrança e empatou para o Bragantino.
Ex-jogador do Internacional, arquirrival gremista, o atacante tem histórico de polêmica contra o Imortal.
Em 2016, ao marcar o gol do título gaúcho do Colorado sobre o Juventude, o atacante dançou uma valsa em alusão aos 15 anos sem títulos do Grêmio.
No fim daquela temporada, no entanto, o Tricolor gaúcho conquistou a Copa do Brasil. No ano seguinte, venceu a Libertadores. Títulos que geraram muitas provocações dos gremistas ao jogador.
Se um zagueiro prejudica, o outro ajuda
O Bragantino até voltou melhor no segundo tempo, mas foi o Grêmio quem foi às redes.
Após duas chegadas com certo perigo da equipe paulista, os gaúchos, mesmo no início do segundo tempo, foram os que marcaram.
E se Rodrigo Caio foi mal atrás, Jemerson, companheiro de zaga dele, foi bem na frente.
João Pedro, Monsalve e Cristaldo fizeram boa trama pelo lado direito. O último cruzou para o defensor gremista subir mais do que toda a zaga do Massa Bruta e colocou nas redes.
Lambança de Reinaldo evita vitória do Grêmio
E quando o Grêmio pensou que finalmente quebraria um tabu de mais duas décadas e venceria o Bragantino em Bragança, o lateral-esquerdo Reinaldo deu um presente de grego para os gaúchos.
Dez minutos após o Imortal passar a frente do placar, o camisa 6 foi sair jogando, mas se enrolou e perdeu a bola mesmo estando sozinho.
O atacante Vinicinho, que tinha entrado há três minutos, ganhou a bola, fintou o lateral gremista e finalizou no canto direito do goleiro Marchesín, empatando o jogo e dando números finais à partida.
Grêmio segue flertando contra o rebaixamento
A derrota gremista fez com que o time gaúcho subisse uma posição, ultrapassando o Criciúma. Ainda assim, são três pontos de diferença para o Vitória, que abre a zona do rebaixamento.
Ainda assim, a rodada foi propícia para o clube gaúcho, já que Fluminense, Criciúma e Corinthians, que também flertam com o Z4, foram derrotados.
O próximo compromisso do Imortal será no domingo (22), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Flamengo, em Porto Alegre.