Brasileirão Série A

Fortaleza e Grêmio se enfrentam pressionados por sequência de derrotas

Duelo no Castelão, nesta quarta-feira (19), coloca frente a frente duas equipes que vêm de insucessos consecutivos no Campeonato Brasileiro

O confronto entre Fortaleza e Grêmio, às 20h desta quarta-feira (19), no Castelão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, coloca frente a frente equipes pressionadas por uma sequência de derrotas.

O Grêmio vem de quatro insucessos consecutivos no Brasileirão, para Bahia, RB Bragantino, Flamengo e Botafogo. Intermeadas por jogos que garantiram a classificação gremista para as oitavas de final da Libertadores, as derrotas colocaram o Tricolor Gaúcho na zona de rebaixamento da competição nacional, na 17ª colocação, com seis pontos em sete jogos — dois a menos do que boa parte dos adversários.

Por sua vez, o Fortaleza conquistou a Copa do Nordeste no último dia 9, em final que foi decidida nos pênaltis após o CRB vencer por 2 a 0 o jogo de volta.

Depois disso, o Leão do Pici acumulou mais duas derrotas no Campeonato Brasileiro: 1 a 0 para o Bahia, e a acachapante goleada por 5 a 0 para o Cuiabá, no último domingo (16).

Renato cita desgaste e ausência de fator local para justificar má fase do Grêmio

Renato Gaúcho tem citado frequentemente as dificuldades decorrentes da tragédia climática no Rio Grande do Sul para justificar o mau momento do Grêmio. Com a Arena em reconstrução após ter sido inundada pelas enchentes em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho não tem jogado em casa, ainda que conte com apoio expressivo de sua torcida quando atua em Curitiba.

Por conta dos jogos atrasados em maio, o Grêmio tem enfrentado intensa sequência de partidas. Foram seis em 20 dias desde que o Tricolor Gaúcho voltou a atuar, no dia 29 de maio, na goleada por 4 a 0 sobre o The Strongest.

Isso obriga Renato a rodar o elenco, que apresenta algumas carências e sofre com desfalques, em especial Villasanti, Soteldo e Diego Costa.

Novamente, mudanças devem acontecer para encarar o Fortaleza. Alguns jogadores podem ser preservados pensando no clássico Gre-Nal do próximo sábado (22), em Curitiba, mesmo que o Grêmio precise pontuar o quanto antes para sair da posição incômoda.

Vojvoda cobra falta de concentração dos jogadores do Fortaleza

No lado do Foraleza, Vojvoda entende que o desgaste físico não é desculpa, e certamente irá cobrar concentração de seus jogadores. Na opinião do treinador, isso faltou na goleada por 5 a 0 sobre o Cuiabá, que marcou sua pior derrota desde a chegada no Tricolor do Pici, em maio de 2021.

— São partidas que acontecem uma vez a cada muito tempo. Aconteceu conosco e temos que ser fortes. Não existe muita análise tática, principalmente para o primeiro tempo. Não estávamos com foco, como se deve estar para jogar uma partida de futebol profissional. Quando se entra em campo desse jeito, se recebe o castigo que recebemos — afirmou.

Expulsos na derrota na Arena Pantanal, o zagueiro Brítez e o atacante Renato Kayzer cumprem suspensão automática. O Fortaleza também não contará, novamente, com Kuscevic e Kervin Andrade, que servem suas seleções nacionais.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 17º colocado com 6 pontos em 7 jogos
  • 2 vitórias e 5 derrotas
  • 28% de aproveitamento
  • 6 gols feitos e 9 gols sofridos

Fortaleza no Campeonato Brasileiro 2024

  • 12º colocado com 10 pontos em 8 jogos
  • 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
  • 41% de aproveitamento
  • 6 gols feitos e 10 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo