Brasileirão Série A

Renato rebate críticas e detona jogadores por ‘erros infantis’ após derrota do Grêmio

Gustavo Martins foi expulso no primeiro tempo e João Pedro cometeu dois pênaltis no jogo contra o Atlético-MG

Como de praxe, Renato Gaúcho negou que tenha cometido erros após o Grêmio perder, de virada, nos acréscimos do segundo tempo, por 3 a 2, para o Atlético-MG, na manhã deste domingo (1º), no retorno à Arena do Grêmio.

Pelo contrário, o treinador gremista colocou a responsabilidade em seus jogadores. Principalmente em Gustavo Martins, que recebeu cartão vermelho direto, aos 20 minutos do primeiro tempo, por agarrar Deyverson, no meio de campo, sendo o último homem. Renato adiantou que o jovem zagueiro será multado por isso.

— Caixinha para o Carioca [Gustavo Martins]. Aí é o julgamento do treinador. Um erro infantil desse não pode cometer, porque na pior das hipóteses sai atrás do atacante, briga. Se ele conseguir driblar, fazer o gol, é mérito dele. Mas está no meio de campo, você tem mais 30, 40, 50 metros para brigar, no bom sentido, para recuperar, ou esperar alguém chegar na cobertura para fazer a falta — opinou Renato.

Além da expulsão de Gustavo Martins, João Pedro cometeu dois pênaltis

Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Braithwaite e Cristaldo. Porém, na segunda etapa, João Pedro cometeu dois pênaltis. Um por chegar atrasado em Palacios e outro por toque na bola com o braço.

Além de converter as duas cobranças com Gustavo Scarpa e Palacios, o Atlético-MG chegou à virada aos 50 minutos do segundo tempo. Vargas, na ‘Lei do Ex', aproveitou rebote de grande defesa de Marchesín.

— O jogo estava controlado, mas infelizmente vieram mais erros infantis. São erros que são imperdoáveis. Essa que é a realidade. Porque o clube paga, a comissão técnica paga, o grupo paga, o torcedor paga. Peço para eles prestarem atenção nas decisões que tomam dentro de campo. Esses erros infantis ensino todos os dias, teoria e prática — lamentou Renato.

— Falei para eles no vestiário e estou repetindo para vocês: eles não vão pegar um treinador que ensine tanto para eles quanto eu. Nos pequenos e nos mínimos detalhes — acrescentou.

Criticado pelas substituições, Renato diz que fez tudo certo no Grêmio

Por outro lado, Renato não fez qualquer tipo de autocrítica quando questionado sobre sua responsabilidade na derrota. Mesmo que suas substituições tenham sido muito contestadas.

Após a expulsão de Gustavo Martins, Renato não colocou, imediatamente, um zagueiro em campo. Apenas reposicionou as peças que já estavam no gramado, com Villasanti na zaga, Cristaldo como volante e Monsalve aberto pelo lado direito.

A formação estava funcionando, tanto é que o Grêmio abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Porém, aos 13 minutos da segunda etapa, Braithwaite e Monsalve saíram para as entradas de Natã e Edenílson. Posteriormente, Nathan Fernandes entrou muito mal no lugar de Cristaldo, e foi substituído após apenas 14 minutos em campo.

— Qualquer outro treinador no meu lugar, no primeiro tempo, quando o Grêmio fez o primeiro gol, já teria tirado um atacante e colocado um zagueiro. Eu esperei até uns 10, 15 minutos do segundo tempo. Porque meu time estava bem, não estava dando chances ao adversário. É bem simples agora. Qual foi o erro do treinador? Quando eu erro, eu assumo. A coisa foi bem estudada, fiz tudo certinho — defendeu-se Renato, que voltou a criticar o ‘resultadismo' na avaliação de seu trabalho.

— Se nós tivéssemos ganho o jogo hoje o discurso já seria diferente. ‘Nossa, o Renato foi corajoso, não modificou, não fechou a casinha, e venceu o jogo'. Fechei a casinha na hora certa — opinou.

Renato respondeu às perguntas de apenas quatro repórteres na entrevista coletiva. Ele deixou rapidamente a Arena do Grêmio porque tinha vôo marcado para o Rio de Janeiro. O treinador gremista deu ao elenco três dias de folga, e se reapresenta na próxima quinta-feira (5).

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo