Brasil

Demora ou cautela justificada? Movimentação tímida no mercado preocupa torcida do Grêmio

Após anunciar Dodi e Soteldo, do Santos, Grêmio parece estagnado no mercado, o que preocupa a torcida após perder Suárez, e em ano de Libertadores

A movimentação do Grêmio no mercado de transferências para a temporada 2024 ainda é tímida, principalmente se comparada a alguns outros clubes do futebol brasileiro. Até aqui, o Tricolor Gaúcho confirmou apenas as contratações do atacante Soteldo e do volante Dodi, ambos vindos do Santos, no dia 22 de dezembro.

A ausência de reforços, ou, pelo menos, de notícias sobre a iminência deles, preocupa a torcida gremista. Principalmente porque o Grêmio perdeu seu principal jogador, Luis Suárez, e tem pela frente a disputa da Libertadores em 2024.

Outro agravante é a inevitável comparação com o maior rival. Mesmo sem ter se classificado para a principal competição do continente, o Internacional tem investido pesado. Já anunciou as contratações do zagueiro Robert Renan e do atacante Lucas Alario, e tem negociações pelo goleiro Ivan, pelo volante Fernando e pelo atacante Rafael Borré.

Vice-presidente de futebol do Grêmio vê “ansiedade desproporcional”

Em entrevista ao canal de Duda Garbi, no último dia 1º de janeiro, o presidente Alberto Guerra e o vice-presidente de futebol Antônio Brum falaram sobre a busca do Grêmio por reforços. Brum rebateu a suposta demora do Tricolor Gaúcho para reforçar seu elenco.

— Quem contratou mais do que o Grêmio em dezembro? Nós contratamos dois jogadores, fora os ‘ameaços’. ‘Ameaço’ em ‘ameaço’, daqui a pouco a bola entra. A reformulação que a gente precisava passar foi nesse [último] ano. […] Eu vejo uma ansiedade desproporcional com um time que ficou em segundo e só perdeu praticamente o Suárez — disse Brum.

Goleiro e centroavante são prioridades do Grêmio no mercado

Para o lugar uruguaio, o argentino naturalizado mexicano Funes Mori, do Monterrey, é o nome mais cotado. Mas não é um negócio fácil principalmente porque o atacante de 31 anos é ídolo do clube mexicano, com quem tem contrato até metade de 2024. O camaronês Vincent Aboubakar, do Besiktas, também foi tentado, mas aparentemente não tem intenção de jogar no Brasil neste momento.

Outra prioridade do Grêmio é a contratação de um goleiro experiente para a disputa da Libertadores, mesmo que tenha renovado contrato com Caíque e Gabriel Grando. O Tricolor Gaúcho monitora a situação de Marcelo Grohe, que pode estar de saída do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Mas, neste momento, o arqueiro mais próximo da Arena do Grêmio é o argentino Agustín Marchesín, de 35 anos, que está na reserva do Celta de Vigo, da Espanha.

O que trava o Grêmio para algumas negociações é o aspecto financeiro. Ainda pagando o preço do rebaixamento para a Série B, o Tricolor Gaúcho teve, em 2023, mais um ano com déficit, na casa dos R$ 65 milhões. É uma situação diferente, por exemplo, da do rival Inter, que recebeu R$ 109 milhões pelo acordo com a Liga Forte Futebol (LFF) e, por isso, faz investimentos maiores neste início de 2024.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo