Brasil

Por que Grêmio e Inter disputarão torneio entre times menores do RS no segundo semestre

Copa FGF, que levará o nome de Zagallo, contará com a participação de 11 clubes gaúchos, incluindo Grêmio e Internacional

Um Conselho Técnico na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre/RS, na tarde desta quinta-feira (27), definiu os detalhes da Copa FGF 2024, tradicional competição de segundo semestre do futebol gaúcho, que acontece desde 2004. Neste ano, ela contará com as participações de Grêmio e Inter.

Atualmente, a Copa FGF rende ao campeão vaga na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha. Essa segunda taça é disputada em jogo único com o campeão gaúcho.

Grêmio mantém tradição, e Internacional volta a participar depois de cinco anos

O destaque da edição deste ano da Copa FGF fica por conta da participação da dupla Gre-Nal. O Grêmio tem disputado a competição continuamente, mas o Internacional não jogava a competição desde 2019.

Assim como em outras temporadas, Grêmio e Inter devem utilizar jogadores das categorias de base no torneio, além de alguns atletas dos elencos profissionais que recebem menos minutos nos principais campeonatos e precisam de ritmo de jogo.

A ideia é dar rodagem aos jovens de ambas as equipes. Ambos os times já estão garantidos na Copa do Brasil de 2025 e, portanto, não tem grande objetivo esportivo na competição.

11 times serão divididos em dois grupos

Grêmio e Inter se somam a outras nove equipes na disputa da Copa FGF. Elas serão divididas em dois grupos, um com seis e outro com cinco times.

Após se enfrentarem em turno e returno, os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final. A competição tem início previsto para 14 de agosto.

Por serem os dois maiores clubes da competição, Grêmio e Inter ficarão em grupos distintos, com a definição sendo feita por sorteio. No mais, a divisão das chaves se deu por regionalização, com o Grupo A voltado para o norte do estado, e o Grupo B para o sul.

Grupo 1: Grêmio ou Internacional (sorteio), Juventude, Passo Fundo, Gaúcho e Ypiranga

Grupo B: Grêmio ou Internacional (sorteio), Aimoré, Novo Hamburgo, São José, Inter-SM e São Paulo

Edição deste ano levará o nome de Zagallo

Como sempre acontece, a Copa FGF homenageará uma grande figura do futebol. Depois de ‘Troféu Rei Pelé', em 2023, desta vez o torneio será apelidado de ‘Troféu Mário Lobo Zagallo'.

Zagallo beija a camisa da Seleção Brasileira
Zagallo faleceu em janeiro, aos 92 anos.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Maior vencedor da história das Copas do Mundo, com quatro conquistas em três funções diferentes, Zagallo faleceu no último dia 5 de janeiro, aos 92 anos.

Campeões da Copa FGF

2 títulos: Novo Hamburgo (2005 e 2013), Lajeadense (2014 e 2015), Pelotas (2008 e 2019), Internacional (2009 e 2010), Juventude (2011 e 2012) e São Luiz (2022 e 2023)

1 título: Esportivo (2004), Grêmio (2005), Caxias (2007), São José (2017), Avenida (2018), Santa Cruz (2020) e Glória (2021)

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo