O que importa na Copinha não é ganhar e a boa safra que o Grêmio tem em mãos prova isso
Grêmio foi novamente eliminado para o Athletico-PR na Copa São Paulo de Futebol Jr., mas apresentou destaques principalmente no ataque
O sonho do inédito título da Copa São Paulo de Futebol Jr. foi adiado mais uma vez. Assim como em 2023, o Grêmio foi eliminado ao perder de virada para para o Athletico-PR, em Franca. Desta vez, pelas oitavas de final, em derrota por 5 a 3. Ainda assim, a campanha gremista, que era a melhor da Copinha até então, mostrou que o Tricolor Gaúcho tem mais uma boa safra de promissores atletas que podem ser aproveitados em breve no elenco profissional.
Basta observar os números da campanha do Grêmio para saber onde estão os principais destaques. Nos seis jogos, em que conquistou cinco vitórias e sofreu uma derrota, o Tricolor Gaúcho marcou impressionantes 29 gols (média de 4,8 por jogo), mas levou 10 (média de 1,6 por jogo).
Jardiel e Gustavo Nunes despontaram no forte ataque do Grêmio
Os nomes que mais geram expectativa na torcida gremista estiveram no ataque. Artilheiro da Copinha, com 9 gols, Jardiel demonstrou capacidade de marcar de diferentes formas. Balançou as redes de letra, de fora da área e de pênalti. Enquanto o Grêmio segue na busca por um centroavante para repor a saída de Luis Suárez, o jovem de 18 anos pode receber oportunidades no Campeonato Gaúcho.
O mesmo vale para Gustavo Nunes. Com dribles e arrancadas pelo lado esquerdo, o extrema marcou três gols nos mata-matas da Copinha. Dois deles muito bonitos: contra o Coimbra, na terceira fase, e diante do Athletico-PR, nas oitavas de final, em que deu chapéu no marcador e contou com desvio na defesa para encobrir o goleiro do Furacão. Já há quem compare o camisa 11 com Everton Cebolinha, outra cria da base gremista.
Ainda no sistema ofensivo, Cheron demonstrou ser o clássico camisa 10, com qualidade de passe e articulação. Ponta canhoto pela direita, Alysson tem o drible e a boa batida na bola como virtudes, embora, até por recém ter saído do sub-17, precise evoluir na tomada de decisão. Riquelme é outro jogador de apenas 17 anos liso e com bastante potencial, mas que precisa amadurecer em alguns quesitos.
Defesa do Grêmio sentiu falta de Viery, mas laterais demostraram qualidade no apoio
Mesmo que a defesa gremista tenha sido bastante vazada, se mostrando vulnerável principalmente em contra-ataques, não significa que não conte com jogadores promissores. O lateral direito Igor Serrote mostrou qualidade e força no apoio, assim como o lateral esquerdo Zé Guilherme, que qualificou o setor sempre que entrou no lugar de Wesley Costa.
Na zaga, Viery fez muita falta nos jogos contra Coimbra e Athletico-PR — não à toa, o Grêmio levou sete gols nessas duas partidas. O zagueiro, canhoto, apresenta qualidade na saída de bola, ao mesmo tempo em que é firme nos duelos. Já merece oportunidades no elenco principal. O problema é a concorrência na posição, que conta com seis jogadores, sendo quatro experientes (Geromel, Kannemann, Rodrigo Ely e Bruno Uvini).
Campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr.
- 6 jogos
- 5 vitórias
- 1 derrota
- 29 gols marcados
- 10 gols sofridos
Jogos do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr.
- Grêmio 6 x 0 Serra Branca/PB – 1ª fase
- Grêmio 6 x 0 Figueirense – 1ª fase
- Grêmio 6 x 2 Inter de Bebedouro – 1ª fase
- Grêmio 4 x 1 Mirassol – 2ª fase
- Grêmio 4 x 2 Coimbra – 3ª fase
- Grêmio 3 x 5 Athletico-PR – oitavas de final
Artilheiros do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr.
- 9 gols: Jardiel
- 6 gols: Freddy
- 3 gols: Gustavo Nunes
- 2 gols: Alysson e Cheron
- 1 gol: Wesley Costa, João Araújo, Zé Guilherme, Lian, Igor Serrote e Riquelme
Assistências do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr.
- 3 assistências: Cheron e Riquelme
- 2 assistências: Gustavo Nunes
- 1 assistência: Kaick, Caio Araújo, Wesley Costa, Jardiel e Alysson