Brasileirão Série A

Fluminense encara o Vitória por alívio no Brasileirão; relembre duelos marcantes

Duelo contra o Vitória marca reencontro com um estádio e um rival de muitos momentos importantes para o Tricolor

O Fluminense já está em Salvador para enfrentar o Vitória, no Barradão, neste sábado (26), às 16h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Na mala, o Tricolor levou a esperança pelo alívio na competição.

Na 11ª colocação após três vitórias seguidas, o Flu não quer dar chance ao azar. Isso porque a equipe sabe que um novo triunfo pode aliviar quase completamente as chances de rebaixamento, e espera voltar com a bagagem com mais do que os atuais 36 pontos.

O jogo contra o Vitória marca um reencontro com um estádio e um rival de muitos momentos importantes. São 101 anos de embates, com 53 partidas, contudo, a maioria foi em solo baiano. Os tricolores levam a melhor dentro e fora de casa, ainda que o Barradão só tenha passado a receber os confrontos em 2000.

O Fluminense venceu o Vitória 23 vezes em sua história, e 13 delas foram como visitante. As equipes empataram 18 vezes, e o Tricolor foi derrotado em 12 jogos, mas apenas três vezes no Barradão.

A Trivela relembra momentos importantes do Fluminense neste confronto nos anos 2000.

Fluminense encerra jejum de cinco anos sem vitórias fora de casa

O Fluminense que venceu o Vitória por 4 a 2 no Barradão pela Copa João Havelange de 2000 carregava consigo um número assustador.

Em 2000, Fluminense encerrou jejum de cinco anos e 32 jogos sem vencer fora de casa pelo Campeonato Brasileiro - Foto: Acervo O Globo
Em 2000, Fluminense encerrou jejum de cinco anos e 32 jogos sem vencer fora de casa pelo Campeonato Brasileiro – Foto: Acervo O Globo

Rebaixado em 1997 para a Série B após anulação do rebaixamento de 1996, o Tricolor jogou a segunda em 1998 e a terceira divisão em 1999. Também por isso, não vencia fora de casa pelo Campeonato Brasileiro desde 1995.

A última vitória havia sido sobre o União São João de Araras, por 3 a 1, em agosto de 1995. Assim, foram cinco anos e 32 jogos de jejum, com 15 empates e 17 derrotas.

Fluminense se livra da lanterna e da tristeza em 2008

Fluminense e Vitória se enfrentaram no Maracanã apenas 10 dias após o Tricolor passar por um grande trauma: o vice da Libertadores de 2008. A tristeza ainda era grande para os torcedores, mas a virada do Flu ajudou a melhorar o clima.

Fluminense venceu o Vitória de virada e afastou tristeza em 2008 - Foto: Acervo O Globo
Fluminense venceu o Vitória de virada e afastou tristeza em 2008 – Foto: Acervo O Globo

Após ter seu pior início da história no Brasileirão, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1, engatou a segunda vitória seguida e saiu da lanterna. O Tricolor se livraria do rebaixamento no segundo turno.

Curiosamente, o Flu enfrentou o Vitória justamente após vencer o Athletico no Maracanã. Desta vez, entretanto, isso se deveu ao adiamento do jogo contra o Furacão, que seria da 17ª rodada.

Uma goleada para salvar o Fluminense na arrancada em 2009

O Campeonato Brasileiro de 2009, para o Fluminense, ficou conhecido pela arrancada espetacular que livrou o Tricolor de um rebaixamento dado como certo — até para os matemáticos. E o Vitória fez parte dos adversários que ficaram pelo caminho.

Em 2009, a goleada sobre o Vitória tirou o Fluminense da zona de rebaixamento na penúltima rodada, após 27 jogos de sofrimento - Foto: Acervo O Globo
Em 2009, a goleada sobre o Vitória tirou o Fluminense da zona de rebaixamento na penúltima rodada, após 27 jogos de sofrimento – Foto: Acervo O Globo

Mais do que isso: a vitória sobre o Rubro-Negro baiano fez o Flu sair da zona de rebaixamento pela primeira vez em muitas rodadas. Era o início do alívio, que seria definitivo no último jogo, um empate com o Coritiba que rebaixou os paranenses dentro do Couto Pereira, no ano de seu centenário.

E não foi só uma simples vitória. Foi uma acachapante goleada. O Fluminense enfiou 4 a 0 no Vitória com gols de Conca (2), Fred e Alan. Mais de 55 mil tricolores foram ao Maracanã na tarde de domingo, mesmo após o Tricolor ser goleado pela LDU no jogo de ida da final da Copa Sul-Americana.

Fluminense volta à liderança para conquistar o Brasileiro em 2010

No ano seguinte, Fluminense e Vitória se reencontraram em momentos opostos. O Tricolor brigava pelo título, e o Rubro-Negro baiano lutava contra o rebaixamento.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Rodrigo Batista (@rodriguinho83)

Mesmo desfalcado, o Flu acabou levando a melhor em um jogo com herói improvável: o atacante Rodriguinho.

— Lembro que a gente iria voltar para a liderança se vencesse. O Muricy fez uma preleção forte, porque era um jogo muito importante. Sofremos uma pressão grande, e num contra-ataque, recebi um bolão do Conca, desloquei o goleiro e depois o time segurou o resultado — contou o jogador em entrevista ao ge em 2018.

A vitória na 25ª rodada foi mesmo importante. O Tricolor ainda sairia da liderança mais duas vezes, mas acabaria com o título do Brasileirão de 2010, 26 anos depois da última conquista.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo