Grêmio precisa superar seca de 22 anos para evitar novo revés no Brasileirão
Em oito duelos como visitante, Tricolor Gaúcho nunca venceu o Bragantino
Para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisará quebrar um tabu neste domingo (15), a partir das 16h, quando enfrenta o RB Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. É que o Tricolor Gaúcho nunca venceu o Massa Bruta como visitante.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Ao todo, foram oito duelos na história de 22 anos do confronto, com cinco vitórias do Bragantino e três empates. Desde que o Massa Bruta conta com o investimento pesado da famosa marca de energético, o Grêmio perdeu os três jogos disputados em Bragança Paulista, e sequer marcou gol.
Histórico de confrontos entre Bragantino x Grêmio com mando de campo do Bragantino
- Bragantino 2 x 2 Grêmio — 07/08/1992 — Copa Conmebol
- Bragantino 0 x 0 Grêmio — 14/08/1994 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 2 x 0 Grêmio — 24/09/1995 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 1 x 1 Grêmio — 28/09/1997 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 1 x 0 Grêmio — 07/10/1998 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 1 x 0 Grêmio — 25/02/2021 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 1 x 0 Grêmio — 31/07/2021 — Campeonato Brasileiro
- Bragantino 2 x 0 Grêmio — 14/09/2023 — Campeonato Brasileiro
Último jogo foi marcado pelo domínio do RB Bragantino
O último duelo entre os times em Bragança Paulista foi em meio à sequência negativa do Grêmio como visitante no Brasileirão de 2023. A derrota para o RB Bragantino, àquela altura, foi a terceira seguida do time de Renato Portaluppi fora de casa na competição.
Dominado pelo RB Bragantino, o Grêmio contou falhas individuais de seus jogadores para levar os dois gols, ainda no primeiro tempo, que sacramentaram a derrota por 2 a 0.
João Pedro marcou gol contra bizarro, de cabeça, e Gabriel Grando, atualmente no Cruzeiro, rebateu para a frente cruzamento vindo da direita, o que permitiu que Vitinho ampliasse para o Massa Bruta.
Naquela partida, Renato mandou o Grêmio a campo com Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely (Bruno Alves), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Galdino), Pepê (Iturbe) e Cristaldo (Ferreira); João Pedro Galvão (André Henrique) e Luis Suárez.
João Pedro chega para o novo duelo pressionado por erros recentes
Curiosamente, João Pedro chega pressionado, para o enfrentamento deste ano em Bragança Paulista, por erros no jogo mais recente do Grêmio.
O lateral direito cometeu dois pênaltis que culminaram na derrota, de virada, por 3 a 2, para o Atlético-MG, no último dia 1º de setembro, na partida de retorno da Arena do Grêmio após os estragos causados pela tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul.
— São erros que são imperdoáveis. Essa que é a realidade. Porque o clube paga, a comissão técnica paga, o grupo paga, o torcedor paga. Peço para eles prestarem atenção nas decisões que tomam dentro de campo. Esses erros infantis ensino todos os dias, teoria e prática — lamentou Renato.
Além de João Pedro, o treinador do Grêmio também se irritou com Gustavo Martins, expulso logo aos 20 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Galo. Ele e Kannemann, que recebeu o terceiro cartão amarelo, cumprem suspensão diante do RB Bragantino.
Por outro lado, também na zaga, o Grêmio volta a contar com Rodrigo Ely e Jemerson, recuperados de lesão muscular. Renato deve escalar o Grêmio neste domingo (15), em busca de quebrar o tabu em Bragança Paulista, com Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 15º lugar com 27 pontos em 23 jogos
- 8 vitórias, 3 empates e 12 derrotas
- 39% de aproveitamento
- 23 gols feitos e 28 gols sofridos