Brasileirão Série A

Um turno depois, Ronald reencontra vítima de sua estreia dos sonhos pelo Grêmio

Volante Ronald deve voltar a ser titular do Grêmio diante do Atlético-MG, contra quem marcou gol em sua estreia como profissional, no primeiro turno do Brasileirão

Foi há exatamente um turno, contra o Atlético-MG, que Ronald Falkoski teve estreia dos sonhos no profissional do Grêmio. Titular, o volante de 20 anos marcou o único gol da vitória gremista, no dia 22 de julho, em Porto Aelgre, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pouco mais de quatro meses depois, ele deve ser titular novamente na partida do returno, neste domingo (26), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte/MG.

Isso acontece porque Villasanti está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido na derrota para o Corinthians, última partida antes da Data Fifa, na qual o paraguaio serviu sua seleção. Além dele, Pepê ainda não se recuperou totalmente do estiramento no músculo reto-femoral coxa esquerda, sofrido no jogo contra o Coritiba. O camisa 23 segue na fase de transição física, sem treinar com bola.

Independentemente do esquema tático utilizado por Renato Portaluppi, que poderá ter dois ou três zagueiros, Ronald tem presença praticamente certa na abertura do meio-campo, ao lado de Carballo. E poderá se inspirar no jogo do primeiro turno, contra este mesmo adversário, para voltar a dar conta do recado.

Gol na estreia foi através da especialidade de Ronald: a bola aérea

A coincidência é que, na vitória sobre o Galo na Arena do Grêmio, Ronald também atuou ao lado do uruguaio. Pepê se recuperava de outra lesão muscular, e Villasanti, com desconforto, foi desfalque de última hora. Àquela altura, o sistema com três zagueiros estava consolidado por Renato.

Ronald marcou o gol logo aos 10 minutos de jogo, naquela que é sua especialidade: a bola aérea. Após cobrança de escanteio de Cristaldo, vinda do lado direito, o volante gremista se antecipou a Igor Gomes e cabeceou cruzado para abrir o placar.

— Já fiz muitos gols na base também, principalmente de cabeça, que é meu ponto forte. Ainda mais com o Renato, aqui, que dá liberdade para os volantes pisarem na área. Para mim é muito bom isso, e espero continuar fazendo muitos gols, e ajudar o Grêmio cada vez mais — comentou o volante em entrevista coletiva.

Ronald até foi titular em duas partidas pouco depois da estreia iluminada, contra Goiás e Fluminense. Porém, acabou perdendo espaço, principalmente pela concorrência pesada. Para não perder ritmo de jogo, chegou a ser utilizado no time sub-20, na Copa do Brasil da categoria, e na equipe B, na Copa FGF – Troféu Rei Pelé.

Ronald teve protagonismo na conquista dos Jogos Pan-Americanos com a Seleção Brasileira

De meados de outubro até o início de novembro, Ronald serviu a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Teve mais uma participação de destaque com a amarelinha, com a qual já havia conquistado o Sul-Americano Sub-20, em janeiro.

Na campanha da medalha de ouro em território chileno, Ronald foi titular em três dos cinco jogos da Seleção de Ramon Menezes. E marcou dois gols, inclusive o de empate na final contra os anfitriões, em que o Brasil venceu nos pênaltis, após igualdade de 1 a 1 no tempo normal.

Ronald comemora gol de empate na final dos Jogos Pan-Americanos, contra o Chile. Foto: Lesley Ribeiro/CBF

— Graças a Deus fui feliz de fazer gol na final, na minha especialidade, que é a bola aérea. A gente conseguiu levar para os pênaltis e, consequentemente, trazer o título. Foi importante demais, para nós, para o Grêmio e para o Brasil — comemorou Ronald.

Ronald teve boa atuação na virada épica sobre o Botafogo

A conquista deu moral para o volante no Grêmio. Tanto é que, no primeiro jogo após seu retorno da Seleção, foi escalado como titular pelo técnico Renato Portaluppi na vitória, de virada, por 4 a 3, sobre o Botafogo, que alimentou na torcida gremista a expectativa pelo título brasileiro. Ronald teve boa atuação como primeiro volante de um time que se postou com tripé no meio-campo, no 4-1-4-1. Na segunda etapa, mesmo com a mudança para o 4-2-3-1, continuou em campo ao lado de Villasanti.

Depois de não ser utilizado contra o Corinthians, os desfalques fazem com que nova oportunidade caia no colo de Ronald. Justamente contra o Atlético-MG, diante de quem ele tem boas recordações. Resta ver se o final vai ser tão feliz quanto na estreia do volante como profissional.

Ronald pelo profissional do Grêmio

  • 7 jogos (4 como titular)
  • 314 minutos
  • 1 gol
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo