Brasil

Brilhando na Copinha, Jardiel pode ser o 9 que o Grêmio tanto procura?

Artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Jr., com cinco gols em dois jogos, Jardiel se destaca em um Grêmio que busca centroavante no mercado após a saída de Luis Suárez

Enquanto tem dificuldade na busca de um substituto para Luis Suárez, tendo perdido a disputa por Funes Mori para o Pumas, do México, o Grêmio acompanha o surgimento de um promissor camisa 9 vestindo sua camisa. Claro que cogitar titularidade imediata no profissional é precoce, e não invalida a procura por um centroavante experiente e de qualidade no mercado, mas o desempenho de Jardiel, até aqui, na Copa São Paulo de Futebol Jr., salta aos olhos.

Com apenas noventa minutos em campo em duas partidas, o centroavante de 18 anos já soma cinco gols na Copinha, o que faz dele o artilheiro do torneio até aqui. Jardiel marcou dois na goleada por 6 a 0 do Grêmio sobre o Serra Branca/PB, na última quarta-feira (3), e mais três na goleada por 6 a 0 sobre o Figueirense, neste sábado (6).

Jardiel demonstrou categoria, tranquilidade e repertório em gols no início das partidas

A curiosidade é que foram todos gols logo nos primeiros minutos das partidas, e consecutivos. Contra os paraibanos, Jardiel marcou aos cinco e aos seis minutos da primeira etapa. Diante dos catarinenses, aos quatro, aos oito e aos 17.

Os gols também demonstraram categoria, tranquilidade e repertório por parte do garoto. O mais bonito deles foi o primeiro na goleada sobre o Figueirense, em que descolou uma letra, de perna esquerda, dentro da pequena área. No terceiro, teve frieza para, após receber lançamento de três dedos de Cheron, driblar o goleiro Antônio e mandar para o gol vazio.

Em entrevista ao SporTV, no intervalo da partida contra o Figueira, Jardiel comemorou o excelente início de Copinha. E falou sobre possível oportunidade no time profissional, comandado por Renato Portulappi.

— Feliz por ter ajudado meu time com três gols. Muito feliz também por ser artilheiro da Copinha. É muito gratificante para mim, trabalhamos o ano todo para chegar aqui e fazer valer. Estou pronto, estou preparado [para o profissional] — garantiu o centroavante.

Jardiel busca primeira oportunidade no profissional do Grêmio

No Grêmio desde 2022, quando veio do Maruinense/SE, de seu estado natal, Jardiel ainda não recebeu chances no time de cima. A curiosidade é que isso já aconteceu com Freddy, seu reserva, que entrou em seu lugar no intervalo das duas partidas na Copinha, como forma de preservação. O atacante paraguaio estreou pelo profissional do Tricolor Gaúcho na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Se seguir nesse ritmo, no entanto, Jardiel deverá ser observado com mais carinho por Renato, especialmente no Campeonato Gaúcho. Atualmente, o Grêmio conta apenas com João Pedro Galvão e André Henrique como alternativas para centroavante no elenco principal. Depois da recusa de Funes Mori, a direção gremista busca outro nome no mercado. Também tentado, aparentemente o camaronês Vincent Aboubakar não tem interesse em se transferir para o Brasil neste momento.

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo