Sem reforço, lateral esquerda do Grêmio inicia 2024 com o contestado Reinaldo como titular
Tímido no mercado, Grêmio não trouxe reforço para a lateral esquerda, que terá o contestado Reinaldo novamente titular em 2024

Com orçamento limitado para contratações, o Grêmio definiu quatro posições como prioritárias para reforçar seu elenco visando à temporada 2024: goleiro, volante, extrema e centroavante. Para as três primeiras, o Tricolor Gaúcho contratou, respectivamente, Marchesín, Dodi e Soteldo, ao passo em que segue na busca por uma reposição para Luis Suárez. No entanto, em nenhum momento a direção gremista reconheceu, publicamente, a necessidade de trazer um lateral esquerdo, ainda que nomes como Marlon, do Cruzeiro, e Felipe Jonatan, do Santos, tenham sido especulados.
Contestado, Reinaldo iniciará temporada como titular do Grêmio
Esse cenário preocupa a torcida tricolor, que se incomodou muito com Reinaldo, principalmente na reta final da temporada passada. Mesmo em vitórias, o lateral de 34 anos apresentou sérios problemas defensivos. Dois jogos emblemáticos nesse sentido foram os triunfos por 4 a 3 sobre América-MG e Botafogo, em que os gols dos adversários surgiram no seu setor.
A crítica dos torcedores do Grêmio é a mesma dos torcedores do São Paulo ao final da longa passagem de Reinaldo no Tricolor Paulista, que, entre idas e vindas, durou oito temporadas. O experiente lateral apresenta bons números ofensivos — no próprio Tricolor Gaúcho, marcou três gols e deu sete assistências em 49 jogos na no ano passado –, mas peca na marcação.
Reinaldo terá novos parceiros pelo lado esquerdo neste início de 2024 do Grêmio, que estreia no Campeonato Gaúcho no sábado (20), às 16h30min, contra o Caxias, no Centenário. Soteldo, que não é dos mais intensos na recomposição, será o ponta. Na zaga, o jovem Gustavo Martins pode iniciar a temporada como titular, dando mais vitalidade na cobertura do lateral. Mas, se não melhorar o desempenho defensivo individual, o camisa 6 verá as críticas da torcida gremista aumentarem.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Possível venda de Cuiabano pode mudar panorama da lateral esquerda do Grêmio
Dois fatores podem fazer a direção gremista repensar e reforçar a lateral esquerda para esta temporada em que o Grêmio retorna a Libertadores: o incremento ou adiantamento de receitas, que o clube tenta viabilizar, e a possível venda de Cuiabano, que é o outro jogador da posição no elenco tricolor. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, o Torino prepara uma oferta de 1,5 milhão de euros (R$ milhões), mais gatilhos de produtividade, pelo atleta revelado na base gremista.
?? Understand Torino are preparing new bid for Gremio 2003 born fullback Cuiabano: €1.5m plus add-ons.
Club confident to get the deal done. ?? pic.twitter.com/57huQ48nao
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) January 17, 2024
É verdade que a maior parte dos 14 jogos em que Cuiabano atuou na temporada passada, marcando dois gols, não foi como lateral esquerdo, e sim em posição mais adiantada pelo mesmo lado. Entretanto, sem o reserva imediato da posição, a outra alternativa possível para o Grêmio, além de ir ao mercado, seria recorrer às categorias de base, que teve Wesley Costa e Zé Guilherme na disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr.
Por ora, o Grêmio apenas reconhece que recebeu consultas por Cuiabano, o qual se recupera de lesão muscular de grau 1 na parte posterior da coxa esquerda. Porém, o vice-presidente de futebol Antônio Brum afirmou que os valores não chegaram ao esperado pelo Tricolor Gaúcho, da mesma forma que para o zagueiro Gustavo Martins, que interessa ao Braga.
— A gente teve consulta por alguns jogadores do nosso elenco, especialmente dos oriundos da base, mas nenhuma ainda atingiu os valores que o Grêmio espera. Sei que fazer caixa com a venda de jogadores às vezes é importante, mas é uma conduta dessa gestão não queimar ativos do clube. A gente viveu um momento muito mais delicado financeiramente no ano passado, e não fez isso. Não vamos fazer agora. As consultas continuam, a janela está aberta. Esses dois jogadores são muito valorizados, mas até agora nada que tenha atendido as expectativas do Grêmio — disse Brum.
Próximos jogos do Grêmio
- Caxias x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 20 de janeiro de 2024, às 16h30min, no Centenário, em Caxias do Sul/RS
- Grêmio x São José – Campeonato Gaúcho 2024 – quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, às 21h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS.
- Brasil x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – domingo, 28 de janeiro de 2024, às 16h, no Bento Freitas, em Pelotas/RS.