Brasileirão Série A

Grêmio quer evitar retorno ao Z-4 e tem trunfo para duelo diante do RB Bragantino

Recuperados de lesão muscular, Rodrigo Ely e Jemerson ficam à disposição da equipe gaúcha novamente

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro é, mais uma vez, muito importante para o Grêmio na briga contra o rebaixamento. Na 15ª colocação, com 27 pontos em 23 jogos — dois a menos do que metade dos adversários –, o Tricolor Gaúcho pode até mesmo retornar ao Z-4 neste final de semana.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Para isso acontecer, o Corinthians precisa vencer o Botafogo, neste sábado (14), às 21h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro/RJ; o Fluminense pontuar diante do Juventude, no domingo (15), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS; e o Grêmio perder para o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, no mesmo dia e horário do jogo do Tricolor Carioca.

Para evitar esse cenário pessimista, o Grêmio tem como trunfo o retorno da dupla de zaga que se consolidou como titular recentemente. Rodrigo Ely e Jemerson estão recuperados de lesão muscular de grau um na coxa.

Os dois zagueiros desfalcaram o Grêmio na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, no dia 1º de setembro, que marcou o retorno da Arena do Grêmio após os estragos causados pela tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul, e foi o último jogo do Tricolor Gaúcho antes da parada para a Data Fifa.

Gustavo Martins e Kannemann são desfalques por suspensão

Diante do Galo, Gustavo Martins e Kannemann formaram a dupla de zaga gremista. O jovem zagueiro foi expulso com apenas 20 minutos de jogo, depois de perder a bola para Deyverson e agarrá-lo, mesmo que longe do gol, sendo o último homem.

Kannemann, por sua vez, recebeu o terceiro cartão amarelo. Como consequência, ambos estão suspensos diante do Red Bull Bragantino, o que faz com que os retornos de Rodrigo Ely e Jemerson sejam ainda mais importantes.

Renato deve manter formação com dupla de meias

No mais, o Grêmio deve ter a manutenção do esquema tático com dois meias — Monsalve pela direita, e Cristaldo centralizado. Muito pedida pela torcida, a formação foi utilizada pela primeira vez na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, e mantida diante do Atlético-MG.

Villasanti e Soteldo, que serviram as seleções paraguaia e venezuelana, respectivamente, em jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa Mundo na Data Fifa, já retornaram e ficam normalmente à disposição.

A provável escalação do Grêmio para enfrentar o Red Bull Bragantino, no 4-2-3-1, tem Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 15º lugar com 27 pontos em 23 jogos
  • 8 vitórias, 3 empates e 12 derrotas
  • 39% de aproveitamento
  • 23 gols feitos e 28 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo