Grêmio aposta em consistência e dupla de zaga para fechar 2023 invicto no Gre-Nal
Com Geromel e Kannemann juntos, e tripé de volantes, Grêmio aposta na consistência para defender os 100% de aproveitamento em Gre-Nal nesta temporada
Embora Renato não confirme a escalação, tampouco a estratégia, o Grêmio deve apostar na consistência no último Gre-Nal do ano. A partida deste domingo (8), às 16h, no Beira-Rio, é válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Essa consistência envolve principalmente dois aspectos. Primeiro, a dupla de zaga Geromel e Kannemann, que voltará a disputar um clássico junta depois de quase dois anos. Segundo, porque Renato deve a utilizar novamente um tripé de volantes no meio-campo.
Geromel e Kannemann voltam a jogar Gre-Nal juntos
Devido às lesões, os zagueiros ídolos do Grêmio pouco atuaram juntos nas duas últimas temporadas. Em 2022, Kannemann passou a primeira parte do ano se recuperando de problema no quadril, por conta do qual fez cirurgia no final de 2021. Alguns jogos após o retorno, sofreu lesão na panturrilha, que, com reincidência, o tirou de ação por mais alguns meses. Assim, jogou somente nove vezes no ano passado, sendo cinco com Geromel.
Em 2023, é Geromel quem tem sofrido com as lesões. Já na pré-temporada, lesionou o joelho e precisou passar por artroscopia. Após longos meses, retornou em 27 de agosto, na partida contra o Cruzeiro. Porém, nos acréscimos do primeiro tempo sentiu problema muscular, e ficou mais um mês sem jogar, até voltar no final de semana passado, diante do Fortaleza, em sua segunda partida no ano.
O último Gre-Nal em que Geromel e Kannemann estiveram em campo simultaneamente foi no dia 6 de novembro de 2021. Pela 30ª rodada do Brasileirão daquele ano, o Internacional venceu por 1 a 0, com gol de Taison, o que encaminhou o rebaixamento do Grêmio para a Série B.
Entretanto, no geral a dupla tem retrospecto positivo no clássico. A qualidade, experiência e liderança dos dois dará mais segurança, neste Gre-Nal, a uma defesa que tem apresentado dificuldades ao longo do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o quinto time que mais sofreu gols na competição: 32 em 40 jogos.
Tripé de volantes
À frente de Geromel e Kannemann, deverá estar o trio de volantes formado por Villasanti, Pepê e Carballo. O tripé foi utilizado pela primeira vez na goleada por 3 a 0 sobre o Cruzeiro.
— O Renato preparou a gente para jogar no tripé. Acho que ele quis deixar o meio-campo um pouquinho mais consistente. E a gente conseguiu o resultado, graças a Deus. Muda a forma da gente jogar — comentou Pepê em entrevista coletiva na semana após a partida diante da Raposa.
A formação foi repetida na vitória sobre o Cuiabá e na derrota para o Bragantino, em que Carballo sofreu lesão no joelho. Quando o uruguaio retornou, contra o Fortaleza, Villasanti estava suspenso. Agora, finalmente, Renato volta a ter os três à disposição.
Dúvida no ataque
Nos jogos em que Villasanti, Carballo e Pepê atuaram juntos, o Grêmio se postou no 4-4-2 losango. À frente dos três, como meia, estava Cristaldo. Na dupla de ataque, João Pedro Galvão era o parceiro de Luis Suárez.
Porém, uma mudança para o Gre-Nal não está descartada. O desempenho de Galvão não tem agradado, e até Renato reconheceu que iria retirá-lo de qualquer forma contra o Fortaleza, embora a justificativa oficial para sua saída ainda no primeiro tempo tenha sido desconforto na virilha.
O problema é que os concorrentes de posição também não estão convencendo. Em especial Ferreira, que oferece velocidade e drible pelo lado esqueerdo do campo. Com a mesma característica, o Tricolor conta com o argentino Lucas Besozzi. Nathan, que é meia, e Galdino, canhoto que parte do lado direito, são outras opções.
Grêmio defende 100% nos clássicos em 2023
Independente do escolhido, o objetivo do Grêmio é encerrar o ano com 100% de aproveitamento em Gre-Nal. Ou, ao menos, invicto. Afinal, o Tricolor venceu os outros dois clássicos disputados nesta temporada.
Pelo Campeonato Gaúcho, na fase classificatória, o Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Vina e Carballo — Alan Patrick descontou. No primeiro turno do Brasileirão, a vitória foi por 3 a 1. Suárez, Villasanti e Bitello fizeram para o Tricolor, e Johnny marcou para o Colorado.
Grêmio no Brasileirão 2023
- 3º lugar, com 44 pontos
- 25 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
- 58% de aproveitamento
- 40 gols feitos
- 32 gols sofridos